Analise as cenas sobre o trabalho escravo no Brasil:
(A) Além do trabalho doméstico, cite três atividades desenvolvidas pelos escravos africanos.
(B) Os escravos recebiam tratamento diferenciado por parte de seus senhores? Explique sua resposta.
(C) Descrevas condições de trabalho dos escravos nos engenhos de açúcar
Questões relacionadas
- Matemática
A figura descreve o gráfico de uma função exponencial de tipo y = ax, de IR em IR.
Nessa função, o valor de y para x = –0,5 é igual a:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Nosso corpo é organizado em diferentes níveis e cada parte contribui para o bom funcionamento do todo. Conhecer essa organização é essencial para compreender seu funcionamento.
Assinale a alternativa que indica corretamente as estruturas que determinam cada nível de organização representado na imagem:
- Ciências - Fundamental | 01. A Matéria e Suas Propriedades
(FCC-SP) Esta questão apresenta três afirmativas que podem estar corretas ou incorretas. Responda-as, obedecendo ao seguinte código:
O conteúdo do recipiente acima representa um sistema:
I) formado por substância pura.
II) constituído por uma única substância.
III) trifásico.
- Biologia | 13.9 Linkage
(UFPEL) Uma determinada espécie vegetal apresenta variação para cor da flor – roxo e branco –, cor do hipocótilo – roxo e verde – e pilosidade no cálice da flor – com (piloso) e sem (glabro). A cor roxa da flor e do hipocótilo e a presença de pilosidade são dominantes. Em todos os cruzamentos realizados entre plantas fenotipicamente diferentes e após avaliações em várias gerações segregantes, foi observado que todas as plantas que apresentavam flores roxas, o hipocótilo era roxo e todas as plantas que apresentavam flores de cor branca, o hipocótilo era verde (situação 1). Entretanto, ao cruzarem um duplo heterozigoto para os caracteres cor da flor e pilosidade no cálice da flor com um duplo-recessivo, foi observada na progênie a seguinte proporção (situação 2): Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que:
- Ciências - Fundamental | 01. Evolução dos seres vivos
A sopa primordial
Nos tempos iniciais de formação da Terra, as temperaturas eram muito elevadas, já que nosso planeta se iniciou como uma grande massa de rocha derretida. Com o passar de milhares e milhares de anos, houve um resfriamento gradual, que tornou possível o surgimento da água no estado líquido e, a partir de então, das muitas reações químicas que ocorriam nos grandes mares rasos e ainda bastante quentes.
Era algo como uma grande sopa. Uma sopa quente, cheia de substâncias químicas que poderiam se combinar e reagir livremente, com uma quantidade enorme de nutrientes capazes de alimentar um batalhão de pequenos organismos. Este momento inicial de origem das condições necessárias para o surgimento da vida é conhecido como a “sopa primordial”, ou seja, um grande caldeirão aquecido e com nutrientes que possibilitariam o surgimento e o desenvolvimento da vida. A “sopa primordial” é a sopa que dá o pontapé inicial da origem da vida.
Mas como isso aconteceu, afinal? Na década de 1950, o cientista norte-americano Stanley Miller resolveu fazer um experimento para entender como um monte de compostos químicos pode ter dado origem às primeiras formas de vida.
Ele construiu um aparelho que continha os gases da atmosfera primitiva (vapor d’água, metano, amônia, gás sulfídrico e dióxido de carbono) e que ficava em contínuo aquecimento e recebia descargas elétricas, que seriam como os vulcões e os raios existentes no início da história da Terra. Após algum tempo, Stanley conseguiu obter na mistura formada os aminoácidos, que são a base para tudo o que é vivo.
Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/. Acesso em: 20 nov. 2011
O último parágrafo do texto apresenta a descrição de uma experimentação realizada na década de 1950.
Escreva qual foi a intenção do cientista.