A partir da leitura do trecho acima e de nossos estudos em sala de aula, elabore um texto com o seguinte título “Brasil: que país é este?”
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia a entrevista completa com a turma do Porta dos Fundos Na edição 140 da ME, você curtiu os melhores momentos da entrevista. Aqui vai o papo completo com a turma mais engraçada do YouTube. por Marcel Nadale | Edição 140
Vocês sempre souberam que queriam ser comediantes? Nos tempos de escola, eram os palhaços da classe? FABIO PORCHAT Eu sempre fui muito extrovertido. Adorava contar piada pra família. Minhas tias sempre me contavam algumas ou me davam livrinhos de piada. Nunca quis nem ser ator, mas sempre fui o aluno que fazia piadinhas no fundão, sabe? Gostava de criar histórias e sempre fui um bom contador de causos. ANTÔNIO TABET Não soube que queria ser comediante desde sempre. Para mim, foi algo que apareceu com o tempo. Na escola, ser o engraçadinho passou a me salvar de certos problemas. Daí, investi nisso. Deu certo. [...] Que dicas vocês dariam para outras pessoas que, como vocês, também querem fazer humor em vídeos na internet? ANTÔNIO TABET Desistam. Vão estudar. Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/leia-a-entrevista-completa-com-a-turma-do-porta-dos-fundos. Acesso em 10 nov. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
a) Quais elementos estruturais do gênero “entrevista” estão presentes no fragmento anterior?
b) Qual é a intencionalidade do autor ao usar a palavra “causos” em vez de “casos”?
c) Há uma contradição na fala de Antônio Tabet. Qual é ela?
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
A Ásia era em 2005, e continuará a ser em 2050, o continente mais populoso do mundo, saltando de 3 921 milhões de habitantes para 5 300 milhões. Observe no mapa a seguir essa situação, bem como a de alguns países que estão nesse continente.
A partir da observação do mapa, aponte a análise correta.
- Matemática - Fundamental | 28. Adição e subtração com decimais
Analise atentamente o gráfico apresentado a seguir e responda o que se pede.
VOCABULÁRIO
Subestima – calcular errado, para menos.
Ilegal – que é contrário às leis.
Extração – retirada
a) Em que ano foi maior a extração de madeira na Amazônia?
b) Em que ano foi menor a extração de madeira na Amazônia?
c) Qual a diferença da quantidade de madeira extraída nesses anos? Escreva essa diferença de duas maneiras diferentes.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem a seguir
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_6filHvZMhxI/TKJ5716CG6I/AAAAAAAABCI/KWbZPt_B3Ro/s1600/campanha2010.jpg. Acesso em: 30 mar. 2012.
Explique a importância da campanha retrada na imagem.
- História | 6.14 Guerra Fria
Observe a fotografia a seguir e responda a questão.
Tendo como ponto de partida a fotografia e os conhecimentos sobre a história do século XX, considere as afirmativas a seguir.
I. As bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki foram marcos para o fim da Segunda Guerra Mundial, considerando o conflito travado no Pacífico, decorrente, em parte, das disputas imperialistas entre Estados Unidos e Japão.
II. As tensões entre Estados Unidos e Japão, que resultaram nas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki, derivaram, em parte, do alinhamento de ambos os países junto à Aliança e ao Eixo, respectivamente.
III. Com a finalização da Segunda Guerra Mundial e a aliança entre os Estados Unidos e o Japão no pós-guerra, os efeitos das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki permaneceram circunscritos ao ano de 1945.
IV. Tendo em vista os efeitos desastrosos gerados pelas bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki em 1945, o Japão, posteriormente, decidiu pela não utilização de usinas nucleares para a produção de energia.
Assinale a alternativa correta.