Texto para a questão.
No trecho “com penas quase intactas”, a palavra em destaque indica que as penas estavam quase
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Em um parque de diversões existem 10 “carrinhos bate-bate”, e cada carrinho pode ser ocupado por até duas crianças. Andar nesses carrinhos por alguns minutos é chamado de dar uma rodada no brinquedo. O ingresso cobrado por cada criança que usa esse brinquedo é de 7 reais. As crianças só podem entrar no início de uma rodada. Ao término de uma rodada, todas as crianças saem do brinquedo.
Com essas informações, responda os itens seguintes:
a) Quantas crianças no máximo podem brincar simultaneamente nos “carrinhos bate-bate” desse parque?
b) Qual é a arrecadação máxima, em reais, que o parque tem em uma rodada dos “carrinhos bate-bate”?
c) Qual é a arrecadação, em reais, de uma rodada onde dois carrinhos não tinham ninguém, 1 carrinho tinha apenas um ocupante e o restante estava com a lotação máxima?
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Enunciado:
Iluminura ou miniatura
O termo "iluminura" é geralmente empregado para designar todo o conjunto pictórico de caráter decorativo ou ilustrativo que acompanhava os textos dos códices e dos livros manuscritos do período medieval. Mais recentemente, a aplicação do termo tem vindo a ser gradualmente alargada, tanto ao nível cronológico como geográfico, de forma a englobar manifestações artísticas muito mais variadas originárias do Egipto e que conheceram vasta expansão e divulgação no mundo muçulmano e hindu.
Sinônimo de "iluminura", a palavra "miniatura" deriva dos termos latinos miniator ou minium, que designavam o pigmento vermelho geralmente utilizados para as grandes letras iniciais dos textos.
Durante a Idade Média empregavam-se, para execução destas pinturas, pigmentos formados por terras (como os ocres, os amarelos e castanhos), pigmentos de origem metálica (o azul e o verde) e pigmentos retirados de vegetais ou de outros elementos orgânicos. Estes pigmentos transformavam-se em tinta a partir de uma mistura com um aglutinante à base de ovo, pelo que as suas características técnicas e possibilidades expressivas se aproximavam da têmpera. Era também frequente o emprego da prata e do ouro que, para tal, eram transformados em folhas finas. O suporte destas imagens era invariavelmente o pergaminho, obtido a partir de pele de anho.
Os mais antigos testemunhos de iluminura remontam ao Egito Antigo. Nesta civilização realizavam-se ilustrações em rolos de papiro, acompanhando textos hieroglíficos, como os "Livros dos Mortos", executados para personagens importantes da sociedade (soberanos, aristocratas, sacerdotes, etc.).
A tradição da ilustração manteve-se durante o período helenístico (após a queda do império egípcio) num dos centros culturais mais ativos do mundo mediterrânico, a Biblioteca de Alexandria.
Durante os primeiros tempos do cristianismo foram realizados muitos livros iluminados, mas poucos exemplares sobreviveram até hoje, à exceção de algumas bíblias do século VI.
Mais tarde, entre os séculos VII e IX, esta forma artística teve grande desenvolvimento nos isolados mosteiros irlandeses e ingleses que, posteriormente, a transmitiriam ao resto da Europa. Data deste período o famoso códice "Book of Kells".
A partir do século X acentuou-se a tentativa de integração dos textos com as imagens, através da adoção de esquemas compositivos muito diversificados. Para além das imagens figurativas de sentido narrativo, era frequente o uso de elementos ornamentais, em forma de molduras ou de frisos, de caráter abstrato-geométrico ou vegetalista, que articulavam as ilustrações com o texto, como se pode observar no códice "Apocalipse de Lorvão", realizado em Portugal durante o período românico.
Na época gótica, a produção de iluminuras expandiu-se bastante, abandonando o ambiente restrito dos scriptorium dos mosteiros, para se desenvolver, em algumas cidades importantes como Paris, numa profissão autônoma que se organizava em guildas ou corporações.
Os livros manuscritos, de caráter religioso ou profano, então realizados respondiam a solicitações de famílias ricas, da nobreza ou dos próprios reis. De entre estes destaca-se o livro Les Trés Riches Heures du Duc de Berry, produzido entre 1413 e 1416 pelos irmãos Jean e Paul Limbourg.
A produção de manuscritos iluminados entrou em declínio após a invenção da imprensa em meados do século XV, persistindo em pequena escala, fruto de encomendas de alguns mecenas iluminados. As obras produzidas nestas altura, geralmente em Itália e na Flandres, reportavam-se ao estilo renascentista, então com forte implantação nestes países.
http://www.infopedia.pt/$iluminura-ou-miniatura
Compartilhe com a turma o texto acima, sobre a iluminura e incentive os alunos a pesquisarem imagens representativas do tema. Abra um espaço para compartilharem esse material coletado e observarem as imagens, a técnica, a distribuição dos elementos na composição, a simetria, as cores, etc.
Depois proponha a realização de um trabalho de confecção de um retrato em forma de iluminura. Peça que levem para a sala como suporte, uma folha de papel de presente tipo couché dourado. A folha pode ser cortada no tamanho A4. Peça aos alunos que façam um retrato sobre o papel cortado, utilizando tinta guache vermelha e azul, mas oriente-os a predominar o vermelho.
Depois dos trabalhos prontos monte com os alunos um varal na sala de aula.
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Saudades dela não tenho, nem lembranças pungentes, nada. Quando a relembro, penso num tempo meio que girando em falso, meio que transcorrendo sempre no presente, meio que sendo um gerúndio, por assim dizer. Melhor dizendo, penso nela como um episódio estanque, sem antes nem depois, já destacado de mim. Para mim soaria inverossímil a nossa relação, se eu mesmo não a tivesse registrado neste conto, que talvez reescreva amanhã na terceira pessoa. (pág. 149)
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