O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho conhecê-la, é de alguma forma se apropriar dela, é enriquecer a própria cultura.
BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2007.
As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, é obra de um povo que a cria, recria e a perpetua. Sob essa abordagem deixa-se de identificar como dança folclórica brasileira
Questões relacionadas
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UNIFACS) A rápida expansão das atividades humanas impõe o desafio de entender como tais ações afetam os ambientes naturais e a biodiversidade. São conhecidos os efeitos da perda e da fragmentação de habitats em florestas tropicais, com ênfase nos resultados de quase uma década de estudos em uma paisagem originalmente de mata atlântica e hoje dominada pela cana-de-açúcar. A destruição e a fragmentação dos ambientes naturais são as maiores ameaças à integridade e à diversidade biológica das florestas tropicais.
Nas próximas décadas, mesmo os trechos mais remotos e preservados dessas florestas poderão ser convertidos em “arquipélagos” de fragmentos florestais, devido ao rápido crescimento e à disposição geográfica de populações humanas nos principais países tropicais. Esse processo, diretamente associado à expansão da chamada fronteira agrícola, tende a deixar as áreas de floresta remanescentes, protegidas em unidades de conservação ou não, imersas em paisagens dominadas por pastagens, plantações e áreas urbanas. (TABARELLI; PINTO, 2009, p. 36).
Considerando-se as informações do texto e sobre a natureza, o comportamento e os fenômenos ondulatórios associados à luz, que favorece o surgimento de vegetação pioneira, é correto afirmar que a luz
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
O poema a seguir é de Mário Quintana. Leia-o e faça as questões.
OS POEMAS
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhoso espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
QUINTANA, Mário. Esconderijos do tempo. Porto Alegre: L&PM,1980. Disponível em: http://www.jornaldepoesia.jor.br/quinta.html#ospoemas Acesso em: 10 de abr. de 2012.
Explique o significado da expressão “alçam voo”, presente no 4º verso do poema.
- Filosofia | 6. Temática
O brasileiro tem noção clara dos comportamentos éticos e morais adequados, mas vive sob o espectro da corrupção, revela pesquisa. Se o país fosse resultado dos padrões morais que as pessoas dizem aprovar, pareceria mais com a Escandinávia do que com Bruzundanga (corrompida nação fictícia de Lima Barreto).
FRAGA, P. Ninguém é inocente. Folha de S. Paulo. 4 out. 2009 (adaptado).
O distanciamento entre “reconhecer” e “cumprir” efetivamente o que é moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais são
- Química | 2.4 Cinética Química
(IFSUL) Admitindo-se que a pressão sobre os sistemas a seguir é aumentada do frasco 1 para o frasco 4, sendo que a quantidade de matéria é igual nos quatro frascos, com consequente redução do volume do recipiente, observe o esquema abaixo:
Em qual deles a velocidade da reação será maior?
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(UEL) ... A questão refere-se ao romance O outro pé da sereia, de Mia Couto.
A crítica literária tem aproximado o moçambicano Mia Couto do brasileiro Guimarães Rosa, em particular pelo fato de ambos empregarem neologismos em suas obras.
Estrutura.: No trecho “as mãos calosas, de enxadachim”, extraído do conto “Fatalidade”, de autoria do autor brasileiro, o neologismo “enxadachim” é construído pelo mesmo processo de formação de palavras utilizado pelo autor moçambicano para a criação de: