(Uff ) O feijão, o arroz, o milho e a mandioca fazem parte da dieta básica do brasileiro e são plantados em todas as regiões do país. Considere esses vegetais e aponte quais pertencem à classe das monocotiledôneas.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.4. Dança
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube)
- Aparelho de som
- CD – com músicas de Baião.
- Papel canson formato A4
- Lápis de cor
- Lápis de cera
- Canetinha
PROCEDIMENTOS
- O professor levantará questões para que o grupo de crianças expressem seus conhecimentos
sobre essa linguagem, realizando e registrando na lousa as seguintes perguntas:
- .Vocês já assistiram a um espetáculo de dança?
- . O que é dança?
- . Onde as pessoas costumam dançar?
- . Para que dançamos?
- . Quem dança ou pode dançar?
- . Vocês sabem o nome de dançarinos ou coreógrafos?
- . Quais são as danças que vocês conhecem?
- . O que é preciso para haver dança?
- . O que movemos quando dançamos?
- . Como nos movemos?
- . Onde nos movemos?
- O professor propõe que as crianças assistam algumas danças da nossa cultura: xaxado, xote,
baião, dando as seguintes orientações: durante a apreciação das danças, observem e
identifiquem quem dança (mulheres, homens, crianças), o modo como as pessoas dançam
(os movimentos realizados pelo corpo no espaço), o lugar onde a dança acontece (se é na
rua, no teatro, na igreja, no clube, no palco, na escola), de que forma as pessoas estão
vestidas (figurino), o que tem nesse lugar onde a dança acontece (cenário), como os
dançarinos se movem no espaço? Por que e para que as pessoas estão dançando?
Disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=bvLSxUg8-jA
http://www.youtube.com/watch?v=miOlLzPPcoc
http://www.youtube.com/watch?v=sOGhpphrywo
http://www.youtube.com/watch?v=lQvPi2S3aas&feature=fvst
- As crianças expressam o que percebem durante a apreciação das danças. O professor deverá
registrar as ideias, sentimentos e impressões emitidas pelo grupo. Durante a conversa, deverá
ampliar os conhecimentos das crianças, trazendo informações sobre a diversidade de danças
existentes em nosso país, destacando Brasil como um país com grande diversidade de danças
e alguns nomes e obras de dançarinos e coreógrafos do estado, do Brasil e do mundo que se
dedicaram e se dedicam ao estudo da dança como, por exemplo, o coreógrafo e dançarino
que viveu na metade deste século na Hungria, Rodolfo Laban, autor do livro Dança Educativa
Moderna, a professora doutora Isabel A. Marques, pioneira no Brasil na sistematização e
pesquisa na área de ensino de dança, a qual assessorou o MEC e a UNESCO na redação de
documentos para a introdução da dança no currículo escolar do Brasil e na América Latina.
- Além disso é possível discutir e desmistificar o preconceito que ainda existe em relação à
dança como algo apenas de mulher, inferior a outros conhecimentos ao ponto de ser tratada
na escola como atividade festiva, como se esta linguagem não tivesse um conteúdo próprio
para ser aprendida na escola.
- O professor vai trabalhar com as crianças o Baião. O professor vai ler o texto e em seguida
perguntar : O baião é uma dança típica de qual região do Brasil? Quem inventou? Ao
olharmos para essa dança o que nós sentimos e lembramos?
"Baião Histórico: Segundo muitos pesquisadores a origem desta dança e música esta ligada ao
Fado ,dança muito comum em Portugal, além de apresentar elementos da cultura
africana. Alguns pesquisadores classificam o Baião como uma transformação de um tipo de
Samba, que aos poucos foi se adaptando ao gosto e vida do povo do Sertão ,muito diferentes
do povo do Litoral .A Dança também era conhecida como Baiano, possivelmente por ter se
originado, ou ter sido muito difundida no interior da Bahia, esta dança já era muito
conhecida no Maranhão ,Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e
Bahia, possuindo grande variedade de coreografias . A dança não era executada pelo o povo
nas ruas, era apenas utilizada em ocasiões de festejos Sociais como
batizados, aniversários ,casamentos, dentre outros. O Baião tanto a Dança como a Música
abrange duas fases ,a mais antiga onde surge o Baião no Nordeste, e posteriormente durante
o século XIX muito difundido no Brasil a partir de 1946 com Luiz Gonzaga, "o rei do baião".
- Dança e Música e Instrumentos Musicais: A coreografia do Baião não é de passos
determinados, ela consiste basicamente no improviso dos movimentos, isto também se aplica
as letras das musicas ,onde a marca principal é o improviso dos cantores, inspirados nas
circunstâncias. Na Dança formam-se pares ,homens com mulheres estes pares podem a vir ou
não a se desfazer durante o desenrolar da festa, não existe uma norma para a formação do
par ,ficando de livre escolha, podendo muitas vezes na falta de com quem dançar, dançar
com crianças, sozinho ou mulher com outra mulher. A quantidade de Músicos pode variar
bastante ,são predominante em número de três os chamados "Trio de
Forró"(Sanfona, Triângulo, Zabumba), mas ocasionalmente este número pode cair para dois
ou até mesmo um .Os instrumentos são basicamente: Sanfona, Triângulo ,Zabumba, podendo
ainda fazer parte a Rabeca ,Pandeiro e Agogô."
Fonte: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/
- Depois da conversa com as crianças sobre o Baião, o professor vai propor à turma que façam
um desenho sobre a história do Baião.
- O professor vai distribuir as folhas para as crianças. Deixar as crianças fazerem os desenhos
livremente. Peça as crianças para observarem os passos, as roupas, os ritmos etc , que foram
apresentado durante a dança ( nos vídeos).
- O professor poderá colocar uma música de baião, (som ambiente) para inspirar as crianças.
- Incentive os alunos a colorir usando cores fortes, igual as pinturas de Matisse.
- Com a ajuda das crianças, monte uma exposição na sala de aula.
- Vai ser uma atividade muito alegre !
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23922
A DANÇA REGIONAL BRASILEIRA
- Física
Em Física, um determinado corpo, ao ser analisado, pode ser considerado como sendo um ponto material ou um corpo extenso. Considerar um corpo como ponto material equivale a admitir que, na situação física em que está sendo analisado, ele só poderá apresentar movimento de translação, uma vez que não se pode admitir o movimento de rotação para um único ponto. Por outro lado, o corpo extenso pode apresentar tanto movimento de translação quanto movimento de rotação.Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir:
I. Um corpo extenso está em equilíbrio de translação apenas quando seu centro de massa está em repouso em relação a um determinado referencial inercial.
II. A condição de equilíbrio de translação de um corpo extenso é que a soma das forças externas que atuam no corpo seja nula.
III. A condição de equilíbrio de rotação de um corpo extenso sob a ação de um conjunto de forças coplanares é que o momento resultante em relação a qualquer eixo perpendicular ao plano das forças seja nulo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
A economia moderna depende da disponibilidade de muita energia em diferentes formas, para funcionar e crescer. No Brasil, o consumo total de energia pelas indústrias cresceu mais de quatro vezes no período entre 1970 e 2005. Enquanto os investimentos em energias limpas e renováveis, como solar e eólica, ainda são incipientes, ao se avaliar a possibilidade de instalação de usinas geradoras de energia elétrica, diversos fatores devem ser levados em consideração, tais como os impactos causados ao ambiente e às populações locais.
Ricardo, B. e Campanili, M. Almanaque Brasil Socioambiental. Instituto Socioambiental. São Paulo, 2007 (adaptado).
Em uma situação hipotética, optou-se por construir uma usina hidrelétrica em região que abrange diversas quedas d’água em rios cercados por mata, alegando-se que causaria impacto ambiental muito menor que uma usina termelétrica. Entre os possíveis impactos da instalação de uma usina hidrelétrica nessa região, inclui-se
- Física | B. Vetorial
(UDESC) O velódromo, nome dado à pista onde são realizadas as provas de ciclismo, tem forma oval e possui uma circunferência entre 250,0 m e 330,0 m, com duas curvas inclinadas a 41o. Na prova de velocidade o percurso de três voltas tem 1.000,0 m, mas somente os 60 π últimos metros são cronometrados. Determine a frequência de rotação das rodas de uma bicicleta, necessária para que um ciclista percorra uma distância inicial de 24 π metros em 30 segundos, considerando o movimento uniforme. (O raio da bicicleta é igual a 30,0 cm.) Assinale a alternativa correta em relação à frequência.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(UFU) Conforme Marx e Engels:
“O modo pelo qual os homens produzem seus meios de vida depende, antes de tudo, da própria constituição dos meios de vida já encontrados e que eles têm de reproduzir. Esse modo de produção não deve ser considerado meramente sob o aspecto de ser a reprodução da existência física dos indivíduos. Ele é, muito mais, uma forma determinada de sua atividade, uma forma determinada de exteriorizar sua vida, um determinado modo de vida desses indivíduos”.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Huitec, 1999, p. 27.
Da leitura do trecho, conclui-se que: