Nos últimos anos, temos visto cada vez mais notícias sobre as mudanças que o planeta está enfrentando, como o aumento das temperaturas, o derretimento das geleiras e a perda da biodiversidade. Diante dessa situação, é importante que cada um de nós faça a sua parte para preservar a natureza e reduzir os impactos das atividades humanas no planeta.
Explique de que forma as ações humanas têm contribuído para os problemas ambientais que o planeta está enfrentando.
Questões relacionadas
- Física
Pedro e Paulo diariamente usam bicicletas para ir ao colégio. O gráfico abaixo mostra como ambos percorreram as distâncias até o colégio, em função do tempo, em certo dia.
Com base no gráfico, considere as seguintes afirmações.
I. A velocidade média desenvolvida por Pedro foi maior do que a desenvolvida por Paulo.
II. A máxima velocidade foi desenvolvida por Paulo.
III. Ambos estiveram parados pelo mesmo intervalo de tempo, durante seus percursos.
Quais estão corretas?
- Língua Portuguesa | E. Crase
(IFSP) A jabuticaba só nasce mesmo no Brasil?
Em seu discurso de agradecimento pelo prêmio de Economista do ano em 2003, Pérsio Arida, um dos idealizadores do Plano Real, utilizou um argumento inusitado para justificar a taxa de juros de equilíbrio de 8% ao ano no Brasil. “Certas coisas são iguais à jabuticaba, só ocorrem no Brasil”, explicou ele na época. Rapidamente, jornalistas e intelectuais passaram a citar a frase como parte da chamada “Teoria da Jabuticaba”, com o objetivo de explicar em seus textos o porquê de alguns fenômenos só acontecerem no Brasil.
Se nas Ciências Humanas a tal teoria parece fazer sucesso, do ponto de vista biológico ela está equivocada. Quem garante isso é o pesquisador da APT (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) Eduardo Suguino que tratou de derrubar alguns mitos sobre a ocorrência do famoso fruto. “A jabuticaba pode até ser nativa do Brasil, mas não ocorre só aqui”, explicou. “Ela já apareceu em países como Argentina e México em sua forma natural”.
Ainda de acordo com Suguino, a jabuticabeira pode ser cultivada em qualquer canto do planeta. Como se trata de uma planta propagada por semente, são necessárias apenas três condições para que ela se desenvolva: água, oxigênio e calor. Mesmo assim, ele faz questão de ponderar sobre a suposta universalidade do tradicional vegetal. “Apesar de possuir essa capacidade de ser cultivada em qualquer lugar, a jabuticabeira pode ser prejudicada por alguns fatores ambientais”, afirma. Depois, o pesquisador ainda forneceu exemplos de casos em que o vegetal pode sofrer danos. “Se levar um exemplar para a Europa durante o inverno, ele dificilmente sobreviverá fora de um vaso ou de ambiente protegido”.
(Disponível em http:// www.blogdoscuriosos.com.br. Acesso em 19.10.2013. Adaptado)
Assinale a alternativa correta de acordo com a norma padrão:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
Radares são emissores e receptores de ondas de rádio e têm aplicações, por exemplo, na determinação de velocidades de veículos nas ruas e rodovias. Já os sonares são emissores e receptores de ondas sonoras, sendo utilizados no meio aquático para determinação da profundidade dos oceanos, localização de cardumes, dentre outras aplicações.Comparando-se as ondas emitidas pelos radares e pelos sonares, temos que:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNEB) Uma prancha alisadora possui placa de cerâmica, com corpo de material plástico, cabo de superfície emborrachada, especificação 127,0V — 40,0W e com o controle de temperatura de 120°C e 210°C.
Admitindo-se que a prancha se encontra em um ambiente climatizado a 20°C, permanece ligada, corretamente, durante 30min, com o controle de temperatura acionado para 120°C e, considerando-se 1cal igual a 4,0J, desprezando-se as perdas de calor para o ambiente, pode-se afirmar que a capacidade térmica da placa de cerâmica é igual, em cal/°C, a
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
(FGV) Um feixe luminoso de raios paralelos, que se propaga em um meio óptico homogêneo, incide sobre uma superfície que separa o primeiro meio de um segundo, passando a se propagar neste. Substituindo-se o segundo meio óptico por um vidro fosco e translúcido, e admitindo que os raios de luz nele penetrem, estes perdem o paralelismo, podendo-se dizer que nessa situação ocorreu uma