Como a escola descrita é classificada?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Você viu que muitos brinquedos e brincadeiras que conhecemos hoje já existem há milhares de anos. Mas, como é possível termos informações como essas?
Existem pessoas que estudam e pesquisam a vida e a cultura de povos que viveram em outras épocas. Essas pessoas são chamadas de historiadores.
Os estudos realizados pelos historiadores geralmente são feitos por meio da análise de variados tipos de objetos antigos, como brinquedos, roupas e moedas, ou com outras pistas, que são deixadas em construções, pinturas, desenhos, documentos escritos etc.
Pesquisas como essas revelam informações importantes sobre o passado, como por exemplo, quais brinquedos e brincadeiras mudam ou, em outros casos, quais se mantêm com o passar do tempo.
Como sabemos que muitos brinquedos e brincadeiras que conhecemos hoje já existiam há milhares de anos?
- Biologia | 03. Bioquímica
Toda alimentação apresenta vitaminas que estimulam a atividade enzimática das células, contribuindo para um bom funcionamento orgânico. Podem ser encontradas em vegetais e em alguns micro-organismos. Elas se distinguem das demais substâncias porque não são fonte de energia e não apresentam papel estrutural na célula.
Com base no trecho anterior, assinale a afirmativa correta.
- Língua Portuguesa | 2.2 Morfologia
É MENINA
[1] É menina, que coisa mais fofa, parece com o pai, parece com a mãe, parece um joelho, upa,
upa, não chora, isso é choro de fome, isso é choro de sono, isso é choro de chata, choro de
menina, igualzinha à mãe, achou, sumiu, achou, não faz pirraça, coitada, tem que deixar chorar,
vocês fazem tudo o que ela quer, isso vai crescer mimada, eu queria essa vida pra mim, dormir
[5] e mamar, aproveita enquanto ela ainda não engatinha, isso daí quando começa a andar é um
inferno, daqui a pouco começa a falar, daí não para mais, ela precisa é de um irmão, foi só falar,
olha só quem vai ganhar um irmãozinho, tomara que seja menino pra formar um casal, ela tá até
mais quieta depois que ele nasceu, parece que ela cuida dele, esses dois vão ser inseparáveis,
ela deve morrer de ciúmes, ele já nasceu falante, menino é outra coisa, desde que ele nasceu
[10] parece que ela cresceu, já tá uma menina, quando é que vai pra creche, ela não larga dessa
boneca por nada, já podia ser mãe, já sabe escrever o nomezinho, quantos dedos têm aqui,
qual é a sua princesa da Disney preferida, quem você prefere, o papai ou a mamãe, quem é
o seu namoradinho, quem é o seu príncipe da Disney preferido, já se maquia nessa idade, é
apaixonada pelo pai, cadê o Ken, daqui a pouco vira mocinha, eu te peguei no colo, só falta ficar
[15] mais alta que eu, finalmente largou a boneca, já tava na hora, agora deve tá pensando besteira,
soube que virou mocinha, ganhou corpo, tenho uma dieta boa pra você, a dieta do ovo, a dieta
do tipo sanguíneo, a dieta da água gelada, essa barriga só resolve com cinta, que corpão, essa
menina é um perigo, vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é
outra coisa, vai pela sombra, não sorri pro porteiro, não sorri pro pedreiro, quem é esse menino,
[20] se o seu pai descobrir, ele te mata, esse menino é filho de quem, cuidado que homem não
presta, não pode dar confiança, não vai pra casa dele, homem gosta é de mulher difícil, tem que
se dar valor, homem é tudo igual, segura esse homem, não fuxica, não mexe nas coisas dele,
tem coisa que é melhor a gente não saber, não pergunta demais que ele te abandona, o que
os olhos não veem o coração não sente, quando é que vão casar, ele tá te enrolando, morar
[25] junto é casar, quando é que vão ter filho, ele tá te enrolando, barriga pontuda deve ser menina,
é menina.
Gregorio Duvivier Folha de São Paulo, 16/09/2013.
isso vai crescer mimada, (l. 4)
isso daí quando começa a andar é um inferno, (l. 5-6)
Os trechos acima são exemplos de pontos de vista negativos acerca da menina.
Esses pontos de vista são reforçados pelo uso do pronome isso, porque ele associa a criança a uma ideia de:
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Lee el fragmento de una entrevista que le hicieron a Gerardo Piña-Rosales, cuando era presidente de la Asociación Norteamericana de Lengua Española. Pregunta. ¿Cuál es el estado del español en Estados Unidos? Respuesta. Creo que está muy bien. Una clase media cada vez más pujante y educada en el español provoca que el nivel del idioma mejore. Los números también hacen que sea optimista. Somos más de 50 millones de hispanohablantes y eso nos conviene, pero a la ANLE lo que nos interesa no es tanto la cantidad, sino la calidad del español que se habla.
- P. ¿Cómo definiría el español que se habla aquí?
- R Lo definiría como un español internacional con influencia del inglés, no solamente en el léxico, sino también en la sintaxis. Hoy en día, hay determinadas expresiones o palabras que nos pueden parecer aberrantes, pero creo que con el tiempo ese español de EE UU se irá afianzando. Será un español con estadounidismos, con palabras y expresiones que han nacido aquí.
- P. Precisamente, en la última edición del Diccionario de Lengua Española ya se van a incluir este tipo de términos...
- R. Sí, se trata de palabras que han nacido en EE UU, a veces son traducciones literales de palabras inglesas pero que se han debido adaptar para la realidad cultural de este país.
Disponible en: <http://cultura.elpais.com/cultura/2013/04/05/actualidad/1365197528_392981.html>. Acceso el 07 oct. 2014. (Fragmento)
Fíjate en el término destacado en el fragmento "Hoy en día, hay determinadas expresiones o palabras que nos pueden parecer aberrantes, pero creo que con el tiempo ese español de EE UU se irá afianzando."
El verbo ir, destacado en el fragmento, está conjugado en el Futuro Simple. Al emplearlo en este tiempo verbal, el entrevistado
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia a manchete de um jornal de grande circulação para responder às questão.
Enunciado:
Com relação à concordância verbal, como ficaria a manchete se a palavra Rio fosse trocada por EUA? Reescreva a frase e justifique a flexão verbal empregada com base em regras gramaticais.