A siderúrgica “Metal Nobre” produz diversos objetos maciços utilizando o ferro. Um tipo especial de peça feita nessa companhia tem o formato de um paralelepípedo retangular, de acordo com
imagem (Foto: Reprodução/Enem)
O produto das três dimensões indicadas na peça resultaria na medida da grandeza
Questões relacionadas
- Biologia | 12.6 Populações
(FUVEST 2017 1° FASE) A figura representa a estrutura de três populações de plantas arbóreas, A, B e C, por meio de pirâmides etárias. O comprimento das barras horizontais corresponde ao número de indivíduos da população em cada estágio, desde planta recém-germinada (plântula) até planta senescente.
A população que apresenta maior risco de extinção, a população que está em equilíbrio quanto à perda de indivíduos e a população que está começando a se expandir são, respectivamente,
- Arte - Fundamental | 04.1. Arte em pontos
Materiais:
- Imagem da obra Alguns Círculos do artista russo Wassily Kandinsky
- Papéis colorset ou fantasia de cores variadas
- Cartolina branca para composição da colagem recortada em diferentes formatos e tamanhos
- Cola e tesoura
Desenvolvimento:
Sugiro para a sensibilização desta atividade a apresentação da obra Alguns Círculos, do artista russo Wassily Kandinsky:
Alguns Círculos – Wassily Kandinsky - 1926
Esta obra certamente despertará questões curiosas no grupo de alunos. Passada a euforia inicial e as primeiras discussões, o professor deverá retomar o conceito do ponto como possibilidade de construção de uma imagem recordando com os alunos o que já foi visto e realizado por eles em sala de aula. Em seguida poderá encaminhar algumas reflexões a partir de perguntas, tais como:
- Como Kandinsky usou os pontos nesta composição?
- O que ela faz lembrar? O que você sente ao vê-la?
- Será que a maneira como o artista posiciona as formas é pensada por ele?
- Se as cores fossem outras, o resultado seria o mesmo?
- Se a posição dos pontos fosse outra, o resultado seria o mesmo?
Enquanto desenvolve as questões o professor poderá ilustrar seus argumentos invertendo a composição de Kandinky, por exemplo, de cabeça para baixo; o que poderá ser enriquecedor na elaboração das idéias sobre composição pelos alunos.
Em seguida, o professor convidará os alunos para a realização de um trabalho que faça uso apenas do ponto como elemento composicional. Distribuirá aos alunos as folhas de papel coloridas e pedirá a eles que recortem círculos coloridos de diferentes cores e tamanhos (se julgar conveniente leve os círculos recortados!).
Terminados os recortes, peça a seus alunos que façam algumas pesquisas com os círculos sobre a carteira posicionando-os de diferentes formas em busca do resultado que esperam alcançar.
Em seguida ofereça ao aluno duas opções de papéis em tamanhos, cores e formas diferentes para que ele cole seus círculos/pontos. Use o bom senso de acordo com a maturidade da turma.
Ao final da atividade uma roda de novas perguntas (as mesmas perguntas feitas sobre o trabalho de Kandinsky podem servir de referência) devem ser discutidas pelo grupo e as conclusões registradas.
Observações:
- As cartolinas recortadas que servirão de suporte à colagem podem obedecer ao formato geométrico, orgânico e devem variar os tamanhos.
- Se o professor julgar conveniente esta atividade poderá ser feita por grupos ou duplas.
- Seria enriquecedora a possibilidade de variação das cores do suporte e, neste caso, a cartolina branca poderia ser substituída ou acompanhada de colorset colorido. (a cartolina colorida não é adequada a esta experiência).
Referências:
- Sobre Kandinsky:
http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,1433-biografia-9,00.jhtm
http://www.infoescola.com/artes/kandinsky/
mestres.folha.com.br/pintores/18/
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
O biodiesel é um combustível alternativo ao diesel do petróleo que tem sido produzido em grande escala no Brasil a partir da transesterificação do óleo de soja em melo alcalino. Visando reduzir a competição com a indústria alimentícia, os óleos de fritura estão entre as matérias-primas alternativas que têm sido consideradas. Porém, o seu uso no processo tradicional é dificultado por causa da acidez de Brönsted, desenvolvida durante o processo de degradação do óleo, conforme mostra o esquema genérico em que R representa um grupamento alquila qualquer.
A dificuldade mencionada é gerada pela presença de grupamentos:
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(FUVEST 2011 1° FASE) A figura abaixo traz um modelo da estrutura microscópica de determinada substância no estado sólido, estendendo-se pelas três dimensões do espaço. Nesse modelo, cada esfera representa um átomo e cada bastão, uma ligação química entre dois átomos.
A substância representada por esse modelo tridimensional pode ser
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Lee un fragmento de una entrevista a Jesús Blázquez Sánchez, socio fundador del Centro EspañolPangea para contestar a cuestion. Parece que todos estamos familiarizados con el “turismo rural” e incluso con el “turismo sostenible”, pero ¿cómo definirías el concepto de “turismo responsable”? Este es un concepto definido incluso por la OMT, como aquel turismo que permite realizar hoy actividades y conservar los recursos para que generaciones futuras puedan seguir realizando esas mismas actividades. Nosotros echábamos de menos en este concepto dos elementos: uno de ellos es la participación de la población local. El segundo elemento es que hubiera realmente un reparto económico, un beneficio equitativo para esas poblaciones locales. Haciendo esas acotaciones, nosotros entendemos el turismo responsable como un turismo que es respetuoso con la población local, con todas las personas, incluidos, por supuesto, los turistas, con el medio ambiente y con las culturas. Un turismo, además, que deja en manos de la población local el protagonismo de su gestión. Disponible en: <http://www.ambientum.com/revista/2012/julio/entrevista-jesus-blazquez.asp.> Acceso el 13 oct. 2012. Fragmento
Enunciado:
Lee el fragmento:” Haciendo esas acotaciones, nosotros entendemos el turismo responsable como un turismo que es respetuoso con la población local, con todas las personas, incluidos, por supuesto, los turistas, con el medio ambiente y con las culturas.”
En el contexto, el término destacado puede ser sustituido, sin pérdida de sentido, por