Gabriela disse para sua mãe que gostaria de guardar suas lembranças diariamente, mas que não sabia como poderia fazer isso. Sua mãe pediu que a menina assentasse; foi até o guarda-roupa e pegou um “caderninho”. Ao ver aquele caderninho, Gabriela se encantou com as lembranças que sua mãe tinha guardado dela mesma. Foi então que a mãe de Gabriela lhe explicou que aquilo era um diário e que Gabriela poderia fazer o mesmo para guardar suas lembranças diárias. Explique de que forma um diário pode ajudar uma pessoa a guardar suas lembranças.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
Palavras jogadas fora
Quando criança, convivia no interior de São Paulo com o curioso verbo pinchar e ainda o ouço por lá esporadicamente. O sentido da palavra é o de "jogar fora" (pincha fora essa porcaria) ou "mandar embora" (pincha esse fulano daqui). Teria sido uma das muitas palavras que ouvi menos na capital do estado e, por conseguinte, deixei de usar. Quando indago às pessoas se conhecem esse verbo, comumente escuto respostas como “minha avó fala isso". Aparentemente, para muitos falantes, esse verbo é algo do passado, que deixará de existir tão logo essa geração antiga morrer. As palavras são, em sua grande maioria, resultados de uma tradição: elas já estavam lá antes de nascermos. "Tradição", etimologicamente, é o ato de entregar, de passar adiante, de transmitir (sobretudo valores culturais). O rompimento da tradição de uma palavra equivale à sua extinção. A gramática normativa muitas vezes colabora criando preconceitos, mas o fator mais forte que motiva os falantes a extinguirem uma palavra é associar a palavra, influenciados direta ou indiretamente pela visão normativa, a um grupo que julga não ser o seu. O pinchar, associado ao ambiente rural, onde há pouca escolaridade e refinamento citadito, está fadado à extinção?
É louvável que nos preocupemos com a extinção de ararinhas-azuis ou dos micos-leão-dourados, mas a extinção de uma palavra não promove nenhuma comoção, como não nos comovemos com a extinção de insetos, a não ser dos extraordinariamente belos. Pelo contrário, muitas vezes a extinção das palavras é incentivada.
VIARO, M. E. Língua Portuguesa, n. 77, mar. 2012 (adaptado).
A discussão empreendida sobre o (des)uso do verbo "pinchar" nos traz uma reflexão sobre a linguagem e seus usos, a partir da qual compreende-se que:
- Biologia | 8.4 Protista e Protozooses
A toxoplasmose, parasitose causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e também conhecida como “a doença do gato”, pode ser assintomática ou causar lesões na retina que podem evoluir para a cegueira, além de graves problemas no miocárdio, fígado e músculos. Pode ser adquirida ou transmitida congenitamente, o que acarreta abortos ou nascimentos de fetos malformados.
O protozoário parasita causador dessa doença pode infectar a maioria dos animais de sangue quente, como bois, porcos, carneiros, cabras, gatos e aves. Estima-se que a toxoplasmose ocorra em pelo menos um terço da população humana mundial, principalmente em locais quentes, úmidos, com condições sanitárias desfavoráveis, devido ao efeito favorecedor dessas condições ambientais na maturação dos oocistos (ovos) depositados no solo pelos animais contaminados, conforme o ciclo de vida do parasita esquematizado a seguir:
Sobre essa doença um estudante fez as afirmativas seguintes:
I. O agente etiológico da toxoplasmose é o gato.
II. O agente transmissor da toxoplasmose é o protozoário Toxoplasma gondii.
III. A toxoplasmose pode ser evitada não se comendo carne malpassada.
IV. A falta de saneamento favorece a penetração das larvas do Toxoplasma através da pele dos animais de sangue quente.
É correto o que se afirma apenas em
- Física
Um móvel de massa 100 kg inicialmente em repouso, move-se sob a ação de uma força resultante, constante, de intensidade 500N durante 4,0s. A energia cinética adquirida pelo móvel, no instante t=4,0s em joule (J) é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a imagem de Ângelo Agostini denominada “O câmbio esmaga o povo”, de 1891. Disponível em: <http://goo.gl/c8Reny>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Relacione a charge de Agostini com a política econômica do Encilhamento.
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UERN) Os corais são organismos que se desenvolvem nos mares tropicais de águas quentes. Esses organismos crescem com a ajuda de determinadas espécies de algas simbiontes, que propiciam a formação do esqueleto de carbonato de cálcio, e, em troca, conseguem CO2 (aq) para a fotossíntese, de acordo com o sistema em equilíbrio representado pela equação química
A análise desse sistema permite afirmar: