(Unesp) Um químico e um biólogo discutiam sobre a melhor forma de representar a equação da fotossíntese. Segundo o químico, a equação deveria indicar um balanço entre a quantidade de moléculas e átomos no início e ao final do processo. Para o biólogo, a equação deveria apresentar as moléculas que, no início do processo, fornecem os átomos para as moléculas do final do processo.
As equações propostas pelo químico e pelo biólogo são, respectivamente,
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai perguntar para os alunos se eles sabiam que dá para fazer uma câmera fotográfica caseira. Isso mesmo, câmera fotográfica caseira. É a pinhole – se fala "pinrrou"
- Falar um pouco com os alunos sobre este tipo de câmera.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2mera_pinhole
- https://pt.wikihow.com/Fazer-uma-C%C3%A2mera-Pinhole
- http://pinhole.net.br/
- O princípio de funcionamento da pinhole é como o do cinema na caixa, em que precisamos apenas de uma caixa escura com um pequeno furo. Para que a câmera pinhole capte a imagem adequadamente é preciso que a caixa esteja bem fechada, sem nenhuma entrada de luz. A exceção fica por conta do feixe de luz que vai entrar pelo buraco feito especialmente para tirar a foto.
- Antes dos alunos começarem a confeccionar a câmera, o professor vai passar um vídeo mostrando como vai ser este processo.
- Disponível: http://www.manualdomundo.com.br/2012/11/camera-fotografica-caseira-pinhole-de-lata/
- Esta atividade pode ser feita em duplas.
- Depois que o professor passar o vídeo, ele deverá distribuir para cada dupla o procedimento de como fazer a pinhole. Com isso, os alunos somente deverão seguir as etapas de construção da câmera.
Como fazer a pinhole:
- Cole o papel cartão dentro da lata ra que não entre absolutamente luz nenhuma. Se estiver usando tinta, pinte todo seu interior.
- Não se esqueça de que a tampa também deve ficar preta!
- Faça um furo na parte lateral da lata usando o prego. Com a lixa, tire as rebarbas de alumínio que ficaram.
- Faça um pequeno quadrado com o alumínio da lata de refrigerante e cole do lado de fora da sua máquina fotográfica.
- Não se esqueça de fazer um furinho, bem pequenininho, no meio desse quadrado.
- Cole o quadrado de alumínio na lata.
- Não se esqueça de alinhar os furos!
- Em seguida, do lado de fora, tampe o furo com a fita adesiva.
- Coloque o papel fotográfico dentro da lata.
Sua câmera fotográfica pinhole está pronta! Dicas*** Sobre o papel fotográfico para a pinhole:
- O papel fotográfico preto e branco, que usamos para tirar fotos na pinhole, é encontrado em lojas especializadas. Normalmente, encontramos o papel nos tamanhos 9cm x 14cm ou 10cm x 15cm.
- O papel deve ser manuseado em um quarto escuro, que não tenha nenhuma entrada de luz. Caso contrário, o papel estragará. Para iluminar o quarto, use apenas uma lâmpada vermelha de 15W, já que a luz vermelha não estraga esse tipo de papel.
- No quarto escuro, prenda o papel fotográfico na região interna da lata oposta ao furo.. Tampe muito bem a lata.
- Depois da câmera pronta, os alunos vão começar a fotografar para ver os resultados que esta câmera nos proporciona.
Professor, comente algumas dicas sobre este tipo de fotografia para não criar nenhuma expectativa nos alunos.
Fotografando com a pinhole.
Fotografar com a máquina fotográfica pinhole é uma experiência e tanto.
Não desanime se as primeiras fotos não forem do seu agrado.
O tempo em que o furinho fica aberto para tirar a foto varia de 10 segundos, se o dia estiver bem claro, a 60 segundos em dias nublados.
Depois de várias fotos, você conseguirá calibrar sua pinhole.
Além do tempo de exposição, o resultado da foto também vai depender do papel que você usar.
Depois de tirar a foto, você só poderá abrir sua pinhole em uma sala escura, iluminada apenas com luz vermelha.
Mas o papel ainda não traz a foto. Ela precisa ser revelada.
Se você abrir sua máquina fotográfica em um lugar claro, sua foto estragará.
Fonte: http://www.manualdomundo.com.br/2012/11/camera-fotografica-caseira-pinhole-de-lata/
- Química | A. Cálculos Químicos
(UNIME) Uma das formas de diminuir a incidência da anemia em crianças é a do enriquecimento da farinha de trigo com sulfato ferroso, FeSO4, destinada à fabricação do pão francês. Bastam 32,0mg desse sal por kg de farinha para que a deficiência de ferro seja sanada.
A partir dessa informação, é correto afirmar:
- Matemática | 15.2 Reta
(UFJF) Dados os pontos A = (1,2), B = (3,5), C = (1,1) e D = (2,3), considere as afirmações:
I. Os pontos A, B e D são colineares.
II. Uma reta perpendicular à reta determinada pelos pontos A e B tem coeficiente angular m = - 2/3.
III. A distância do ponto A à reta determinada pelos pontos B e C é 10 unidades de comprimento.
É CORRETO afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2022 2° APLICAÇÃO) O lobo que não é mau
A primeira coisa a saber é que o guará não é, na verdade, um lobo. Embora seja o maior canídeo silvestre da América do Sul, sua espécie (Chrysocyon brachyurus) é de difícil classificação. Alguns cientistas dizem que é parente das raposas, outros, que é parente do cachorro-vinagre sul-americano. Mas, de lobo mesmo, ele não tem nada. Além disso, é um animal onívoro. Porém, em algumas regiões, a sua dieta chega a quase 70% de frutas, especialmente da lobeira, uma árvore típica das savanas brasileiras, que contribui para a saúde do animal, prevenindo um tipo de verminose que ataca os rins do guará.
O lobo-guará não é um animal perigoso ao homem. Não existe nenhum registro, em toda a história, de um guará que tenha atacado uma pessoa, mas, ainda assim, são vistos como “maléficos”. Por quê? Porque, em ambientes degradados, o lobo, para sobreviver, acaba atacando galinheiros ou comendo aves que são criadas soltas. Com a desculpa de “proteger sua criação”, pessoas com baixo nível de consciência ecológica acabam matando os animais.
Se não bastassem a matança e a destruição de ambientes naturais, o lobo-guará ainda apresenta grande índice de morte por atropelamento em estradas.
O fato é que o lobo-guará precisa de nós mais do que nunca na história.
FERRAREZI JR., C. Revista QShow, n. 20, nov. 2015 (adaptado).
Esse texto de divulgação científica utiliza como principal estratégia argumentativa a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia os textos sobre o jeito de ser das crianças: Juliana e Sarah.
Eu me chamo Sarah, tenho 8 anos e moro em Fortaleza, no estado do Ceará. Moro com minha avó e minha tia. Gosto de ir à praia todos os dias.
Visto camiseta e short para brincar com meus amigos, porque aqui faz muito calor. Adoro água de coco e sorvete.
Eu me chamo Juliana, tenho 8 anos e moro em Betim, no estado de Minas Gerais. Moro com meus pais e dois irmãos.
Minha brincadeira predileta é andar de bicicleta na pracinha da igreja com meus amigos.
Gosto de comer pão de queijo e macarronada.
Visto, quase sempre, calça jeans e blusa.
Complete o quadro a seguir: