De acordo com os dados da tabela a respeito do crescimento populacional na cidade de São Paulo, durante o século XIX, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
(FUVEST 2010 1ª FASE) “E o pior é que a maior parte do ouro que se tira das minas passa em pó e em moeda para os reinos estranhos e a menor quantidade é a que fica em Portugal e nas cidades do Brasil...”
João Antonil. Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas, 1711.
Esta frase indica que as riquezas minerais da colônia
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Observe a tirinha a seguir:
Percebem-se, na fala de Susanita, aspectos preconceituosos em relação às classes sociais menos favorecidas.
Que conceito sociológico é contrário às ideias contidas na figura?
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Observe o paralelogramo a seguir.
Qual é o valor de x?
- Química | A. Cálculos Químicos
Chumbo no ar de Paris
O fogo destruiu o telhado e o pináculo da construção medieval, contendo 460 toneladas de chumbo (207 g/mol), e vaporizou parte do metal tóxico, que foi carregado pelo vento. Análises recentes indicaram que uma faixa de solo à noroeste da Notre-Dame, a direção tomada pela pluma de fumaça, está contaminada com 430 mg de chumbo por quilograma de solo, 130 mg acima do limite permitido pela legislação francesa.
Disponível em https://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 21 set. 2020 (adaptado).
Considerando a constante de Avogadro igual a 6 × 1023 mol-1, a análise das informações permite calcular que, na França, o limite de chumbo no solo, em números de átomos por quilograma de solo, é mais próximo de
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: No Brasil, há crianças de todos os tipos. O Brasil também tem recebido crianças de muitas partes do mundo. Crianças que passaram por guerra, por perseguição política ou religiosa, ou por estarem fugindo da miséria. Crianças cheias de histórias. Disponível em <http://www.ecycle.com.br/> Acesso em: 30 de out. de 2015.
Enunciado:
Imagine que em sua escola sempre chegam novos colegas de diferentes lugares e condições socioeconômicas. O que você pode fazer para melhorar a vida dessas crianças?