Gabriela disse para sua mãe que gostaria de guardar suas lembranças diariamente, mas que não sabia como poderia fazer isso. Sua mãe pediu que a menina assentasse; foi até o guarda-roupa e pegou um “caderninho”. Ao ver aquele caderninho, Gabriela se encantou com as lembranças que sua mãe tinha guardado dela mesma. Foi então que a mãe de Gabriela lhe explicou que aquilo era um diário e que Gabriela poderia fazer o mesmo para guardar suas lembranças diárias. Explique de que forma um diário pode ajudar uma pessoa a guardar suas lembranças.
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- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho da letra da música escrita por Chico Buarque, em 1970.
“Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão”
(…)
Disponível em: http://letras.terra.com.br/chico-buarque/7582/. Acesso em maio de 2012.
O contexto no qual Chico Buarque lançou a música foi marcado pela
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa la rutina de Juan y enseguida haz lo que se pide.
Disponible en: <http://wickingamer.blogspot.com.br/2011_02_01_archive.html>. Acceso en: 20 feb. 2013.
Las imágenes muestran la rutina de Juan, o sea, las cosas que él hace todos los días. Relata las acciones de Juan de acuerdo con el orden en que aparecen en la figura.
- Física | 7.1 Relatividade
(UFRGS) De acordo com a Teoria da Relatividade quando objetos se movem através do espaço-tempo com velocidades da ordem da velocidade da luz, as medidas de espaço e tempo sofrem alterações. A expressão da contração espacial é dada por , onde v é a velocidade relativa entre o objeto observado e o observador, c é a velocidade de propagação da luz no vácuo, L é o comprimento medido para o objeto em movimento, e L0 é o comprimento medido para o objeto em repouso. A distância Sol-Terra para um observador fixo na Terra é Lo= -1,5 x 1011 m.
Para um nêutron com velocidade v = 0,6 c, essa distância é de
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Compare os textos I e II a seguir, que tratam de aspectos ligados a variedades da língua portuguesa no mundo e no Brasil.
Texto I
Acompanhando os navegadores, colonizadores e comerciantes portugueses em todas as suas incríveis viagens, a partir do século XV, o português se transformou na língua de um império. Nesse processo, entrou em contato — forçado, o mais das vezes; amigável, em alguns casos — com as mais diversas línguas, passando por processos de variação e de mudança linguística. Assim, contar a história do português do Brasil é mergulhar na sua história colonial e de país independente, já que as línguas não são mecanismos desgarrados dos povos que as utilizam. Nesse cenário, são muitos os aspectos da estrutura linguística que não só expressam a diferença entre Portugal e Brasil como também definem, no Brasil, diferenças regionais e sociais.
PAGOTTO, E. P. Línguas do Brasil. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br. Acesso em: 5 jul. 2009 (adaptado).Texto IIBarbarismo é vício que se comete na escritura de cada uma das partes da construção ou na pronunciação. E em nenhuma parte da Terra se comete mais essa figura da pronunciação que nestes reinos, por causa das muitas nações que trouxemos ao jugo do nosso serviço. Porque bem como os Gregos e Romanos haviam por bárbaras todas as outras nações estranhas a eles, por não poderem formar sua linguagem, assim nós podemos dizer que as nações de África, Guiné, Ásia, Brasil barbarizam quando querem imitar a nossa.
BARROS, J. Gramática da língua portuguesa. Porto: Porto Editora, 1957 (adaptado).
Os textos abordam o contato da língua portuguesa com outras línguas e processos de variação e de mudança decorridos desse contato. Da comparação entre os textos, conclui-se que a posição de João de Barros (Texto II), em relação aos usos sociais da linguagem, revela:
- Física | A. Leis de Newton
(FEEVALE) Assinale a alternativa a seguir que identifica a Primeira Lei de Newton.