Analise o quadro a seguir e observe que ele apresenta algumas multiplicações.
A) Complete-o com os resultados das multiplicações.
B) O que acontece quando você dobra os resultados dos fatos de 2? Você encontrará os resultados dos fatos de que número? Por que isso acontece? C) Se você tem os resultados dos fatos de 10, como pode fazer para obter os resultados dos fatos de 5? Explique.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 01. Conjuntos Numéricos
Qual é o período da dízima representada por
?
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
• Caderno de artes
• Lápis e borracha
• Papel manteiga ou vegetal
• Papel colorset de diferentes cores
• Grampos de pasta de fichário (para as articulações dos bonecos)
• Tesouras
• Canetinhas hidrocor coloridas
Desenvolvimento:
1 - Leve a turma para o laboratório de informática, onde deverão acessar o site oficial do Grupo Giramundo: (http://www.giramundo.org/index.html)
2 - Proponha que acessem o link Teatro na barra de menu do site. Dentro dele as crianças poderão visitar as principais peças montadas pelo Giramundo. Basta clicar sobre o nome da peça para ter acesso às informações e alguns bonecos construídos para cada uma delas.
Sugiro:
Cobra Norato,
Giz,
A Flauta Mágica,
Pedro e o Lobo,
Ubu Rei,
Os Orixás,
Pinóquio
Mil Léguas Submarinas.
3 - Enquanto pesquisam os alunos poderão fazer registros no caderno de artes do que mais acharem interessante - desde informações escritas quanto e, sobretudo, informações e registros visuais, ou seja, pequenos desenhos de imagens vistas e apreciadas.
4 - Outra opção enriquecedora seria assistir com os alunos a alguns vídeos do Giramundo, por exemplo, as entrevistas com Álvaro Apocalypse. Veja os vídeos também através de indicação do site oficial: http://www.youtube.com/grupogiramundo.
5 - Monte uma roda de conversa com os alunos sobre o que aprenderam sobre o Giramundo.
6 - Proponha agora aos alunos uma investigação sobre a história de Pinóquio. Tentem reunir o maior número possível de livros ilustrados sobre a história de Pinóquio.
7 - Leia a história para seus alunos e cada um deles que tenha conseguido um livro diferente deverá mostrar para a turma as ilustrações, sobretudo relativas ao boneco. A partir das imagens será possível pensar quais os sentimentos cada ilustração desperta e compará-las aos bonecos da peça Pinóquio do Grupo Giramundo.
8 - Cada aluno poderá agora, através do livro de histórias que tiver em mãos, transformar o personagem de Pinóquio em um boneco articulado.
9 - Coloque o papel manteiga ou vegetal sobre o livro e copie a forma do boneco conforme ilustração.
10 - Coloque o papel manteiga ou vegetal desenhado sobre as folhas de colorset colorido segundo o interesse pela cor do papel. Recorte assim parte por parte usando o desenho do papel manteiga/vegetal como molde. Cuidado para não perder as partes!!!
11- O rosto poderá ser desenhado ou xerocado e colorido.
12 - Monte o seu boneco articulado levando em consideração as partes do corpo do Pinóquio do Giramundo
13 - Poderá então ser montada uma exposição com as imagens do Pinóquio do Giramundo e os bonecos articulados construídos pela turma, bem como a exposição das diferentes ilustrações da história e os registros feitos na visita ao site.
Referências:
1 - Sobre o Giramundo:
Disponível em: <http://www.giramundo.org/index.html>.
- Matemática | 14.3 Pirâmide
(UFPR) Um prisma possui 17 faces, incluindo as faces laterais e as bases inferior e superior. Uma pirâmide cuja base é idêntica à base do prisma, possui quantas arestas?
- Sociologia - Fundamental | 1. Cultura
(Enem PPL 2020) As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica – mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.
A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem que mostra quatro etapas do processo de combate à entrada de bactérias no corpo humano.
Disponível em: <http://dc105.4shared.com/doc/jfiFDrWv/preview007.png>. Acesso em: 14 março 2013. (Adaptado).
A) Explique o papel dos sinais químicos liberados pelas células humanas.
B) Descreva o processo apontado em 4.