Mas o que importa o que pensam de mim? Eu sou quem sou, eu sou eu, sou assim, sou menino.
A identidade de uma pessoa é formada por meio de
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
Em uma corrida de regularidade, a equipe campeã é aquela em que o tempo dos participantes mais se aproxima do tempo fornecido pelos organizadores em cada etapa. Um campeonato foi organizado em 5 etapas, e o tempo médio de prova indicado pelos organizadores foi de 45 minutos por prova. No quadro, estão representados os dados estatísticos das cinco equipes mais bem classificadas.
Dados estatísticos das equipes mais bem classificadas (em minutos)
Equipes Média Moda Desvio-padrão Equipe I 45 40 5 Equipe II 45 41 4 Equipe III 45 44 1 Equipe IV 45 44 3 Equipe V 45 47 2 Utilizando os dados estatísticos do quadro, a campeã foi a equipe:
- Arte
(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO)
A obra Les desmoiselles d'Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso, é um dos marcos iniciais do movimento cubista. Essa obra filia-se também ao privitivismo, uma vez que sua composição recorre à manifestação cultural de um determinado grupo étnico, que se caracteriza por
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Samba enredo da escola de samba Mangueira, escrita por Padeirinho.
O Grande Presidente
“Foi ele o presidente mais popular
Sempre em contato com o povo
Construindo um Brasil novo
Trabalhando sem cessar (...)
Na sua evolução industrial
Candeias a cidade petroleira
Trabalha para o progresso fabril
Orgulho da indústria brasileira
Na história do petróleo do Brasil
Salve O estadista idealista e
realizador
Getúlio Vargas
O grande presidente de valor.”
Disponível em: http://samba-enredo.info/mos/view/. Acesso em 21 abr. 2012.
TRECHO 2
Carta de Anita Leocadia Preste – Filha de Olga e Prestes
“Tive o privilégio de ser filha de Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, duas pessoas extraordinárias, que deram suas vidas por uma causa nobre. Dois combatentes revolucionários que se dedicaram inteiramente à luta por justiça social, por liberdade, pelo socialismo e por um futuro melhor para a humanidade. Olga, grávida de sete meses, foi deportada para a Alemanha nazista pelo governo Getúlio Vargas, em setembro de 1936. Companheira dedicada de Luiz Carlos Prestes, meu pai, a quem salvara a vida de ambos quando foram presos, pela polícia de Filinto Muller, em 54, março daquele ano, no subúrbio carioca do Méier. Na ocasião, ela se interpusera corajosamente entre os policiais e o marido, impedindo seu assassinato.(...)”
Disponível em: http://www.ufsm.br/roth/textoanita1.htm. Acesso em 21 abr. 2012.
Os dois trechos
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(IFSUL) Considerando o estudo sobre Ondas e os fenômenos ondulatórios, analise as afirmações abaixo.
I. No fenômeno da reflexão das ondas, o ângulo formado entre o raio de onda incidente e a reta normal à superfície, é sempre igual ao ângulo formado entre o raio de onda refletido e a reta normal à superfície.
II. No fenômeno da refração, a onda passa de um meio para outro, mas a sua velocidade não se altera, o que faz com que o seu comprimento de onda permaneça o mesmo.
III. No fenômeno da difração, as ondas têm a capacidade de contornar obstáculos ou fendas.
IV. No fenômeno da polarização das ondas, a direção de vibração é perpendicular à direção de propagação e ocorre com ondas longitudinais.
Estão corretas apenas as afirmativas
- Arte | 2. Pré-História
Pintura Rupestre.
Disponível em: http://www.fashionbubble2.com/wp-content/uploads/2008/12/cena-de-caca-pre-historica.jpg. Acesso em 2/maio/2009.
A arte é quase tão antiga quanto o ser humano. A função decisiva da arte nos seus primórdios foi a de conferir poder mágico: poder sobre a natureza, poder sobre os inimigos, poder sobre o parceiro de relações sexuais, poder sobre a realidade, poder exercido no sentido de um fortalecimento da coletividade humana. Nos alvores da humanidade, a arte pouco tinha a ver com a “beleza” e nada tinha a ver com a contemplação estética, com o desfrute estético: era um instrumento mágico, uma arma da coletividade humana em sua luta pela sobrevivência. Por exemplo, a figura apresentada de uma pintura rupestre comprova que as pinturas de animais nas cavernas tinham a função de ajudar a dar ao caçador um sentido de segurança e superioridade sobre a presa.
FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, p. 45. (adaptado).
Com base nas informações do texto, conclui-se que a arte, nos seus primórdios, tinha a função de