Explicaê

01

Materiais:

- Papel A4

- Tintas de cores variadas

  

Atividade:

- Professor, retome o conceito de simetria estudado no livro. Explique que, para definir se uma figura é ou não simétrica, deve-se traçar uma linha dividindo-a ao meio. Se os dois lados forem iguais, a figura será simétrica. Se não forem, será assimétrica.

- Oriente os alunos para que dobre uma folha A4 ao meio. Em seguida, eles devem abrir a folha e espalhar tintas de diversas cores em uma das metades da folha. Dobrem-na novamente e na sequência desdobrem.

- Converse com os alunos sobre a imagem formada para que percebam a simetria. É possível também utilizar um espelho e colocá-lo na dobra da folha para que os estudantes percebam que a figura que se forma no espelho, combinada com a imagem da folha corresponde à pintura inteira.

- Cada estudante pode dar um nome à sua pintura. O conjunto de pinturas poderá ser exposto em um varal na classe.