Observe a placa com os horários de funcionamento do parque.
O parque fica aberto 8 horas por dia. Isso equivale a
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Diversidade cultural brasileira
Texto base: .
Enunciado:
Gabriel Levy encara o desafio de dar ritmo a paisagens sonoras de mais de 30 destinos
É possível imaginar que alguém consiga transformar os inúmeros sons da natureza, à primeira vista aleatórios, em música? Esta é a proposta do arranjador, diretor musical, tecladista e acordeonista Gabriel Levy, novo integrante da Expedição AIRCROSS. Entre 10 de novembro e 10 de dezembro, o músico percorrerá, ao lado dos dez selecionados para participar da Expedição, cerca de oito mil quilômetros, passando por dez estados diferentes e mais de 30 cidades brasileiras, na aventura que já é considerada a maior do país.
Levy fará uma verdadeira caçada pela autenticidade sonora de cada região. Do sopro do vento ao movimento do rio, da cantoria dos pássaros ao barulho dos carros, tudo se tornará swing e notas nas mãos do músico. “O sino da igreja, o rádio ligado, os violeiros e trios elétricos, os carros de boi, caminhões, moinhos, motores…Toda transformação tecnológica implica em um desenvolvimento do panorama acústico das localidades. É este mix de situações que vou explorar durante o passeio”, explica.
Do ponto de vista acústico, a Expedição AIRCROSS, segundo Levy, pode ser considerada a vanguarda de um movimento de preocupação com o meio ambiente acústico. “O projeto busca gerar reflexões e sensibilizar a população com relação às transformações acústicas que ocorrem em todo território nacional. O simples registro das paisagens sonoras das cidades brasileiras, e o resgate de uma memória sonora e musical de seus habitantes, pode iniciar uma série de debates sobre se é este o universo sonoro que queremos”, afirma.
Gabriel Levy é formado em Educação Artística com Licenciatura em Música pelo Instituto de Artes da Unesp. Frequentou cursos de música na Faculdade Santa Marcelina e na Escola de Comunicações e Artes da USP. Estudou piano erudito e popular e acordeom, além de técnicas de regência coral. Apresenta trabalhos realizados em diversos discos infantis, como Amigos do Peito, Castelo Rá-Tim-Bum e Meninos do Morumbi. Leciona acordeom na Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira. Como arranjador, diretor musical e instrumentista, atua ao lado de artistas como Zé Geraldo, Telma Chan, Pena Branca e Xavantinho, Vânia Borges, Vidal França, Léo Canhoto e Robertinho, João Ba, André Abujamra e banda Karnak, Cid Campos, Omstrab, entre outros.
SOBRE A EXPEDIÇÃO
A Expedição AIRCROSS acontecerá de 10 de novembro a 10 de dezembro e tem como proposta fazer um verdadeiro inventário antropológico e cultural do Brasil. O material dará origem a um reality de 13 episódios, que será transmitido pelo Multishow, e, em 2011, a um documentário sobre a beleza e diversidade brasileira. Os expedicionários viajarão por mais de oito mil quilômetros, para regiões pouquíssimo exploradas, perfeitas para prática de esportes radicais como escalada, rapel, montanhismo, ciclismo, trekking, parapente, entre outros.
A viagem remonta as experiências de André Citröen, fundador da companhia, que, entre as duas guerras mundiais, fez três grandes expedições: para a o Deserto do Saara – viagem que deu origem ao Paris Dakar –, para a África e para a Ásia Central. Em todas elas, levava consigo uma equipe para registrar os traços culturais das regiões pelas quais passava. Na versão brasileira, os expedicionários poderão participar de uma festa tipicamente germânica em uma comunidade alemã no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, de um luau na Juréia, no litoral de São Paulo, de um acampamento em uma aldeia Xavante, e, de quebra, escalar o Pico da Neblina e ver o sol se pôr na Serra do Roncador, santuário metafísico dos esotéricos.
Como podemos observar, os sons da natureza não ficarão despercebidos na expedição Aircross, que pretende realizar inventário antropológico e cultural pelas regiões brasileiras que passar, os sons da natureza servirão de inspiração para o músico Gabriel Levy além dos outros sons que compõem as regiões e que não são da natureza, mas que são parte de um contexto cultural específico de cada lugar. Comente com a turma sobre esse assunto e sua importância, e fale sobre a paisagem sonora.
Peça aos alunos para gravarem sons de pássaros, tarefa que se tornou fácil nos dias de hoje, com a tecnologia dos celulares e mp3 e na sala de aula auxilie-os na complementação dos sons de pássaros pesquisados, com outros sons de instrumentos musicais como maracá, pau de chuva, triângulo, teclado, de forma que ao final eles terão composto uma música instrumental, que poderá ser apresentada depois de ensaiada, para as outras turmas da escola.
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UECE) Atente ao que se diz a respeito de vírus, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Um vírus que se aproxima da célula hospedeira injeta seu material genético e multiplica-se com a ajuda das organelas da célula infectada tem ciclo lisogênico.
( ) Todo vírus possui uma cápsula proteica protetora denominada capsídeo que encerra um genoma de DNA ou RNA.
( ) No ciclo lítico, o vírus invade a célula hospedeira e agrega seu material genético ao genoma da mesma.
( ) Apesar de poder ser causada por fungos e bactérias, a pneumonia também pode ter origem viral.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La sociedad en red y sus contradicciones
[1] La difusión y el desarrollo de los sistemas
tecnológicos han cambiado la base material de nuestras vidas,
por tanto la vida misma, en todos sus aspectos: en cómo
[4] producimos, cómo y en qué trabajamos, cómo y qué
consumimos, cómo nos educamos, cómo nos
informamos-entretenemos, cómo vendemos, cómo
[7] nos arruinamos, cómo gobernamos, cómo hacemos la guerra y
la paz, cómo nacemos y cómo morimos, y quién manda, quién
se enriquece, quién explota, quién sufre y quién se margina.
[10] Las nuevas tecnologías de información no determinan lo que
pasa en la sociedad, pero cambian tan profundamente las reglas
del juego que debemos aprender de nuevo, colectivamente,
[13] cuál es nuestra nueva realidad, o sufriremos, individualmente,
el control de los pocos (países o personas) que conozcan los
códigos de acceso a las fuentes de saber y poder.
[16] La economía de la sociedad de la información es
global. Pero no todo es global, sino las actividades
estratégicamente decisivas: el capital que circula sin cesar en
[19] los circuitos electrónicos, la información comercial, las
tecnologías más avanzadas, las mercancías competitivas en los
mercados mundiales, y los altos ejecutivos y tecnólogos. Al
[22] mismo tiempo, la mayoría de la gente sigue siendo local, de su
país, de su barrio, y esta diferencia fundamental entre la
globalidad de la riqueza y el poder y la localidad de la
[25] Experiencia personal crea un abismo de comprensión entre
personas, empresas e instituciones.
Por ello es a la vez la sociedad de las proezas
[28] Tecnológicas y médicas y de la marginación de amplios sectores
de la población, irrelevantes para el nuevo sistema, por ello no
podemos desarrollar su dimensión creativa y escapar a sus
[31] Efectos potencialmente devastadores sin afrontar
colectivamente quiénes somos y qué queremos. Lo que tal vez
debiéramos plantearnos es cómo reequilibrar nuestro
[34] Superdesarrollo tecnológico y nuestro subdesarrollo social.
Manuel Castells. Internet: (con adaptaciones).
En conformidad con las ideas del texto, juzgue lo ítem siguiente.
Es correcto inferir que las nuevas tecnologías de la información no influencian lo que pasa en la sociedad
- Química | 1.2 Estrutura Atômica
Os núcleos dos átomos são constituídos de prótons e nêutrons, sendo ambos os principais responsáveis pela sua massa. Nota-se que, na maioria dos núcleos, essas partículas não estão presentes na mesma proporção. O gráfico mostra a quantidade de nêutrons (N) em função da quantidade de prótons (Z) para os núcleos estáveis conhecidos.
O antimônio é um elemento químico que possui 50 prótons e possui vários isótopos ― átomos que só se diferem pelo número de nêutrons. De acordo com o gráfico, os isótopos estáveis do antimônio possuem
- Ciências - Fundamental | 11. Os Materiais Artificiais
Leia as informações, analise as imagens e resolva a questão.
Na Feira de Cultura da escola, os alunos do 2º ano apresentaram brinquedos artesanais feitos de sucata. Todos os visitantes se divertiram muito e usaram os brinquedos expostos. Veja o brinquedo chamado de vai e vem, feito de garrafa pet e duas crianças brincando com ele. Disponível em: < http://files.eflog.net/fotos/img369672_arteunica.jpg>. Acesso em: 24 set. 2013. Disponível em: <http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/bd1fcf2770a1f7c7de13dc500e2b9952.jpg>. Acesso em: 24 set. 2013.
Enunciado:
Esse brinquedo poderia ser construído com garrafas de vidro? Por quê?