As mobilizações para promover um planeta melhor para as futuras gerações são cada vez frequentes. A maior parte dos meios de transporte de massa é atualmente movida pela queima de um combustível fóssil. A título de exemplificação do ônus causado por essa prática, basta saber que um carro produz, em média, cerca de 200g de dióxido de carbono por km percorrido.
Revista Aquecimento Global. Ano 2, no 8. Publicação do Instituto Brasileiro de Cultura Ltda.
Um dos principais constituintes da gasolina é o octano (C8H18). Por meio da combustão do octano é possível a liberação de energia, permitindo que o carro entre em movimento. A equação que representa a reação química desse processo demonstra que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UEG)
O último quadro da tirinha, elaborado em linguagem não verbal, estabelece em relação à fala de Felipe uma:
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UNIT)
Uma série de estudos já detectou na água potável de várias cidades, sempre em doses muito pequenas, a presença de substâncias que afetam o funcionamento hormonal, conhecidas pelos especialistas como interferentes endócrinos. São contaminantes com origem em atividades humanas e que não são eliminados de maneira satisfatória pelas estações de tratamento de água. Durante o doutorado no campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a patologista Marize Solano foi além da detecção das substâncias na água. Ela analisou o efeito de amostras de água da torneira colhidas em 2010 e 2012, em Campinas, interior paulista, no desenvolvimento reprodutivo de ratas. Apesar de fracos, os efeitos apontam para uma aceleração no desenvolvimento da puberdade, principalmente no caso das amostras de 2010. Bastaram três dias consumindo a água — em que foram detectadas substâncias, como cafeína, atrazina, estrona e outras — para que os pesquisadores observassem um aumento no peso do útero e na espessura do endométrio, indicadores de resposta estrogênica. Com uma exposição mais longa, de 20 dias, as ratas apresentaram alterações hormonais, sobretudo nos níveis dos hormônios folículo-estimulante e luteinizante (EndocrineDisruptors, maio). Os efeitos verificados são ainda sutis e registrados apenas em roedoras, mas podem ser um sinal de alerta para seres humanos — sobretudo quando se leva em conta o consumo prolongado de água tratada ao longo da vida.
(BUENO, 2015)
O aumento da espessura do endométrio reflete o aumento do hormônio:
- Matemática | B. Regra de Três
Duas torneiras jogam água em um reservatório, uma na razão de 1 m³ por hora e a outra na razão de 1 m³ a cada 6 horas. Se o reservatório tem 14 m³, em quantas horas ele estará cheio?
- Matemática | 12.1 Triângulos
A inclinação de um telhado depende do tipo e da marca das telhas escolhidas. A figura é o esboço do telhado da casa de um específico proprietário. As telhas serão apoiadas sobre a superfície quadrada plana ABCD, sendo BOC um triângulo retângulo em O. Sabe-se que h é a altura do telhado em relação ao forro da casa (a figura plana ABOE), b = 10 é o comprimento do segmento OB, e d é a largura do telhado (segmento AB), todas as medidas dadas em metro.
Disponível em: www.toptelha.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.
Sabe-se que, em função do tipo de telha escolhida pelo proprietário, a porcentagem i de inclinação ideal do telhado, descrita por meio da relação i =
O proprietário avalia ser fundamental respeitar a inclinação ideal informada pelo fabricante, por isso argumenta ser necessário adquirir a quantidade mínima de telhas correspondente a:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Qual é a pessoa que vocês mais admiram? Por quê?
b) O que essa pessoa faz para que vocês a admirem tanto?
2. Segundo passo
2.1. Professor, peça aos alunos que escrevam no quadro nomes que eles admiram.
Personagem
Na música
Na escola
Na família
2.2. Reflita com os alunos.
Existem pessoas que, com suas atitudes, vão se tornando importantes para nossa vida.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o jogador Neymar.
Leia para os alunos o texto que fala sobre o jogador Neymar.
Na correria do dia a dia, seria fácil pensar nos próprios problemas, esquecer as mazelas do mundo e tocar a vida sem grandes preocupações, certo? Mas isso não se aplica a alguns famosos que gostam de reservar parte do seu tempo para fazer boas ações e ajudar quem precisa. Craque no campo, Neymar também bate um bolão quando o assunto é ajudar ao próximo. Em 2014, ele inaugurou o "Instituto Projeto Neymar Jr.” no litoral de São Paulo. Sempre que tem oportunidade, o atacante da seleção brasileira fala sobre o complexo esportivo que oferece salas para alfabetização em inglês e espanhol, salas de leitura, cinema, informática e de cursos profissionalizantes. Isso tudo sem contar o espaço médico e odontológico.
Disponível em:<http://www.purepeople.com.br/noticia/confira-cinco-famosos-que-dao-um-show-de-solidariedade-com-boas-acoes_a81988/1> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3.2. Peça aos alunos que respondam às perguntas de acordo com o texto:
a) O que algumas pessoas famosas fazem além do trabalho que exercem?
b) O que vocês pensam sobre as atitudes dessas pessoas?
3.3. a) Peça aos alunos que sublinhem no texto o que o jogador Neymar faz para ajudar ao próximo.
b) O que vocês acham da atitude do Neymar?
c) Neymar é uma pessoa que vocês admiram? Por quê?