Esta atividade não possui gabarito. questao 58 parte 2
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03.2. Os migrantes
Leia o poema a seguir sobre os candangos e responda à questão.
Aqueles Candangos
Aqueles candangos, eu os vi chegar,
carregando o peso da crueldade, arrastados pela força da miséria,
eram homens, mulheres e crianças [...]
[...] o nordestino bravo e forte, fez-se candango, desbravou a terra, construiu aqui o baluarte da fé,
Brasília menina, Brasília mulher,
depois eu os vi partir, estavam mais sujos, mais rotos,
mais sulcadas as covas dos seus rostos
nada restava daqueles seres, nada, eram sombras místicas que se desagregavam como partículas soltas de noite sem destino,
somente a alma ultrapassava o abismo intacta, simples, imensurável, eterna,
Esta, senhores é a outra face de Brasília, mergulhada na sombra da miséria. Lilian Magnavita
Disponível em: <http://www.bdb.org.br/poeira&batom/poema.html> Acesso em:09 mar.2014. (Fragmento)
Vocabulário Desbravou: explorou Baluarte: suporte Rotos: rasgados Sulcadas: enrugadas Místicas: filosóficas Intacta: não tocado Imensurável: que não pode ser medido
Descreva, no quadro a seguir, como era a vida dos candangos.
- Inglês - Fundamental | 06. Aprendendo Inglês com os Bichinhos
Unscramble the letters to write the name of a pet. Draw it in the box.
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Sabe-se que a hipótese heterotrófica é a mais aceita para explicar a origem da vida. Essa hipótese foi proposta com base na suposição de que tenha se formado uma sopa orgânica na terra primitiva. Dentre as condições abaixo, podemos afirmar corretamente que uma das condições presentes na atmosfera primitiva, sem a qual não haveria abundância de nutrientes nos oceanos primitivos era
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Papel vegetal ou papel oficio
- Folhas de plantas
- Giz de cera
- Lápis de cor
- Lápis preto HB
ORIENTAÇÕES
- Fazer um passeio com os alunos nos jardins da escola.
- Recolher folhas de árvores.
- Fazer uma roda e conversar com os alunos mostrando a variedade de tamanhos e formas, diferentes das folhas.
- Já em sala de aula, o professor deverá distribuir folhas de papel para as crianças. Cada criança já vai estar com as folhas das árvores que colheram.
- Coloque a folha (árvore) em uma superfície lisa, sobre a mesa, o papel por cima da folha (árvore) e com o giz de cera deitado, pressione sobre o papel.
- Faça esta experiência usando também lápis preto HB e lápis de cor.
- Depois dos trabalhos prontos, monte uma exposição.
SUGESTÃO: Se for possível, o professor deverá pesquisar o nome das folhas das árvores que foram impressas pelos alunos. Será de grande valia, a identificação dessas folhas/árvores para a montagem da exposição.
Fonte: http://emef-luiza.blogspot.com.br/2015/08/
Studiare 105144
MATERIAL
- Papel vegetal ou papel oficio
- Folhas de plantas
- Giz de cera
- Lápis de cor
- Lápis preto HB
ORIENTAÇÕES
- Fazer um passeio com os alunos nos jardins da escola.
- Recolher folhas de árvores.
- Fazer uma roda e conversar com os alunos mostrando a variedade de tamanhos e formas, diferentes das folhas.
- Já em sala de aula, o professor deverá distribuir folhas de papel para as crianças. Cada criança já vai estar com as folhas das árvores que colheram.
- Coloque a folha (árvore) em uma superfície lisa, sobre a mesa, o papel por cima da folha (árvore) e com o giz de cera deitado, pressione sobre o papel.
- Faça esta experiência usando também lápis preto HB e lápis de cor.
- Depois dos trabalhos prontos, monte uma exposição.
SUGESTÃO: Se for possível, o professor deverá pesquisar o nome das folhas das árvores que foram impressas pelos alunos. Será de grande valia, a identificação dessas folhas/árvores para a montagem da exposição.
Fonte: http://emef-luiza.blogspot.com.br/2015/08/
- Ciências - Fundamental | 04. Movimento, forças e máquinas simples
Analise as informações a seguir e resolva à questão.
Para a conservação de estradas e a abertura de outras, muitos equipamentos são utilizados.
Para a construção de ruas e estradas, que impactos o ambiente natural pode sofrer?
Justifique sua resposta.