A Terra é um planeta singular em nosso sistema solar. Por muitos motivos, ela é conhecida como o "Planeta Azul". A razão para esse apelido peculiar pode ser atribuída a diversos fatores, como a presença de oceanos e lagos, mas também à sua atmosfera, que nos fornece um lindo céu azul. O "Planeta Azul" é um símbolo da nossa casa planetária, uma relíquia de um sistema que tem sido estudado e admirado por inúmeras gerações de cientistas, filósofos e curiosos.
Qual é o principal elemento da superfície da Terra?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: Leia o poema de Henriqueta Lisboa para responder à questão. Castigo Menino fez um malfeito
agora está de castigo.
Passarinho nada fez
e sempre esteve cativo. Menino só meia hora,
passarinho toda a vida. E enquanto o menino chora
sal de lágrimas a fio,
passarinho na gaiola
modula a sua cantiga. As lágrimas do menino
brilham e cantam, são notas
no peito do passarinho. LISBOA, Henriqueta. Castigo. In: O menino poeta. São Paulo: Peirópolis, 2008. p. 42.
Enunciado:
A frase “Pintar o barulho dos insetos” (Jacques Prévert) é um exemplo de sinestesia.
Assinale os versos em que Henriqueta Lisboa exprimiu as sensações com uma sinestesia.
- Física | B. Resistores
Recentemente foram obtidos os fios de cobre mais finos possíveis, contendo apenas um átomo de espessura, que podem, futuramente, ser utilizados em microprocessadores. O chamado nanofio, representado na figura, pode ser aproximado por um pequeno cilindro de comprimento 0,5 nm (1 nm = 10-9 m). A seção reta de um átomo de cobre é 0,05 nm² e a resistividade do cobre é 17 Ωnm. Um engenheiro precisa estimar se seria possível introduzir esses nanofios nos microprocessadores atuais.
Um nanofio utilizando as aproximações propostas possui resistência elétrica de
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Bizcocho de frutas del bosque Tiempo de preparación: 50 minutos Ingredientes: - 2 yogures de frutas del bosque
- 4 huevos
- 3 medidas de yogur de azúcar
- 1 medida de maicena
- 2 medidas de harina
- 1 medida de aceite de oliva suave
- 1 sobre de levadura Preparación: Batir todo junto, enmantequillar y enharinar un molde de agujero en el centro y meter en el horno precalentado a 170º unos 30-35 minutos hasta que comprobando con una aguja salga limpia. Dejar enfriar y desmoldar... http://www.cocinasencilla.com/
¿Es necesaria una preparación especial en el horno antes de colocar la receta?
Retira del texto una información que confirme la respuesta.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
6. Texto base:
Lee el texto a seguir para contestar la cuestión.
Brasil pone fin al mayor basural de América Latina
Fonte: Reportagem do Jornal Clarin (03/06/12) Brasil puso hoy punto final a una de sus más terribles vergüenzas ambientales al cerrar el mayor basural de América Latina, que servirá también como un mensaje antes de la Conferencia de la ONU sobre desarrollo sustentable prevista para este mes en Río de Janeiro. Considerado el mayor vertedero de Brasil y de América Latina, con aproximadamente 140 hectáreas, el basural de Gramacho funcionó durante 34 años, recibiendo 8.500 toneladas diarias de residuos producidos en Río de Janeiro. Las montañas de desperdicios que componen este sitio lo convirtieron en la amenaza ambiental más grande para la Bahía de Guanabara, debido a las filtraciones ocasionadas por el deficiente manejo de la basura. La ministra de Medio Ambiente, Izabella Teixeira, y el alcalde de Río de Janeiro, Eduardo Paes, cerraron hoy con una cadena y un candado, en clima de fiesta, el basural de la vergüenza que será convertido en una usina de gas. Pusieron en su entrada un cartel: "Cerrado. Prohibido tirar basura en este lugar". "Unas 1.700 familias se quedaron sin trabajo, luego de que la recolección de residuos a cielo abierto en Duque de Caxias, suburbio de Río de Janeiro, sirviera como una putrefacta y peligrosa fuente de renta para intentar sobrevivir la miseria. Fueron indemnizadas y recibirán una compensación mensual por parte del municipio de Río de Janeiro. Disponible en: <http://www.clarin.com/mundo/Brasil-mayor-basural-America-latina.html >Acceso e: 10 mar. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
Con relación a las familias que vivían en el basural, el texto afirma que:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
Materiais:
- Radiografias velhas
- Tesoura
- Fita crepe
- Papel carbono
- Tinta guache acrilex
- Rolinhos de espuma
- Cartolina branca
- Pratinhos de plástico para distribuição das tintas
Desenvolvimento:
1 – A máscara aqui nada mais é do que um molde vazado de papel contendo o desenho que será impresso:
Aqui, uma máscara de acetato
2 – Após a apresentação do artista Henri Matisse (página 43 da apostila) e da realização das atividades propostas nas páginas 44 e 45 do livro, este exercício com molde vazado será bem interessante como forma de complementação.
3 – A partir de uma das colagens, os alunos farão uma frotagem do próprio trabalho: colocar uma folha branca sulfite A4 sobre a colagem e passar giz de cera (tombado) sobre a colagem.
4 – eles conseguirão assim o contorno de um desenho que será transferido com papel carbono para o acetato.
5 – Em seguida recortar a imagem com as tesouras.
6 – Colocar sobre o papel cartolina branco e fixar as extremidades com fita crepe.
7 – Passar a tinta com o rolinho (o rolinho deve estar mais seco).
8 – Retirar o acetato e ver a imagem carimbada.
Referências:
Se o professor quiser conhecer mais sobre as possibilidades dos moldes vazados, assista o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=-_rGNHnooUs
Observações:
1 – Para tornar as radiografias transparentes basta mergulhar as folhas em água sanitária por um tempo, lavar com bucha de espuma e enxaguar. Esta é uma tarefa do professor! Porém, é possível encontrar o acetato transparente em metro em lojas especializadas em venda de couro.
2 – Nota-se no modelo que os cortes foram feitos com estilete. Como isto não é possível para nossos alunos, a máscara poderá ser emendada com durex nos cortes feitos pelas tesouras (sem pontas).
3 – A possibilidade do molde vazado se aplica também sobre qualquer outra superfície adequando-se a tinta para cada utilidade específica.
4 – Observe como a obra da artista Beatriz Milhazes (página 42 do livro) também apresenta referências interessantes para ser usada com esta técnica no que diz respeito à sobreposição das máscaras que poderiam até mesmo serem trocadas pelos colegas.
5 – Pode-se também variar a cor da superfície ou do papel.