(ENEM 2010 1ª APLICAÇÃO) O gráfico a seguir apresenta o gasto militar dos Estados Unidos, no período de 1988 a 2006.
(Foto: Fonte: Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (Sipri) Almanaque Abril 2008. Editora Abril)
Com base no gráfico, o gasto militar no ínicio da guerra no Iraque foi de:
Questões relacionadas
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UEFS)
Quando uma substância molecular passa do estado líquido ou sólido para o estado gasoso, ocorre o rompimento de ligações intermoleculares. Desse modo, é possível perceber que o ponto de ebulição de uma substância molecular depende de dois fatores, o tamanho da molécula e a intensidade das forças entre elas.
De posse das informações da tabela e do gráfico, que representam os pontos de ebulição, respectivamente, das substâncias simples halogênicas e dos haletos de hidrogênio, em função da massa molar, é correto afirmar:
- Física
Uma determinada caixa é transportada em um caminhão que percorre, com velocidade escalar constante, uma estrada plana e horizontal. Em um determinado instante, o caminhão entra em uma curva circular de raio igual a 51,2m mantendo a mesma velocidade escalar. Sabendo-se que os coeficientes de atrito cinético e estático entre a caixa e o assoalho horizontal são, respectivamente, 0,4 e 0,5 e considerando que as dimensões do caminhão, em relação ao raio da curva, são desprezíveis e que a caixa esteja apoiada apenas no assoalho da carroceria, pode-se afirmar que a máxima velocidade, em m/s que o caminhão poderá desenvolver, sem que a caixa escorregue é :
- Química | 2.6 Eletroquímica
Em instalações industriais sujeitas à corrosão, é muito comum a utilização de um metal de sacrifício, o qual sofre oxidação mais facilmente que o metal principal que compõe essa instalação, diminuindo, portanto eventuais desgastes dessa estrutura. Quando o metal de sacrifício encontra-se deteriorado, é providenciada sua troca, garantindo-se a eficácia do processo denominado proteção catódica.
Considerando uma estrutura formada predominantemente por ferro e analisando a tabela abaixo que indica os potenciais-padrão de redução (Eº red) de alguns outros metais, ao ser eleito um metal de sacrifício, a melhor escolha seria
- Biologia | 8.6 Verminoses
As principais endemias brasileiras se assemelham, em alguns aspectos relacionados à transmissão, ao agente etiológico, aos sintomas ou à profilaxia. Como exemplo, temos a hanseníase e a leishmaniose, _______________, a dengue e a febre amarela, ______________, e a esquistossomose e a ascaridíase, _______________.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.
- Arte - Fundamental | 09. Dança Contemporânea
PERFORMANCE
O movimento de performance surgiu no início da década de 1960 com o objetivo de acabar com as forças de mercado controladoras da arte e inspirado pelas performances dadaístas existentes há aproximadamente 40 anos. Allan Kaprow, Vito Acconci, Chris Burden e Carolee Schneeman foram alguns dos artistas que criaram os happenings. Essas apresentações ou eventos sem ensaio, onde quase sempre se esperava a participação da plateia, tinham como objetivo romper as fronteiras entre a arte e a vida cotidiana. Na Alemanha, um grupo de artistas internacionais que se autodenominava Fluxus tinha objetivos semelhantes. O Fluxus foi fundado em 1961 pelo artista americano George Maciunas, o americano de origem coreana Nam June Paik e o artista alemão Wolf Vostell. Joseph Beuys, um escultor e artista performático alemão, foi um dos membros mais importantes do Fluxus. Dentro do espírito do dadaísmo, suas demonstrações eram quase sempre intencionalmente absurdas, como a sua sugestão de que o Muro de Berlim deveria ganhar alguns centímetros de altura para ficar mais proporcional, ou a sua tentativa de fundar partidos políticos para os animais. Em How to Explain Pictures to a Dead Hare (1965), Beuys amarrou um pedaço de feltro na sola de um dos pés e um pedaço de metal na outra. Em seguida cobriu a cabeça com uma folha dourada e começou a dar explicações sobre obras de arte a uma lebre morta que embalava nos braços. Por trás desses evidentes absurdos, existiam questões mais sérias, que discutiam quais eram os limites entre a vida e a morte, entre o ser humano e os animais, o racional e o irracional e, finalmente, entre a arte e a plateia.
O pioneiro da arte performática, que nos anos 70 se torna moda mundial, é Allen Kaprow, que cria em 1959 o happening (acontecimento): uma apresentação aparentemente improvisada, em que o artista se vale de imagens, músicas e objetos e incorpora a reação do espectador. Do happening nasce depois a performance, que é planejada e não prevê participação da plateia. Em 1965, por exemplo, Joseph Beuys cobriu o rosto com mel e folhas de ouro, pegou nos braços o cadáver de uma lebre e percorreu uma exposição de pinturas discursando sobre a futilidade da arte diante da tragédia ecológica. Variante da arte performática é a body art (arte do corpo), do francês Yves Klein e do norte-americano Bruce Nauman, que usa o corpo humano, como garotas nuas pintadas de azul que, dançando, se jogam contra telas em branco.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/arte-na-antiguidade/arte-contemporanea.php
Converse com a turma sobre a arte performática e compartilhe com os alunos o texto Performance.
Proponha que pesquisem sobre o trabalho dos artistas performáticos em livros, revistas, jornais e sites. Abra um espaço para discutirem sobre o que descobriram através das pesquisas e se possível leve os alunos ao laboratório de informática para que possam assistir a alguns vídeos representativos na internet.
Proponha aos alunos que realizem uma performance, podendo ser dividida a turma em três grupos. Sugira como tema a questão ambiental, assim como fez o artista Joseph Beuys em 1959. Atualmente a fonte de inspiração para esse tema certamente é muito maior do que em 1959, pois problemas relacionados com os impactos do consumo excessivo são muitos.
Combine com a turma a realização das performances no horário do recreio, e depois faça com os alunos uma avaliação de como foi encenar a performance e como foi a reação do público presente, assim conferindo se o objetivo do trabalho foi atingido.