(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO) Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas
Questões relacionadas
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(UFPB) Um atleta apresentou um quadro de fadiga muscular excessiva e exames laboratoriais revelaram alta produção de ácido lático (lactato) e carência da vitamina B2 (riboflavina). Para amenizar um futuro quadro de fadiga muscular excessiva, foi indicada uma dieta suplementada com riboflavina, pois essa vitamina
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UNESP) Em um tubo de ensaio contendo apenas água destilada, um pesquisador colocou igual número de células íntegras de hemácias e de algas verdes unicelulares (clorofíceas). Após uma hora, o tubo foi centrifugado e o material precipitado foi recolhido com uma pipeta, gotejado sobre uma lâmina de vidro e observado ao microscópio óptico, no qual seria possível identifi car a presença de células íntegras. Em seguida, a solução acima do precipitado foi recolhida e submetida à análise bioquímica para a possível identifi cação de moléculas de hemoglobina ou de clorofila.
Nesse experimento, ao microscópio, o pesquisador
- Física
Nafigura abaixo, está representado um bloco de 2,0kg sendo pressionado contra aparede por uma força F
O coeficiente de atritoestático entre as superfícies de contato vale 0,5 e o cinético vale 0,3Considere g=10 m/s2.A força mínima F que podeser aplicada ao bloco para que esta não deslize na parede é:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Samba de Orly é de composição de Chico Buarque de Hollanda, Vinícius de Moraes e Toquinho. Música do LP de Chico Buarque de Hollanda “Construção” de 1971. Nessa música, a letra compartilhada por Chico e Vinícius fala da solidão dos exilados dos anos 60 e 70, que viviam tristes dias na Europa e não viam a hora de poder retornar ao Brasil.
Samba de Orly
[...]
Pede perdão
Pela duração dessa temporada
Mas não diga nada
Que me viu chorando
E pros da pesada
Diz que vou levando
Vê como é que anda
Aquela vida à toa
E se puder me manda
Uma notícia boa
[...]
Quando o autor da canção usa a expressão “E pros da pesada”, a quem ele está se referindo?
- História | 6.12 Nazifascismo
(PUC-CAMPINAS) De acordo com o texto:
Importa questionar como estabelecer critérios de valor estético e de definição do belo em tempos sombrios, no século XX. Em ‘Crítica Cultural e Sociedade’, Theodor Adorno expôs que “escrever um poema após Auschwitz é um ato bárbaro” (Adorno, 1998, p. 28). A afirmação se refere ao estatuto da produção poética em um contexto que não abarca mais condições viáveis para o estado contemplativo, intrinsecamente associado à poesia lírica em vários autores, fundamentais para a produção do gênero. Na era dos extremos, há necessidade de um estado de permanente alerta, em que as condições de integração ao relacionamento social foram abaladas e, em muitos casos, aniquiladas pela guerra, pela mercantilização e pelo aumento das intervenções violentas dos Estados na vida social. Permitir-se a contemplação passiva após Auschwitz significa, em certa medida, naturalizar o horror vivido, esquecê-lo ou trivializá-lo. A banalização dos atos desumanos praticados nos campos de concentração, associada à política de esquecimento exercida em diversos segmentos da educação e da produção cultural, é a legitimação necessária para que eles se repitam constantemente.
(GINZBURG, Jaime. Crítica em tempos de violência. São Paulo: Edusp/FAPESP, 2012, p. 460)
A criação de campos como o de Auschwitz, no contexto da II Guerra Mundial, está associada à: