A figura a seguir mostra animais que viveram em nosso planeta há muito tempo, mas que foram extintos por causa das mudanças ocorridas no ambiente em que viviam.
Sobre a extinção desses animais, assinale a afirmação correta.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La sociedad en red y sus contradicciones
[1] La difusión y el desarrollo de los sistemas
tecnológicos han cambiado la base material de nuestras vidas,
por tanto la vida misma, en todos sus aspectos: en cómo
[4] producimos, cómo y en qué trabajamos, cómo y qué
consumimos, cómo nos educamos, cómo nos
informamos-entretenemos, cómo vendemos, cómo
[7] nos arruinamos, cómo gobernamos, cómo hacemos la guerra y
la paz, cómo nacemos y cómo morimos, y quién manda, quién
se enriquece, quién explota, quién sufre y quién se margina.
[10] Las nuevas tecnologías de información no determinan lo que
pasa en la sociedad, pero cambian tan profundamente las reglas
del juego que debemos aprender de nuevo, colectivamente,
[13] cuál es nuestra nueva realidad, o sufriremos, individualmente,
el control de los pocos (países o personas) que conozcan los
códigos de acceso a las fuentes de saber y poder.
[16] La economía de la sociedad de la información es
global. Pero no todo es global, sino las actividades
estratégicamente decisivas: el capital que circula sin cesar en
[19] los circuitos electrónicos, la información comercial, las
tecnologías más avanzadas, las mercancías competitivas en los
mercados mundiales, y los altos ejecutivos y tecnólogos. Al
[22] mismo tiempo, la mayoría de la gente sigue siendo local, de su
país, de su barrio, y esta diferencia fundamental entre la
globalidad de la riqueza y el poder y la localidad de la
[25] experiencia personal crea un abismo de comprensión entre
personas, empresas e instituciones.
Por ello es a la vez la sociedad de las proezas
[28] tecnológicas y médicas y de la marginación de amplios sectores
de la población, irrelevantes para el nuevo sistema, por ello no
podemos desarrollar su dimensión creativa y escapar a sus
[31] efectos potencialmente devastadores sin afrontar
colectivamente quiénes somos y qué queremos. Lo que tal vez
debiéramos plantearnos es cómo reequilibrar nuestro
[34] superdesarrollo tecnológico y nuestro subdesarrollo social.
Manuel Castells. Internet: (con adaptaciones).
En conformidad con las ideas del texto, juzgue lo ítem siguiente.
El tercer párrafo presenta consecuencias resultantes de lo expuesto en el segundo.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia um trecho do depoimento do Senhor Ariosto que nasceu e viveu na cidade de São Paulo, naquela época:
Nasci na Avenida Paulista, em 1900, na cidade de São Paulo. [...]
Naquela época não existiam brinquedos. Penso que eles começaram a surgir só depois de 1910, mas vinham de fora, de outros países.
Eu fazia carrinhos com rodas de carretel de linha e nós brincávamos o dia todo, livremente, nunca me machuquei porque a rua não tinha carros. [...]
A criançada corria e jogava no meio da rua, futebol com bola feita de meia. As meninas convidavam a gente para brincar de roda e de pular corda. [...]
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. Companhia das Letras.
A partir da leitura do trecho, responda:
(A) Como eram feitos os carrinhos e as bolas de futebol naquela época?
__________________________________________________________________________________.
(B) Como são feitos hoje?
__________________________________________________________________________________.
(C) Qual a diferença da rua daquela época com a rua que você mora hoje?
__________________________________________________________________________________.
(D) As meninas brincavam de que tipo de brincadeiras?
__________________________________________________________________________________.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto para responder a questão.
Esse texto tem como finalidade
- Matemática - Fundamental | 16. Medidas de Comprimento
A MÃE DE ANINHA É COSTUREIRA.
Disponível em < https://image.shutterstock.com/image-vector/woman-seamstress-work-on-sewing-600w-628382981.jpg>. Acesso em: 06/06/2019.
QUE INSTRUMENTO DE MEDIDA A MÃE DE ANINHA USA PARA TIRAR AS MEDIDAS DE SUAS CLIENTES?
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Admita que determinado lago possa suportar uma população máxima de 10.000 peixes e que, para uma pequena população inicial p, a rapidez de seu crescimento seja diretamente proporcional ao produto dessa população p existente pela diferença da população máxima e a já existente. Em outras palavras, a rapidez de crescimento (C) para uma população inicial p, 0 < p < 10000, é dada por C(p) = k . p . (10000 - p), sendo k uma constante positiva. O gráfico cartesiano que melhor representa a função C(p), para p real, é