Superinteressante. Ed. 256, set. 2008
Segundo pesquisas recentes, é irrelevante a diferença entre sexos para se avaliar a inteligência. Com relação às tendências para áreas do conhecimento, por sexo, levando em conta a matrícula em cursos universitários brasileiros,
Questões relacionadas
- Física
Um garoto parado na rua vê sua imagem refletida por um espelho plano preso verticalmente na traseira de um ônibus que se afasta com velocidade escalar constante de 36 km/h.Em relação ao garoto e ao ônibus, as velocidades da imagem são, respectivamente:
- Geografia | A. Globalização
[1] A crise da Europa é hoje o maior risco para a
economia mundial, disse o secretário do Tesouro dos Estados
Unidos da América, referindo-se à tensão entre os bancos e os
[4] governos endividados. Disse, ainda, que a China e outros
países emergentes com superávit nas contas têm espaço
bastante para estimular o consumo interno, aumentar as
[7] importações e compensar a fraca demanda nas economias
desenvolvidas. Para isso, os governos desses
países deveriam deixar suas moedas valorizar-se. Em outras
[10] palavras, o câmbio subvalorizado da China resulta em
valorização real das moedas de outros países emergentes, torna
seus produtos mais caros e diminui seu poder de competição
[13] no comércio internacional.
Rolf Kuntz. O Estado de S.Paulo, 25/9/2011.
Com referência às ideias do texto acima, aos temas a ele associados e às estruturas nele empregadas, julgue o item.
No texto, a expressão a “países emergentes” (l.5) refere-se a nações cujo desempenho econômico é caracterizado por ausência de competitividade no mercado internacional e baixa capacidade de produção.
- Geografia - Fundamental | 7.02 Aspectos Físicos da Região: Clima, Vegetação, Relevo e Hidrografia
Sobre o recente processo de desmatamento da Amazônia através das atividades humanas, assinale alternativa CORRETA.
- Matemática | 1.08 Potenciação
Uma das principais provas de velocidade do atletismo é a prova dos 400 metros rasos. No Campeonato Mundial de Sevilha, em 1999, o atleta Michael Johnson venceu essa prova, com a marca de 43,18 segundos.
Esse tempo, em segundo, escrito em notação científica é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir. As civilizações pré-colombianas Por que chamamos os maias, astecas e incas de "civilizações pré-colombianas"? Você sabe o que há de comum entre essas civilizações? E o que as diferencia dos povos indígenas que viviam ou vivem no território que hoje é o Brasil? Sabemos que todas essas civilizações desenvolveram-se no continente americano (América do Norte, América Central, América do Sul), bem antes da chegada dos europeus a essas terras. Bom, os incas e os astecas constituíram grandes impérios. Esses dois impérios chegaram a contar com cerca de 10 milhões de pessoas. Mas não podemos falar em império maia, porque não havia um único imperador para os vários centros cerimoniais dos maias (nesses centros, moravam os nobres maias, localizava-se o mercado e os templos religiosos). Disponível em http://umrolepelahistoria.blogspot.com.br/2010/09/civilizacoes-pre-colombianas.html (fragmento)>, Acesso em: 15 out. 2014
Enunciado:
A) “Por que essas civilizações foram chamadas de pré-colombianas”?
B) Identifique o aspecto político que diferencia o império maia dos demais citados no texto.