Gabriela disse para sua mãe que gostaria de guardar suas lembranças diariamente, mas que não sabia como poderia fazer isso. Sua mãe pediu que a menina assentasse; foi até o guarda-roupa e pegou um “caderninho”. Ao ver aquele caderninho, Gabriela se encantou com as lembranças que sua mãe tinha guardado dela mesma. Foi então que a mãe de Gabriela lhe explicou que aquilo era um diário e que Gabriela poderia fazer o mesmo para guardar suas lembranças diárias. Explique de que forma um diário pode ajudar uma pessoa a guardar suas lembranças.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Reconstruyen la oreja de van Gogh con el ADN de un descendiente
[1] Una artista holandesa ha usado tejido vivo del
descendiente de van Gogh, para hacer una réplica de la oreja
izquierda que se supone se cortó el pintor en diciembre de
[4] 1888 después de una fuerte discusión con el artista francés Paul
Gauguin.
La pieza, titulada Sugababe, fue construida con tejido
[7] modificado de cartílago, combinado con las células vivas
extraídas del bisnieto de Theo van Gogh y de un sello que el
pintor chupeteó en 1883, dejando una pequeña sección de
[10] ADN mitocondrial (“ADN histórico”, lo llaman) que el Centro
Universitario Romand de Médecine Légale en Lausanne ha
secuenciado, clonado in vitro y añadido a la receta.
[13] La forma — aseguran — es idéntica y ha sido recreada
con una impresora 3D. La oreja — emparedada en un
biorreactor de cristal y regada con una solución nutritiva — es
[16] uno de los grandes éxitos de la exposición del Centro para el
Arte y los Medios (ZKM) de Karlsruhe, en el suroeste de
Alemania. La madre de la criatura es Diemut Strebe, una artista
[19] holandesa que vive en Boston y que trabaja con especialistas
del campo de la biología y la ingeniería genética. Así su trabajo
Mezcla la ciencia, la tecnología y el arte, por la que es
[22] Calificado de Bioarte. "El biorreactor es como el cuerpo
humano — explicó Strebe en una entrevista — el acrílico es
como pele, o fluido nutritivo é como plasma. Y el aire que
[25] entra se filtra a través de una cámara de procesamiento de
oxígeno". La instalación del ZKM es la primera de una serie,
en la que Strebe producirá varias réplicas del órgano auditivo.
[28] Todas serán idénticas en apariencia, pero tendrán en su origen
distintos materiales.
Internet: (con adaptaciones).
Con respecto a las estructuras e ideas del texto de arriba, juzgue lo ítem a seguir.
La artista Diemut Strebe, una especialista en bioarte, consiguió juntar conocimientos tecnológicos con la biología y el arte.
- Geografia | 6.2 Energia
(FUVEST 2011 1° FASE) A representação gráfica abaixo diz respeito à oferta interna de energia, por tipo de fonte, em quatro países
As fontes de energia 1, 2 e 3 estão corretamente identificadas em:
1 2 3
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(UFPB) A crescente inserção das mulheres no mercado de trabalho tem feito com que a decisão pela maternidade ocorra em idades cada vez mais avançadas. Porém, pesquisas revelam que a fertilidade feminina diminui, acentuadamente, com o decorrer dos anos. Para atender a essa nova realidade social, diferentes técnicas biológicas foram desenvolvidas com êxito, entre elas, a inseminação artificial ou reprodução assistida. Essa técnica consiste na união do espermatozoide com o ovócito secundário em laboratório e posterior implantação no organismo feminino.
Considerando os conhecimentos sobre a formação das células sexuais e a reprodução humana, é correto afirmar:
- Matemática | 15.3 Circunferência
Em um plano cartesiano, uma reta intersecta o eixo x e a circunferência, de centro C(5, 3), no ponto P, conforme a figura.
Sendo a equação dessa reta 7x - 3y - 14 = 0, a equação da circunferência é
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL - Massa de papel machê - Recipiente para água - Jornal ou plástico - Avental - Palitinhos de picolé - Cordão para bijouteria PROCEDIMENTOS - O professor poderá trabalhar com a massa de papel machê comprada pronta ou podera fazer a massa. ( anexo receita abaixo). - Forrar a mesa das crianças com jornal ou plástico. - Colocar o avental nas crianças. - O professor deverá distribuir um pedaço de papel machê para cada criança. - Deixar as crianças manusearem a massa ,apertando, fazendo bolinhas, rolinhos, etc. - Depois que as crianças já tiverem tido contato com a massa de papel machê , pedir para que cada criança pegue um pedaço de massa , aperte entre as mãos formando uma plaquinha e depois corte com o palitinho formas redondas, quadradas, oval, sem forma, etc. Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/04/10/10-ideias-de-como-brincar-e-fazer-arte-com-argila/ - Falar com as crianças que este trabalho vai ser um pingente de colar para elas presentearem uma pessoa querida . Assim elas vão ter uma noção do tamanho que deverão cortar a plaquinha. - Depois de cortadas as plaquinhas, pedir para cada criança molhar o dedinho na água e ir alisando a massa. Não precisa colocar muita água. - Feito isso, o professor vai instruir cada criança a carimbar o dedão na massa, imprimindo assim sua impressão digital na massa de papel machê. Neste momento o professor deverá auxiliar cada aluno. - Fazer um furinho em cima para passar a cordinha do colar. Fonte: http://www.tempojunto.com/2015/04/10/10-ideias-de-como-brincar-e-fazer-arte-com-argila/ -Esperar secar. OBS: Não esquecer de colocar o nome de cada criança atrás do pingente. - Depois de seco o professor deverá cortar um pedaço de aproximadamente 50 cm de cordão e pedir as crianças para enfiarem este cordão no furinho do pingente, transformando este pingente em um colar.
RECEITA DE PAPEL MACHÊ Receita com liquidificador
- Liquidificador com água até a metade do copo
- Um punhado de papel picado (jornal, papel higiênico ou caixa de ovos)
- Cola branca
- Coador
- Água sanitária
- Luvas de borracha
- Máscara
Coloque o papel picado na água contida no liquidificador e bata bem. Em seguida coe, procurando retirar o máximo de água. Repita o processo até juntar o volume de massa necessário ao trabalho que você quer realizar. Acrescente a cola à massa coada e amasse com os dedos , até que a massa fique bem homogênea. Ela estará pronta quando desgrudar das mãos e ao mesmo tempo ter liga suficiente para ser modelada. O papel machê é um material orgânico e pode se decompor enquanto não seca, sofrendo a ação de mofo, bolor e cheiro desagradável. Para evitar, adicione duas colheres de sopa de água sanitária à massa pronta. A partir daqui, use luvas de borracha e máscara. Receita sem liquidificador Ingredientes
- 2 rolos de papel higiênico
- Água quente
- Bacia ou balde
- Peneira (opcional)
- 1/2kg de cola branca
- 1 tampinha de Lysoform
Pique todo o papel higiênico, coloque num recipiente e derrame a água morna. Deixe-o de molho por 12 horas; em seguida, esprema bem o papel, ou use uma peneira para retirar a água. Esfarele a massa, misture a cola branca até desgrudar das mãos, adicione o Lysoform, misture bem novamente e comece a modelar. Fonte: http://www.fazfacil.com.br/artesanato/receitas-fazer-papel-mache/