Materiais necessários
- Cola branca de boa qualidade.
- Cola quente. (Pistola e refil para o professor).
- Durex colorido.
- Fita crepe.
- Grampeador de papel.
- Imagens de esculturas de Picasso. Disponíveis em: http://pt.wahooart.com/@@/8XYNNX-Pablo-Picasso-Um-copo-de-absinto
<http://kitotabla.blogspot.com.br/2012/06/cabeca-de-touro-1943-pablo-picasso.html> Acesso em: 26 mar. 2015.
<http://sheila.leirner.pagesperso-orange.fr/Materias%20Estado/arquivo/Centro%20Pompidou%20exibe%20o%20escultor%20Picasso.htm > Acesso em: 26 mar. 2015.
- Sucatas variadas: revistas e jornais velhos, sobras de papel colorido, garrafas de plástico, caixas de papelão de diversos tamanhos, potes de plástico, caixinhas de remédio, palito de churrasco, palito e pá de sorvete, sobras de lã, linha e barbante, pedaços de tecido, etc.

Copo de absinto – 1914, de Pablo Picasso.
Bronze pintado com colher de prata. Museu
De Arte da Finlândia, EUA.

Jacqueline au ruban vert, 1962, de Pablo Picasso. Aço recortado e dobrado, pintado com pastel. Galerie Jan Krugier, Genebra, Suíça.

Cabeça de touro, 1943, de Pablo Picasso. Guidões e assento de bicicleta. galerie Louise Leiris, Paris, França.
Procedimentos
1º. Mostrar as gravuras das esculturas de Pablo Picasso e peça às crianças que observem a forma que o artista deu aos materiais que ele utilizou.
2º. Organizar nas mesas os materiais para a aula. Estimular a livre expressão das crianças, mas não deixar de dar palpites e sugestões apontando possibilidades para representar o que querem.
3º. Ajudá-los, também, nos aspectos técnicos da produção, como na escolha da cola ou fita adesiva para cada material e a melhor maneira de equilibrar os materiais em sua composição.
4º. Ao término da atividade, colocar os trabalhos em exposição e fotografar para registro. Pedir a cada criança para criar um nome para sua escultura. Providenciar as plaquinhas para a exposição, como as placas das esculturas acima.