Marcelo quer dar uma festa para 35 pessoas e precisa comprar os refrigerantes para seus convidados.
Sabendo que cada convidado bebe aproximadamente três copos de 250 mL de refrigerante, quantos litros ele deve comprar no mínimo para atender a todos os convidados?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Uso do Dicionário: Palavras no Contexto
Poeta de 11 anos arrecada mais de R$ 8000 para lançar primeiro livro Por Bruno Molinero Pelas ruas de São Paulo, Akanni Alves distribui poesias e declama versos de cabeça. Aos 11 anos, o garoto é um dos mais novos integrantes do coletivo Poetas do Tietê – grupo que, desde 2008, promove saraus de rua e leva poemas para o dia a dia da cidade. Agora, as suas apresentações chegaram ao papel. Akanni lança neste sábado (16) o seu primeiro livro de poesias, Mente Aberta, financiado após receber R$ 8.796 em uma “vaquinha” na internet. O crowdfunding foi proposto pelo projeto Escritores Mirins, iniciativa que visa publicar livros escritos por crianças – ou, então, obras de adultos que tenham sido feitas quando eles ainda eram meninos ou meninas. Akanni é o primeiro autor do projeto. “Sempre escrevo e depois reescrevo, reescrevo, reescrevo. Procuro as rimas, porque gosto da poesia rimada. Aí leio até decorar e conseguir falar de cabeça no sarau”, diz o garoto, que sabe versos de Fernando Pessoa e de Carlos Drummond de Andrade de cor – mas que é fã mesmo de J. K. Rowling (autora da saga de Harry Potter) e de Rick Riordan (criador dos livros de Percy Jackson). O dinheiro arrecadado vai imprimir 300 exemplares de Mente Aberta e promover seis meses de oficinas literárias e de palestras de Akanni em escolas públicas de São Paulo. “A ideia é incentivar outras crianças a escreverem e descobrir mais talentos. Talvez o segundo volume do projeto seja uma antologia de textos feitos por alunos durante esses encontros”, conta Grace Kelli Pereira, idealizadora do Escritores Mirins, que planeja financiar o próximo título do projeto com as vendas da primeira publicação. “Criança tem a mesma capacidade de qualquer adulto. Com uma vantagem: tem muito mais tempo pela frente”, diz o garoto. Disponível em:https://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2017/12/14/poeta-de-11-anos-arrecada-mais-de-r-8-000-para-lancar-primeiro-livro/ .
Acesso em: 21 dez. 2017. Adaptado. Vocabulário: crowdfunding – financiamento coletivo. sarau – reunião.
No trecho “Procuro as rimas, porque gosto da poesia rimada. Aí leio até decorar e conseguir falar de cabeça no sarau”, a expressão em destaque significa que:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Os alunos do 6.º ano estão fazendo um estudo sobre as civilizações da Antiguidade e a professora de História selecionou um texto para trabalhar com os alunos na próxima aula.
Leia-o a seguir.
Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
Gênesis 12:1-5
Os dados e informações do texto indicam que, na próxima aula, a professora vai focar os
- Geografia - Fundamental | 2.03 Fusos Horários
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
A Linha internacional de mudança de data, demonstrada no mapa, serve para modificar a data ou o dia em que está posicionada
Com base nas informações, podemos inferir que a linha internacional de mudança de data é caracterizada por
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Palavra indígena
A história da tribo Sapucaí, que traduziu para o idioma guarani os artefatos da era da computação que ganharam importância em sua vida, como mouse (que eles chamam de angojhá) e windows (ovetã)
Quando a internet chegou àquela comunidade, que abriga em torno de 400 guaranis, há quatro anos, por meio de um projeto do Comitê para Democratização da Informática (CDI), em parceria com a ONG Rede Povos da Floresta e com antena cedida pela Star One (da Embratel), Potty e sua aldeia logo vislumbraram as possibilidades de comunicação que a web traz.
Ele conta que usam a rede, por enquanto, somente para preparação e envio de documentos, mas perceberam que ela pode ajudar na preservação da cultura indígena.
A apropriação da rede se deu de forma gradual, mas os guaranis já incorporaram a novidade tecnológico ao seu estilo de vida. A importância da internet e da computação para eles está expressa num caso que rara incorporação: a do vocabulário.
- Um dia, o cacique da aldeia Sapucaí me ligou. "A gente não está querendo chamar computador de "computador". Sugeri a ele que criassem uma palavra em guarani. E criaram aiú irú rive, "caixa pra acumular a língua". Nós, brancos, usamos mouse, windows e outros termos, que eles começaram a adptar para o idioma deles, como angojhá (rato) e oventã (janela) - conta Rodrigo Baggio diretor do CDI.
Disponível em: http://www.revistalingua.uol.com.br. Acesso em: 22 jul. 2010.
O uso das novas tecnologias de informação e comunicação fez surgir uma série de novos termos que foram acolhidos na sociedade brasileira em sua forma original, como: mouse, windows, download, site, homepage, entre outros. O texto trata da adaptação de termos da informática à língua indígena como uma reação da tribo Sapucaí, o que revela:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Com o advento da internet, as versões de revistas e livros também se adaptaram às novas tecnologias. A análise do texto publicitário apresentado revela que o surgimento das novas tecnologias