O jornal de certa cidade publicou em uma página inteira a seguinte divulgação de seu caderno de classificados
Para que a propaganda seja fidedigna à porcentagem da área que aparece na divulgação, a medida do lado do retângulo que representa os 4%, deve ser de aproximadamente
Questões relacionadas
- Física
Como funciona o foco automático das câmeras fotográficas?
Existem basicamente dois sistemas: o primeiro é o usado por câmeras do tipo reflex. Apertando levemente o botão disparador, alguns fachos de luz entram na máquina e, depois de rebatidos, atingem um sensor. Este envia as informações para um microprocessador dentro da máquina, que calcula a distância e ajusta o foco por meio de um pequeno motor, que regula a lente na posição adequada. O segundo sistema é aquele, que envia raios de luz infravermelha, usado em geral por máquinas compactas, totalmente automáticas. Na frente do corpo da câmera, há um dispositivo que emite os raios. Eles batem no objeto focalizado e voltam para um sensor localizado logo abaixo do emissor infravermelho. Com base nos reflexos, a máquina calcula a distância do objeto e ajusta o foco.
Um sistema de segurança foi criado para a vigilância e o monitoramento de todos os pontos de uma sala. Para isso, utilizou-se uma câmera de foco automático, do tipo reflex, instalada no centro da parede AB e um espelho em toda a parede CD conforme ilustra a figura a seguir (vista superior da sala).
A sala, de formato retangular, possui dimensões 12 m x 4 m x 3 m. Então, para focar CORRETAMENTE um objeto no ponto A da sala, na mesma altura da câmera, o foco deverá ser ajustado em:
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Papel color set de várias cores
PROCEDIMENTOS
- Antes de iniciar a aula o professor deverá recortar várias fichas no tamanho A4, de
diversas cores.
- O professor vai levar as crianças para fora da sala de aula, nos jardins da escola, no
pátio ou em alguma praça.
- O importante é ser um lugar que tenha muitas cores.
- O professor vai pedir as crianças para observarem a natureza ao seu redor, a cor das
nuvens, flores, céu, sol, troncos das árvores, gramas, cor da terra, da areia, etc.
- O professor deverá apresentar as ficha coloridas para as crianças, questionando-as
que cores são. Esta etapa é importante para que o professor possa visualizar os
conhecimentos das crianças acerca das cores que sabe e assim, planejar as próximas
etapas de modo que eles ampliem seu vocabulário e o conhecimento de uma
variedade de cores.
- O professor vai explicar que tudo ao nosso redor, tem cor. Algumas parecidas e
outras não.
- O professor vai pedir para que as crianças olhem ao seu redor e observem quantas
coisas de diferentes cores existem.
- Então, realizará a seguinte dinâmica com as crianças: levantará uma das fichas
coloridas , solicitando que as crianças digam o nome da cor e indiquem algum objeto
de mesma cor em seu ambiente. Caso as crianças não tenham ainda o conhecimento
de alguma cor, o professor poderá dizer o nome da cor e seguir com a dinâmica.
Por exemplo: o professor levanta a cor azul. Aqueles que sabem o nome dizem azul.
Em seguida as crianças apontam ou indicam algum objeto que tenha a cor azul, seja o
uniforme, a caneta, o céu, a parede pintada , etc.
- O professor poderá comparar as cores indicadas pelas crianças, para que possam
perceber as diferentes tonalidades de uma mesma cor. Para isso poderá
questioná-los:
. o azul da caneta é o mesmo do uniforme?
. qual é o mais forte ou mais fraco?
. qual o mais claro ou mais escuro?
- Para fixar a atividade o professor poderá fazer a brincadeira “Pique das cores”.
- Primeiro define-se quem será o pegador. Este escolherá uma cor e gritará para os
demais , por exemplo: Vermelho! Os demais participantes deverão correr e tocar em
algum objeto da cor solicitada. Aqueles que tocarem na cor, não poderão ser pegos.
Caso o pegador capture uma das crianças antes que ela possa encostar na cor
solicitada, esta vira o novo pegador, devendo escolher outra cor para que a
brincadeira continue.
- Vai ser uma aula super animada e super legal.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=29012
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Física
A figura abaixo representa um macaco hidráulico constituído de dois pistões A e B de raios Ra=60 cm e Rb=240 cm respectivamente. Esse dispositivo será utilizado para elevar a uma altura de 2 m em relação à posição inicial, um veículo de massa igual a 1 tonelada devido à aplicação de uma força F Despreze as massas dos pistões, todos os atritos e considere que o líquido seja incompressível.
Nessas condições, o fator de multiplicação de força deste macaco hidráulico e o trabalho, em joules, realizado pela força F aplicada sobre o pistão de menor área, ao levantar o veículo bem lentamente e com velocidade constante, são, respectivamente,
- Física | 3.6 Termodinâmica
(FUVEST) No diagrama P x V da figura, A, B e C representam transformações possíveis de um gás entre os estados I e II.
Com relação à variação ∆U da energia interna do gás e ao trabalho W por ele realizado, entre esses estados, é correto afirmar que
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(UFG) Um médico, ao analisar o exame oftalmológico de um paciente, detectou que o globo ocular é mais alongado horizontalmente que o normal. Para a correção desse defeito visual, prescreveu o uso de óculos com lente divergente. O defeito visual e a justificativa para a escolha da lente são, respectivamente,