(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO)
Los animales
En la Unión Europea desde el 1º de octubre de 2004 el uso de un pasaporte es obligatorio para los animales que viajan con su dueño en cualquier compañía.
AVISO ESPECIAL: en España los animales deben haber sido vacunados contra la rabia antes de su dueño solicitar la documentación. Consultar a un veterinario.
Disponível em: http://www.agencedelattre.com. Acesso em: 2 maio 2009 (adaptado).
De acordo com as informações sobre aeroportos e estações ferroviárias na Europa, uma pessoa que more na Espanha e queira viajar para a Alemanha com o seu cachorro deve
Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
Cientistas da Stanford University lançaram dúvidas sobre o fato de alimentos orgânicos serem realmente mais nutritivos que os cultivados de maneira convencional. O espinhoso segredo é que, sejam suas maçãs e espinafres orgânicos ou não, os níveis de nutrientes podem variar dramaticamente dependendo das condições de cultivo, como tipo e qualidade do solo, temperatura, e dias de sol ou chuva. Como consumidor, não há meios para verificar, de maneira independente, como escolher um lote de melhor qualidade. Mas um scanner manual permite checar a densidade de nutrientes.
A tecnologia básica existe há décadas. A espectroscopia de infravermelho próximo, NIR, encontrou aplicações na produção farmacêutica, na medicina, na agricultura e na astronomia. O NIR funciona com o princípio de que moléculas diferentes vibram de maneira levemente diferente.
Quando a luz infravermelha é espalhada em certa amostra, ou refletida por ela, determinados comprimentos de onda são absorvidos mais que outras pelas ligações químicas em vibração. Ao medir a fração de luz de infravermelho próximo absorvida em cada comprimento de onda, cientistas podem obter um registro distinto, característico da amostra. Os resultados são precisos e rápidos.
O NIR tem uma grande limitação para um scanner de supermercado: ele não dá leituras para compostos com uma concentração menor que 0,1%. Um vegetal médio possui 92% de água. Depois disso, vêm os macronutrientes, como carboidratos e proteínas, em quantidades altas o bastante para detecção pelo NIR, seguidos pelos micronutrientes, incluindo vitaminas, minerais e antioxidantes, que, em geral, possuem pequenas concentrações para serem detectadas. (VITAMINAS e micronutrientes. 2013. p.12-13).
A figura representa um esquema simplificado de um equipamento de espectroscopia de infravermelho. Com base nos conhecimentos de óptica geométrica, analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.
( ) Os dois espelhos associados em forma de um V formam entre si um ângulo de 45°.
( ) As propriedades físicas da luz do ponto de vista da óptica geométrica envolvidas no processo de espectroscopia são reflexão e refração.
( ) Os feixes de radiação infravermelha que incidem sobre as superfícies dos espelhos sofrem reflexão total.
( ) Um dos espelhos de um canto pode ser substituído por um prisma óptico, de ângulo de abertura de 90° e de índice de refração √2 , com a base do prisma, oposta ao ângulo de abertura, colocada sobre o espelho.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- História | 3. República
O professor Alcino Salazar, secretário de justiça da Guanabara, declarou a O Globo que a extensão do voto ao analfabeto é perigosa concessão aos inimigos do regime democrático, fundado na verdade e na pureza do princípio da representação.
Adaptado de O Globo, 21/02/1964.
Em sua mensagem ao Congresso Nacional em 15 de março de 1964, o presidente João Goulart escreveu: "Outra discriminação inaceitável atinge milhões de cidadãos que, embora investidos de todas as responsabilidades (...) e integrados à força de trabalho, com seu contingente mais numeroso, são impedidos de votar por serem analfabetos".
ALEIXO, J. C. B; KRAMER, Paulo. Os analfabetos e o voto: da conquista da alistabilidade ao desafio da elegibilidade. Senatus, Brasília, outubro/2000.
As declarações do professor Alcino Salazar e do presidente João Goulart foram feitas em um momento de polarização na sociedade brasileira, que culminou na instauração do regime autoritário em 31 de março de 1964.
Ambas as declarações expressavam, naquele momento, visões antagônicas relacionadas à seguinte dimensão da cidadania:
- Biologia | 09. Botânica
Os seres vivos apresentam diversas características que lhes permitem, por exemplo, apresentar uma grande diversidade morfológica e sobreviver em diferentes ambientes.
Uma dessas características está ilustrada na figura a seguir, que mostra a Dionaea muscipula, um tipo de planta insetívora, que captura e digere insetos como forma de obtenção de energia.
História - Fundamental | 02. A vida familiarMATERIAL
- Fotos impressas no tamanho 10x15 da obra “Gatos – Aldemir Martins”
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente para água
- Papel toalha
- Linhas, E.V.A, papéis coloridos
- Papel Canson formato A4
- Caixa de maça
- Tesoura
- Cola
PROCEDIMENTOS
- Nesta atividade vamos trabalhar a obra “Gatos - Aldemir Martins.”
- O professor vai iniciar a aula falando sobre a variedade de cores que o pintor
usou nas suas obras.
- Falar com as crianças que para Aldemir Martins, as coisas simples da vida tinham
muito valor.
- Após esta explicação o professor vai distribuir para as crianças várias fotos da série
“Gatos” e pedir para elas observarem a variedade e a intensidade de cor que o artista
usou.
- Deixar as crianças manusearem livremente as fotos.
- Questionar as crianças sobre qual desenho elas acham mais bonito e porque, quais
desenhos não gostam e porque, quais os desenhos chamam mais atenção e porque,
quais cores foram mais utilizadas pelo artista, etc.
- Pedir as crianças para cada uma escolher uma foto do desenho que mais gostou e
separar.
- O professor deverá imprimir mais de uma cópia de cada obra.
- Entregar a folha de papel Canson A4 para cada aluno .
- Para esta atividade, o professor vai pedir as crianças para fazer a releitura da obra
escolhida, focando mais nas cores que foram utilizadas pelo artista.
- Pedir as crianças para observarem as cores que foram usadas e a partir daí, começar
a cobrir toda a folha com a tinta aquarelada. Falar com as crianças que neste tipo
de pintura elas deverão molhar o pincel na água depois molhar na tinta. Não precisa
usar muita água.
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Cobrir toda a folha e esperar secar.
- Enquanto seca, o professor vai distribuir para cada criança dois pedaços de caixa de
maça, já cortados.
- Explicar para as crianças que agora, elas deverão criar seus “gatos” e depois colar na
folha que foi pintada por elas.
- Incentive as crianças a soltar a sua imaginação na criação dos gatos.
- Incentive as crianças a usar folhas coloridas ou recortes de E.V.A para a execução
desta atividade.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!!!
Fonte: https://ensinando-arte54.webnode.com/a-arte-de-aldemir-martins-educacao-infantil/
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS
Língua Portuguesa | 1.1 Linguagem Verbal e Não-Verbal(IFAL) A seguir, tem-se uma charge, gênero textual que se constrói valendo-se de linguagem verbal e linguagem não verbal. Leia-a para responder à questão abaixo.
Marque abaixo a única alternativa que não está de acordo com o texto.