A) Leia as curiosidades da Constituição de 1967. Em que período republicano ela foi promulgada? Explique algumas características desse período republicano. B) Comente as transformações acorridas no nosso país desde a primeira Constituição publicada em 1824 até a atual Constituição brasileira, exemplificando com os direitos adquiridos pelos cidadãos.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Associe o texto ao significado histórico das constituições, especialmente as brasileiras, e responda:
A. O regime da República Militar caracterizava por uma república democrática ou autoritária? Identifique no texto a parte B. que comprove sua resposta.
B. Neste período os direitos e deveres dos cidadãos eram desrespeitados. O que a população fez para solucionar este problema?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.2 Aliteração, Assonância e Onomatopeia
Leia o conto a seguir e responda à questão.
Traços Traçados
Era uma vez um traço. E era outra vez outro traço. Os dois foram traçados por um menino que gostava muito de desenhar trecos com muitas tramas.
A transação dos traços deu uma trança.
E essa trança, trançada com outros tantos traços, deu ‘trocentos’ troços traçados!
“Trocentos troços traçados fazem muitas trocas”, ele pensou, já tonto com tantos tês e ‘trs’.
Então, no meio de tantos traços e tantas letras, sem travas nem trapaças, o menino fez uma descoberta transcendental!
Foi assim, entre traços entrelaçados e letras tresloucadas, que ele descobriu que é assim que se fazem...
Os livros.
(ALVES. J. C. & BOLLOS, A. Traços e Traçados. Nova Escola – Edição Especial CONTOS, v. 5. p. 34 – 35)
Para a construção do conto Traços Traçados, os autores escolheram palavras que apresentam semelhanças tanto na grafia quanto no som. Percebe-se, ao fazer essa escolha, que houve uma repetição de um mesmo fonema para realçar determinado som ou dar ritmo às orações e períodos que constituem o texto. Que a figura de construção (ou sintaxe) é responsável por esse efeito?
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Diferentes desenhos impressos de mandalas.
- Disponível:
- https://www.valeoclique.com.br/12-desenhos-de-mandalas-para-colorir-e-desestressar/
- https://www.colorirgratis.com/desenhos-de-mandala-para-colorir.html
- Cola
- Papéis diversos
- Canetinha
- Lápis de cor
- Miçangas
- Pedra de bijouterias
- Cola colorida
- Gliter
PROCEDIMENTOS
- Falar mais um pouco sobre as mandalas.
- Mandala (em Sânscrito significa "círculo"), é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino. No tantrismo, compõe-se de círculos e quadrados concêntricos (ou seja, com um centro comum) que formam uma imagem simbólica do mundo e que servem de instrumento para meditação.
- Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mandala
- Disponível: http://www.belattrix.com.br/MANDALOQUEE.htm
- Falar com as crianças para observarem as diferentes formas geométricas presentes na construção de uma mandala. Mostrar como a mandala se identifica com objeto, relacionados ao nosso cotidiano.
- O professor vai pedir as crianças para cada uma escolher um desenho de mandala (diferente).
- Formar grupo de 04 crianças e distribuir o material: miçangas, pedras para bijouteria, canetinha, papéis coloridos , lápis de cor, cola , cola colorida, gliter, etc.
- Pedir as crianças para começarem a preencher o desenho da mandala escolhida, utilizando os diversos materiais que estão sobre a mesa. Deixar as crianças trabalharem livremente no desenho das mandalas .
- Incentive as crianças a utilizar vários materiais. Dê sugestão de fazerem bolinhas de papel crepom, cobrir de fitas coloridas, etc . Auxilie-as neste momento.
- Depois do trabalho pronto, o professor deverá recortar as mandalas e fazer um lindo painel.
- Fazer uma exposição dos trabalhos nos corredores da escola.
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(UNIC)
CH4(g) + 4S (g) → CS2(g) + 2H2S (g)
O dissulfeto de carbono, CS2, é um líquido incolor, volátil, p.e. 46°C, muito inflamável e venenoso porque ataca o cérebro e o sistema nervoso central. Na indústria, é produzido a partir da reação química entre o metano e o enxofre, em fase gasosa e com uso de catalisador, a uma temperatura de 600°C, de acordo com a equação química representada. O dissulfeto de carbono tem importância industrial pela utilização na fabricação de viscose, celofane e tetracloreto de carbono, CCl4, dentre outras aplicações. A partir da análise dessas informações, associadas aos conhecimentos sobre os modelos de ligações e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
Houve uma rede de televisão brasileira que conseguiu, com ousadia e exclusividade, uma entrevista com o presidente da Líbia, logo após o bombardeio de sua casa pela aviação estadunidense, em 1986. Foi constrangedor para Kadafi e para os telespectadores ouvir as perguntas: “O que o senhor sentiu quando percebeu o bombardeio? O que o senhor sentiu quando viu sua família ameaçada? O que o senhor achou desse ato dos inimigos?”. Nenhuma pergunta sobre o significado do atentado na política e na geopolítica do Oriente Próximo; nenhuma indagação que permitisse furar o bloqueio das informações a que as agências noticiosas estadunidenses submetem a Líbia.
CHAUÍ, M. Simulacro e poder: uma análise da mídia. In: A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
O argumento levantado no texto é uma crítica ao papel da imprensa brasileira por