Materiais:
- Giz de cera
- Canetinhas coloridas
- Xerox
- Imagens apresentadas no Desenvolvimento impressas coloridas no tamanho A4 e montadas sobre cartolina branca com margem de 7 cm
Desenvolvimento:
1 - Filho de imigrantes tchecos, Andy Warhol nasceu na Pensilvânia (EUA) e foi batizado com o nome de Andrew Warhola. Interessado em transformar suas anônimas personagens em celebridades, ele foi o primeiro a divulgar a ideia de que todos, algum dia, teriam seus 15 minutos de fama. Chamados originalmente de "stillies" pelo cineasta, seus "screen tests" eram retratos filmados de pessoas, sentadas e imóveis diante de uma câmera. Warhol captou, por exemplo, a escritora Susan Sontag (1933-2004) fazendo caretas e o pintor surrealista Salvador Dalí (1904-1989) de ponta-cabeça.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/805834-andy-warhol-o-genio-do-pop-revira-bastidores-da-vida-do-artista-charada.shtml. Acesso em: 16 set. 2013.
2 - Andy Warhol pertence ao movimento artístico chamado Pop Art. A Pop Art representava um retorno da arte figurativa, contrapondo-se ao Expressionismo alemão que até então dominava a cena artística. Agora era a vez da cultura em massa, do culto às imagens televisivas, às fotos, às histórias em quadrinhos, às cenas impressas nas telas dos cinemas, à produção publicitária. Os artistas recorrem à ironia para elaborar uma crítica ao excesso de consumismo que permeia o comportamento social, estetizando os produtos massificados, tais como os provenientes da esfera publicitária, do cinema, dos quadrinhos, e de outras áreas afins. Eles se valem de ferramentas como a tinta acrílica, poliéster, látex, colorações fortes e calorosas, imitando artefatos da rotina popular. (Disponível em: http://www.infoescola.com/artes/pop-art/. Acesso em: 16 set. 2013).
3 - Veja alguns retratos feitos por Andy Warhol:
As imagens acima estão disponíveis em: http://www.designlovrs.com.br/2009/07/o-principe-da-pop-art-andy-warhol-pop-art-2/. Acesso em: 16 set. 2013.
4 - Chame a atenção para o tom de ironia presente nos retratos de Andy Warhol. É importante saber que este artista tinha também o interesse de representar pessoas que se destacavam, celebridades do momento. Ao apresentá-las dessa forma, ele está, ao mesmo tempo, confirmando a popularidade destas pessoas, mas também questionando sobre sua excessiva exposição.
5 - Proponha ao alunos que escolham a personalidade/celebridade que gostariam de ter como referência para esta atividade.
6 - Em seguida, amplie o rosto das imagens escolhidas no xerox preto e branco até que alcancem a dimensão de uma folha A4.
7 - Distribua canetinhas coloridas e giz de cera para que as crianças possam intervir nas imagens e realize uma exposição dos resultados.