. Existem várias leis e documentos que foram criados para a proteção da criança e do adolescente.
Numere-os na ordem do mais antigo, ao mais atual
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Pérolas absolutas
Há, no seio de uma ostra, um movimento – ainda que imperceptível. Qualquer coisa imiscuiu-se pela fissura, uma partícula qualquer, diminuta e invisível. Venceu as paredes lacradas, que se fecham como a boca que tem medo de deixar escapar um segredo. Venceu. E agora penetra o núcleo da ostra, contaminando-lhe a própria substância. A ostra reage, imediatamente. E começa a secretar o nácar. É um mecanismo de defesa, uma tentativa de purificação contra a partícula invasora. Com uma paciência de fundo de mar, a ostra profanada continua seu trabalho incansável, secretando por anos a fio o nácar que aos poucos se vai solidificando. É dessa solidificação que nascem as pérolas.
As pérolas são, assim, o resultado de uma contaminação. A arte por vezes também. A arte é quase sempre a transformação da dor. [...] Escrever é preciso. É preciso continuar secretando o nácar, formar a pérola que talvez seja imperfeita, que talvez jamais seja encontrada e viva para sempre encerrada no fundo do mar. Talvez estas, as pérolas esquecidas, jamais achadas, as pérolas intocadas e por isso absolutas em si mesmas, guardem em si uma parcela faiscante da eternidade.
SEIXAS, H. Uma ilha chamada livro. Rio de Janeiro: Record, 2009 (fragmento).
Considerando os aspectos estéticos e semânticos presentes no texto, a imagem da pérola configura uma percepção que:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/historia/crash-bolsa-nova-york/galeria-crash-da-bolsa-2.html> Acesso em: 16 out. 2012.
Nos anos de 1920, os norte-americanos acreditavam estar vivendo em uma época de euforia e progresso econômico. O país era uma potência em crescimento. Nesse período, a economia estadunidense
- Química | B. Espacial
(UNIT)
Cientistas americanos conseguiram explicar o caminho seguido pela carnitina, nutriente da carne vermelha, no organismo até aumentar os níveis de colesterol e consequentes riscos de doenças vasculares. A carne vermelha é considerada principal responsável por essas doenças e por acúmulo de gordura saturada nas artérias. No entanto, de acordo com o estudo esses riscos, não estão diretamente associados à gordura proveniente do consumo de carne. A flora intestinal é fator importante para a compreensão do processo de deposição de gordura nas artérias. A carnitina é responsável pela maior parte do metabolismo celular de lipídios, mas é transformada por bactérias do órgão em trimetilamina, TMA, metabolizada no fígado em óxido de trimetilamônio, TMAO, diretamente relacionado com o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. Os resultados apoiam a ideia de quanto menos carne vermelha melhor, pois, além de reduzir o número de bactérias que se alimentam de carnitina, pode diminuir o risco atribuído ao consumo de carne.
Considerando-se o caminho seguido pela carnitina no organismo e algumas propriedades físicas das substâncias químicas envolvidas nesse processo, é correto afirmar:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
Considerando-se características anatomofisiológicas da reprodução em angiospermas, plantas dominantes no planeta, é correto afirmar:
(__) O tubo polínico é a estrutura reprodutiva onde ocorre a fusão da oosfera com o gameta masculino.
(__) A autopolinização é um mecanismo que garante a reprodução e consequente variabilidade no grupo.
(__) A dupla fecundação origina o embrião e o endosperma triploide relacionado à nutrição do embrião.
(__) O fruto constitui a novidade evolutiva fundamental à dispersão das sementes.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Cartum
Texto base: Considere o cartum a seguir, que faz alusão à questão do trabalho infantil, para responder.
Enunciado:
Imagine uma história para a criança do cartum. Agora elabore essa história que você imaginou em forma de um pequeno conto. Atenção às flexões verbais utilizadas em sua narrativa. Dê um final diferente para a história dessa criança, de acordo com os valores éticos que nós devemos ter.