As estrelas e planetas são coisas que nos fascinam. Olhar para o céu à noite e ver um monte de pontinhos brilhantes pode nos fazer pensar: o que tem lá em cima? Será que alguém já conseguiu chegar lá? Será que existe vida em outros planetas? São tantas perguntas e mistérios para desvendar! Mas uma coisa é certa, todos esses astros têm um papel importante no universo e muitas histórias para nos contar.
Qual é a diferença entre um planeta e uma estrela? Explique de forma resumida e com suas palavras.
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNIT) Um satélite artificial movimenta-se em torno do eixo da Terra, em uma órbita circular contida no plano do equador. Considerando-se o raio da órbita do satélite como sendo de aproximadamente 4,0.107 m, a velocidade linear do satélite, em km/h, para que uma pessoa situada na linha do equador veja o satélite parado, deve ser da ordem de
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UNESP) Os homens, diz um antigo ditado grego, atormentam-se com a ideia que têm das coisas e não com as coisas em si. Seria um grande passo, em alívio da nossa miserável condição, se se provasse que isso é uma verdade absoluta. Pois se o mal só tem acesso em nós porque julgamos que o seja, parece que estaria em nosso poder não o levarmos a sério ou o colocarmos a nosso serviço. Por que atribuir à doença, à indigência, ao desprezo um gosto ácido e mau se o podemos modificar? Pois o destino apenas suscita o incidente; a nós é que cabe determinar a qualidade de seus efeitos.
Michel de Montaigne. Ensaios. 2000. (Adaptado)
De acordo com o filósofo, a diferença entre o bem e o mal
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Com Francis Crick, estudando a relação entre a informação contida no DNA, as proteínas e os ácidos ribonucleicos (RNAs), surgiu a interrogação sobre como a informação contida na molécula de DNA fluía para gerar uma proteína [...]. Baseando-se majoritariamente em suposições teóricas, Crick postulou a “Hipótese da sequência”, que é mais conhecida como o Dogma Central da Biologia Molecular. Os esquemas reproduzem, de forma simplificada, as principais ideias propostas pelo Dogma Central da Biologia Molecular. Em A, aparece o modelo possível de transferência do código genético, enquanto, em B, está retratado o modelo comprovado experimentalmente e até hoje aceito.
A replicação do DNA consiste na síntese completa e idêntica do DNA de uma célula e só acontece a cada ciclo de divisão celular. Hipóteses foram postuladas a fim de ajudar a explicar o processo da replicação. Apenas em 1958, através de experimento realizado por Meselson e Stahl, chegou-se ao modelo que demonstra a replicação do DNA, no qual o mesmo afirma: - Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(FASA)
As figuras ilustram o procedimento do método SODIS — Solar water DISinfection — que consiste em inativar alguns micro-organismos causadores de diarreia, em água não tratada, em exposição à radiação solar pelo período mínimo de 6 horas. Nesse processo, a radiação UV-A tem um efeito germicida, e a radiação infravermelha pode aumentar a temperatura da água em até 75°C.
Considerando-se o volume da água contida em cada garrafa PET igual a 2,0L, a densidade e o calor específico da água, respectivamente iguais a 1,0 g/cm³ e 1 cal/g°C, e a temperatura inicial da água, 25°C, é correto afirmar que o fluxo térmico, em cal/s, em cada garrafa PET, é, aproximadamente,
- Química | 2.3 Termoquímica
Um dos problemas dos combustíveis que contêm carbono é que sua queima produz dióxido de carbono. Portanto, uma característica importante, ao se escolher um combustível, é analisar seu calor de combustão (ΔHc0), definido como a energia liberada na queima completa de um mol de combustível no estado padrão. O quadro seguinte relaciona algumas substâncias que contêm carbono e seu ΔHc0.
Neste contexto, qual dos combustíveis, quando queimado completamente, libera mais dióxido de carbono no ambiente pela mesma quantidade de energia produzida?