Observe os poliedros representados a seguir:
Quais poliedros têm uma ou mais de uma face com a forma de um pentágono?
Questões relacionadas
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
Na figura, E representa uma superfície esférica refletora nas duas faces. C é seu centro de curvatura, F seu foco principal e V seu vértice. Diante de sua face côncava, colocou-se um objeto real
e, diante de sua face convexa, colocou-se um objeto real
Considerando que a superfície refletora E obedece às condições de nitidez de Gauss e que
são as abscissas das imagens de
e de
respectivamente, o valor da razão
é:
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Em um estádio de futebol, haverá um jogo entre os times X e Y. Sabemos que, nesse estádio, existem torcedores de três times, X, Y e Z, e que os torcedores do time Z vão escolher apoiar algum dos dois times ou permanecer neutros. A tabela a seguir mostra as quantidades de torcedores em cada um desses grupos.
Qual das alternativas apresenta corretamente a razão de pessoas torcendo para cada time em relação ao total de torcedores presentes no estádio?
- Sociologia - Fundamental | 3. Mundo do Trabalho
Texto base: .
Enunciado:
O trabalho dos cortadores de cana-de-açúcar pode ser apontado como uma das atividades mais vilmente exploradas. Jornadas e condições de trabalho desumanas são apenas algumas das constantes nesse meio.
A cobiça patronal associada à mão-de-obra desqualificada e desenganada, que busca tão somente sobreviver, tem como produto uma violência sem tamanho. Os direitos humanos, por sua vez, são conceitos ausentes nos longínquos canaviais na maioria dos casos, seja por incapacidade ou desinteresse e, sob o sol escaldante, a realidade toma as rédeas (ou melhor, o chicote) da vida.
A rotina do trabalhador do canavial é intensa: começa muito cedo (muitos acordam 4h da madrugada), e iniciam seu ritual de preparação, que envolve o preparo de sua alimentação durante o restante do dia e de sua vestimenta. Improviso é a palavra de ordem quando trata-se desse assunto, os equipamentos de proteção individual, que deveriam ser obrigatoriamente fornecidos quando não providos pelos empregadores em formatos limitados e de má qualidade são de responsabilidade dos próprios cortadores (o que geralmente acontece); chapéu, boné, lenço para o rosto e para a cabeça, roupa sobreposta, calça comprida, gorro, jaleco de manga comprida, saia sobreposta a calça comprida, luvas improvisadas com meias, tudo vale para sobreviver ao trabalho que estar por vir.
A fase seguinte é o transporte dos cortadores ao local de trabalho, transporte esse que se dá geralmente em veículos desgastados e sem manutenção, muitas vezes dirigidos por pessoas não habilitadas, o que explica o grande numero de acidentes no trajeto ao trabalho. No caso dos que residem em alojamentos próximos ao local do corte a precariedade e a falta de higiene são as marcas principais, que se assemelham mais à currais humanos.
Desde o início de trabalho, há no máximo três paradas, sendo que na última parada a sua comida já se encontra fria, daí serem chamados de “bóias-frias”. Esse trabalho manual requer que a cana seja queimada e apesar de aumentar a produtividade do trabalho manual, gera não somente o risco de problemas respiratórios aos trabalhadores por causa da fuligem e da poeira e alguns casos a queima pode causar a carbonização do cortador. Essa situação contribui para o verdadeiro “inferno térmico” que enfrentam todos os dias debaixo de temperaturas que podem chegar a 45 graus, com uma sensação térmica muito superior. Somam-se a esses problemas a falta de locais adequados para o armazenamento de alimentos e para as refeições, bem como o risco representado pelos animais peçonhentos.
E no final das contas temos um trabalho com ainda mais doenças, mais acidentes, maior número de mortes (19 desde 2004 somente no Estado de São Paulo, maior produtor), e decrescente expectativa de vida útil de trabalho Ressalte-se que o valor pago pela tonelada de cana é de R$ 2,57 em média, e que o trabalhador muitas vezes é enganado até na pesagem do produto.
http://www.estudosdotrabalho.org/PDFs_rret2/Artigo6_2.pdf
Milhares de migrantes, principalmente jovens, deixam suas cidades e em busca de canaviais com a ilusão de conseguirem retornar com uma renda extra.
De acordo com o texto, EXPLIQUE por que essa situação pode ser configurada como um certo tipo de escravidão. RETIRE do texto dois exemplos que comprovem sua resposta.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer question.
Bippee, her husband and her daughter are planning what they are going to do next vacation. Take a look at the text and say what they have already done and what they haven’t done yet.
1. Bippee and her husband / spend a three-day trip in Montreal.
__________________________________________________________________________________________?
2. Bippee and her husband / drive to Montreal.
__________________________________________________________________________________________?
3. Bippee and her husband / be to Montreal once.
__________________________________________________________________________________________?
4. Their daughter / see Niagara Falls.
__________________________________________________________________________________________?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto I
Ivan Cabral. Disponível em: <http://www.ivancabral.com/search?updated-max=2014-12-16T17:59:00-03:00&max-results=20&start=40&by-date=false>. Acesso em: 09 maio 2015. Texto II Usos do Esse O uso do pronome esse, em geral, é feito em três casos: quando um elemento está próximo a quem ouve, quando retomamos algo que já foi mencionado ou quando marcamos um tempo anterior ou posterior, mas que está próximo a nós. [...] Usos do Este O pronome este, por sua vez, é usado nos seguintes casos: quando um elemento está próximo a quem fala, quando indicamos algo no tempo presente, quando indicamos algo que ainda será dito ou escrito, quando indicamos o local em que alguém está ou quando vamos indicar o termo mais próximo em uma oração. Disponível em: <http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/esse-ou-este/>. Acesso em: 08 maio 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Levando em consideração os elementos verbais e não verbais presentes no texto I, redija um parágrafo, explicando se o pronome demonstrativo “essas” foi utilizado segundo as regras descritas no texto II.