A infância é a fase da vida que vai desde o nascimento até cerca de 12 anos de idade, quando a criança está prestes a ingressar na adolescência.
Dentre as opções abaixo qual é a principal característica da infância?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Youtube)
- Aparelho de som
- CDs – músicas variadas
- Papel ofício
- Lápis HB
- Lápis de cor
- Balão
- Papel crepom
- Elástico
- Jornal velho
- Durex
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula conversando com as crianças sobre os variados tipos de dança.
- Faça os seguintes questionamentos com as crianças:
. O que é dança?
. Quem gosta de dançar?
. Quais danças vocês conhecem?
. Quem já dançou na escola? Qual foi a dança? Por que?
. Quem conhece alguma dança de outro lugar? Qual?
. Por que as pessoas dançam?
. Onde a dança acontece (espaço)?
. O que é preciso para dançar?
. Como se aprende a dançar?
- Deixe que as crianças falem acerca do que conhecem, peça que mostrem alguns passos.
- Apresente alguns vídeos das danças realizadas no Brasil e em outros países, contextualizando-
as (nomes e origens).
- Disponível:
http://www.youtube.com/watch?v=8FX_NFOgQEU - Hip Hop
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_Hop
http://www.youtube.com/watch?v=Fejq3qQcAKY&feature=fvw - Bumba meu Boi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bumba_meu_Boi
https://www.youtube.com/watch?v=DX75PJklZhI - Forró
https://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3
https://www.youtube.com/watch?v=Uo9BORb_ORc - Balé
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bal%C3%A9
https://www.youtube.com/watch?v=d0hweRxDZrY - Frevo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Frevo
https://www.youtube.com/watch?v=v_Z-VS8TVCU – Chinesa (A dança dos leques)
- OBS: Se faz necessário que o professor assista aos vídeos antes de exibi-los às crianças,
como também se informar acerca das origens das danças.
- Para a apreciação das danças orientar as crianças dizendo: Prestem atenção quem são as
pessoas que dançam, onde dançam e como dançam.
- Ao término dos vídeos, peça para que expressem suas observações, impressões, sentimentos,
lembranças e valores.
- Em seguida, solicite as crianças que façam o registro (desenho e escrita) das danças.
- Distribua o material de desenho e deixe as crianças fazerem suas representações, livremente.
- Incentive-as a colorir os desenhos usando cores forte como Matisse fazia nas suas pinturas.
- Exponha os trabalhos no mural da sala de aula.
Fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
- Depois, organize-os em um grande círculo e solicite que mostrem alguns dos movimentos
realizados pelos dançarinos do vídeo de dança: balé ou outros.
- Proponha aos alunos que experimentam dançar ao som de algumas músicas utilizando alguns
elementos como:
- Balão - Distribua balões às crianças, solicitando que os encham e que os insiram na dança.
- Coloque uma música lenta.
- Dê alguns comandos como:
- - Cada criança deverá ser responsável por seu balão;
- - Jogue-a para cima;
- - Mantenha o balão no espaço, sem deixar que o mesmo caía no chão;
- - Agora, todos são responsáveis por todos os balões, sendo que nenhum balão deve cair no chão;
- - Lembrando que é uma dança e que a criança deve movimentar o corpo ao ritmo da música.
- - Agora, em duplas, as crianças deverão ficar apenas com um balão, segurando-o entre os corpos: cabeças, ombros, barrigas, costas e bumbuns.
- Fonte: fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
- - Fitas de papel crepom - Cortar fitas de papel crepom e solicitar que as crianças construam um
- (barangandã). Recorte uma tira de jornal ou de papel sulfite e prenda com durex uma das
- extremidades do papel crepom, depois, dobre o jornal ou papel protegendo essa ponta do
- crepom. Segure nesse suporte para dar movimento a fita.
- - Durante a dança o professor deverá dar alguns comandos:
- - Explorem todo o espaço com a fita;
- - Façam movimentos circulares (nível alto, nível médio, nível baixo);
- - Façam cobrinhas no chão;
- - Dancem no ritmo da música.
- Fonte: fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
- - Elástico - O professor deverá providenciar uns 10 metros de elástico e amarrar as pontas.
- Depois, deverá propor que as crianças dancem utilizando o elástico, sendo que todos
- devem ficar conectados a ele. Durante a dança o professor poderá comandar:
- - Dancem com o elástico no nível alto ( em cima), nível médio, nível baixo (agachados);
- - Segurem o elástico com os braços, as pernas, pés, cabeças.
- Fonte: fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
- - Durante esses momentos, solicite as crianças que dancem explorando todo o espaço da sala,
- atentando para o ritmo da música e realizando movimentos alternados de braços, pernas,
- cabeça, ombro e quadril individualmente, em duplas ou trios.
- - Converse com as crianças sobre quais movimentos gostaram de realizar enquanto dançavam.
- - Organize-os em duplas e solicite que criem e mostrem para os colegas um movimento que
- pode ser usado para dançar.
- Fonte: fonte: Ruth Regina Melo de Lima - Núcleo de Educação da Infância
- - Após todos terem realizado essa atividade, escolham alguns movimentos para compor uma
- dança.
- - Ensaiem a coreografia durante alguns dias.
- - Combinem o cenário, o figurino e o dia da apresentação.
- - Peça as crianças que elaborem um convite para os alunos da escola assistirem ao espetáculo.
- - Oriente a produção do mesmo:
- O que irão apresentar?
- Quem irão apresentar?
- Local;
- Data;
- Horário.
- Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_xhoJHouow-M/SwLW1pHxDQI/AAAAAAAAAUY/u892ORr-9TY/s1600/CONVITE_FESTIVAL+DE+DAN%C3%87A_2009.jpg
- - Ao término da apresentação, avalie com as crianças . Se possível filme o espetáculo e assista com elas. Dessa forma, elas poderão se ver e comentar a respeito da dança que construíram.
- Fonte: Ruth Regina Melo de Lima
- Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28120
DIÁLOGOS COM OUTRAS LINGUAGENS
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
CANÇÃO DO VER
[1] Fomos rever o poste.
O mesmo poste de quando a gente brincava de pique
e de esconder.
Agora ele estava tão verdinho!
[5] O corpo recoberto de limo e borboletas.
Eu quis filmar o abandono do poste.
O seu estar parado.
O seu não ter voz.
O seu não ter sequer mãos para se pronunciar com
[10] As mãos.
Penso que a natureza o adotara em árvore.
Porque eu bem cheguei de ouvir arrulos1 de passarinhos
que um dia teriam cantado entre as suas folhas.
Tentei transcrever para flauta a ternura dos arrulos.
[15] Mas o mato era mudo.
Agora o poste se inclina para o chão − como alguém
que procurasse o chão para repouso.
Tivemos saudades de nós.
Manoel de Barros Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
No poema, o poste é associado à própria vida do eu poético.
Nessa associação, a imagem do poste se constrói pelo seguinte recurso da linguagem:
- Química | A. Equilíbrio Químico
O Princípio de Le Chatelier infere que quando uma perturbação é imposta a um sistema químico em equilíbrio, este irá se deslocar de forma a minimizar tal perturbação.
Disponível em:
O gráfico apresentado a seguir indica situações referentes à perturbação do equilíbrio químico indicado pela equação H2(g) + I2(g) -> 2HI(g)
A partir da equação química apresentada e da observação do gráfico, considerando também que a reação é endotérmica em favor da formação do ácido iodídrico, a dinâmica do equilíbrio favorecerá
- Biologia | 8.6 Verminoses
Um exame de fezes humanas revelou a presença de ovos de parasita. Esse parasita tinha corpo cilíndrico, tubo digestório completo, sistema excretor e sistema nervoso com anel nervoso ligado a nervos longitudinais dorsal e ventral.
Para combater essa parasitose, a pessoa infectada deve ser tratada com
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
Como dinâmica de aula durante a exposição do assunto genética mendeliana, a professora construiu o seguinte modelo para demonstrar a 2ª Lei de Mendel:
Se o R é o gene dominante que expressa uma característica semente do tipo lisa; o r o gene recessivo que expressa uma característica semente do tipo rugosa; V o gene dominante que expressa a característica cor verde da semente e v o gene recessivo que expressa a característica cor amarela, então é correto afirmar que