(Uespi) As técnicas de cultivo in vitro de plantas se utilizam de uma série de fitormônios para garantir o desenvolvimento da planta no laboratório, antes da mesma ser levada para o campo. Sobre esse assunto, identifique a correlação correta entre o fitormônio e a sua respectiva função na planta:
Questões relacionadas
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Pela seção de um condutor metálico submetido a uma tensão elétrica, atravessam 4.1018 elétron sem 20 segundos.
A intensidade média da corrente elétrica, em ampere, que se estabelece no condutor corresponde a:
Dado: carga elementar 1,610-19C
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
Moscas, besouros e formigas formam CSI animal
Ao chegar a uma cena de crime, os peritos não se dirigem apenas ao cadáver – observam também insetos presentes. “Eles ajudam a elucidar questões relacionadas à morte violenta, maus-tratos e sequestros”, explica a perita Janyra da Costa. A prática ainda não é comum no Brasil, mas já virou regra nos EUA e na Europa. A formiga revela que a vítima sofreu maus-tratos antes da morte – pois sua presença indica más condições de higiene no local. É bastante útil em investigações de sequestro, pois costuma estar presente em lugares confinados ou buracos onde insetos maiores não conseguem circular. As moscas são úteis nos casos em que o corpo já está em estágio avançado de decomposição. Os peritos capturam a mosca no local do crime, e analisam o sistema digestivo dela. A presença de certos elementos, como chumbo ou esperma, indica que a vítima foi baleada ou sofreu violência sexual. Quando a polícia invade um cativeiro, procura por mosquitos que se alimentam de sangue humano e por isso podem conter urna amostra do DNA do sequestrador. Estes também são usados quando há suspeita envolvendo drogas, pois revelam se a vítima consumiu cocaína, heroína ou anfetamina (Super Interessante, abril/2011).
Sobre a classe insecta assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Texto base: No tempo de reis e rainhas absolutistas No tempo em que reis e rainhas comandavam de forma absolutista na Europa, não existia essa história de que o governante representava os interesses da população. Escolher um chefe de Estado por meio do voto? Nem pensar! O povo tinha de se conformar com o rei que recebera de “presente”. Caso não ficasse contente, a melhor coisa a fazer era não fazer nada... não se manifestar. Panelaço? Jamais! Naquela época, quem desobedecia ao rei tinha como única alternativa a sua cabeça rolando, depois da guilhotina. Além disso, tudo, absolutamente tudo que pertencia a um reino, inclusive as pessoas, pertencia ao rei. Nesse ponto não havia nenhuma discriminação... Não havia diferença entre Estado e rei: os impostos que o povo pagava ao Estado e as riquezas adquiridas em uma guerra eram considerados também propriedades do rei... Existiu até um deles que disse, sem ficar corado: “O Estado sou eu”!
Enunciado:
É correto dizer que os reis europeus absolutistas:
- Matemática | 05. Matrizes
(PUC-RS) Dada a matriz .e a função f definida no conjunto das matrizes 2x2 por f(X) = X2 – 2X, então f(A) é:
- Química | 2.4 Cinética Química
(IFSP) Um técnico de laboratório químico precisa preparar algumas soluções aquosas, que são obtidas a partir das pastilhas da substância precursora no estado sólido. A solubilização desta substância consiste em um processo endotérmico. Ele está atrasado e precisa otimizar o tempo ao máximo, a fim de que essas soluções fiquem prontas.
Desse modo, assinale a alternativa que apresenta o que o técnico deve fazer para tornar o processo de dissolução mais rápido.