Carnavália
Repique tocou
O surdo escutou
E o meu corasamborim
Cuíca gemeu, será que era meu, quando ela passou por mim?
[...]
ANTUNES, A.; BROWN, C.; MONTE, M. Tribalistas, 2002 (fragmento).
No terceiro verso, o vocábulo “corasamborim”, que é a junção coração + samba + tamborim, refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compõem uma escola de samba e à situação emocional em que se encontra o autor da mensagem, com o coração no ritmo da percussão.
Essa palavra corresponde a um(a)
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Fundamentalmente el tráfico de Curitiba está estructurado
de forma integrada con el transporte de masas vía autobús, por
medio de los llamados trinários (sistemas de carriles exclusivos de
[4] autobuses expresos, ladeados por pistas simples para vehículos
particulares en sentido contrario e, inmediatamente paralelas a
estas, vías rápidas con velocidad permitida superior).
[7] La política municipal relacionada a los vehículos está
concebida de forma que disminuya el número de vehículos en el
anillo central de la ciudad, lo que se ha hecho mediante la propia
[10] intervención en el flujo viario (disminución del número de calles
con sentido hacia el centro de la ciudad) y mediante el
mantenimiento de importantes espacios para peatones, como la
[13] Rua XV de Novembro, antes una de las avenidas más transitadas de
la ciudad.
El sistema de autobuses de Curitiba es, según diversos
[16] analistas, uno de los más modernos y eficientes de Brasil. Sin
embargo, la alta elección de vehículos particulares por parte de los
ciudadanos evidencia problemas en el sistema existente, el cual
[19] algunos analistas creen saturado. Muchos apuntan la necesidad de
que se introduzca un sistema más veloz y confortable, como el
metro. El sistema de autobuses está compuesto por modernas
[22] terminales estratégicamente localizadas en los principales barrios
de la ciudad, que están conectadas entre sí por carriles exclusivos
para autobuses expresos.
[25] Además de la conexión por autobús expreso, las
terminales están provistas de autobuses alimentadores, que
componen la ramificación secundaria de este sistema de transporte
[28] de masas. Además, otra categoría de autobuses expresos (los
llamados ligeirinhos) proporciona un rápido intercambio de
pasajeros entre una terminal y otra, pues sus trayectos carecen de
[31] paradas intermedias.
Complementando la red de autobuses, la ciudad tiene una
razonable red de ciclovías que, básicamente, conecta los parques
[34] y lugares públicos de la ciudad. Hay una estimación de que esta red
cuenta con alrededor de 120 km de ciclo-rutas, de acuerdo con el
Instituto de Urbanismo de Curitiba (IPPUC).
Internet: (con adaptaciones).
De acuerdo con las ideas del texto, juzgue lo ítem siguiente.
A pesar del alto grado de complejidad del sistema de transportes de Curitiba, no se ha podido evitar que en los últimos años aumente cada vez más el uso de vehículos particulares por parte de los ciudadanos.
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
" Fotografar é uma maneira de registrar para sempre um momento, um lugar, uma lembrança. Além disso, é também uma forma de expressão. Por meio da fotografia podemos conhecer o modo como o fotógrafo vê e se comunica com o mundo."
- Professor, peça aos alunos para fazerem uma reflexão sobre o texto acima.
- À partir desta reflexão, o professor vai falar também sobre os elementos que são necessários no momento que vamos fotografar. Falar sobre a importância da luz, do enquadramento, do ângulo, da composição, dos planos, focos, entre outros.
- Disponível: http://ozhernandez.blogspot.com.br/2015/04/elementos-visuais-da-linguagem.html
- A proposta para esta aula é fazer uma experimentação de uma composição usando a luz de um retroprojetor.
- O professor vai separar a sala em grupos de até 04 alunos.
- Cada grupo vai montar uma composição bem bonita, dentro da tampa da caixa de sapato, utilizando os objetos de plástico.
- Com a luz da sala apagada e o retroprojetor ligado, os alunos vão colocar as composições que foram montadas sobre o retroprojetor. A imagem resultante será projetada na parede.
- Peça aos alunos para afastar e aproximar a composição do retroprojetor e observar o que acontece com a imagem.
- Peça aos alunos para fotografar as imagens projetadas.
- Revelar as fotos.
Fonte: Ápis – Arte – Eliana Pougy Ensino Fundamental Anos Iniciais – Manual do professor Página 304
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNIT) Estudos revelam que ambientes com gravidade reduzida podem causar deficiência imunológica, desmineralização óssea, modificações no sangue, o que torna esses ambientes propícios para realização de testes que contribuam para o tratamento de pacientes aqui na Terra.
Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade na superfície terrestre igual a 10 m/s², uma cápsula espacial contendo amostras de sangue, que se encontra a uma altitude 3 R/2, sendo R o raio da Terra, fica submetida a uma aceleração da gravidade de módulo, no SI, igual a
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UNIC)
O beribéri, doença causada por deficiência nutricional de vitamina B1, tiamina, se manifesta por meio de paralisia e atrofia muscular e inflamação dos nervos, além de outros sintomas. A deficiência ocorre por má absorção intestinal do nutriente produzida pela infecção do fungo Penicillium citreonigrum, que libera a toxina citreoviridina, inibidora da vitamina B1 e por dieta pobre em tiamina, ou pela ingestão de álcool.
O beribéri é raro em países desenvolvidos porque os alimentos mais consumidos pela população são enriquecidos pela vitamina.
Com relação à estrutura química e a deficiência nutricional de vitamina B1, é correto afirmar:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(EEAR) Um professor de música esbraveja com seu discípulo:
“Você não é capaz de distinguir a mesma nota musical emitida por uma viola e por um violino!”.
A qualidade do som que permite essa distinção à que se refere o professor é a (o)