A infância é a fase da vida que vai desde o nascimento até cerca de 12 anos de idade, quando a criança está prestes a ingressar na adolescência.
Dentre as opções abaixo qual é a principal característica da infância?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 09. Nordeste Açucareiro
Para resolver a questão, leia o trecho retirado do livro de Mário Maestrini.
A feliz convivência entre batavos e luso-nordestinos durou pouco. Rompeu-se quando a Companhia passou a pressionar crescentemente sua galinha dos ovos de ouro – a Nova Holanda. A maior taxação do açúcar e dos transportes e a ameaça de execução dos engenheiros insolventes terminaram levando a elite pernambucana do mais desenfreado colaboracionismo ao mais indigno nacionalismo.
MAESTRI, Mário. Uma história do Brasil: colônia. São Paulo: Contexto, 1997. p. 104.
A “harmoniosa convivência” entre colonos e holandeses é justificada pela
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEFS) O austríaco Félix Baumgartner realizou a primeira queda livre supersônica e sem veículo motorizado da história, saltando de uma cápsula levada por um balão à estratosfera, no dia 14/10/2012. Com o salto, o piloto se tornou o primeiro ser humano a superar a velocidade do som em queda livre da estratosfera. As agências de notícia afirmam que ele chegou a pular de 39 mil metros. O tecido sintético do balão é muito delicado, de apenas 0,002 centímetros de espessura. Quando inflado, o balão chega a 213 metros de altura, e, para lançá-lo, é preciso que a velocidade do vento no topo do balão não passe de 3,3 km/h.
A queda livre durou quatro minutos e 20 segundos. Depois disso, ele abriu o paraquedas e pousou com segurança. O visor do capacete do piloto tem uma película que protege da luz, porque Félix estava acima da camada de ozônio, sem proteção natural contra os raios ultravioleta. Também há um circuito de aquecimento, para evitar que o visor embace ou congele. (O AUSTRÍACO..., 2012).
Os raios ultravioleta, presentes acima da camada de ozônio de onde saltou o piloto austríaco, têm frequência
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
TEXTO I
Fotografia em preto e branco de músico da cultura lupa (norte de Angola) tocando uma kalimba ou lamelofone. INTERNATIONAL Library ofAfrican Music, Angola.
Disponível em: http://keywordsuggest.org. Acesso em: 18 ago. 2017.
TEXTO II
Manifestação carnavalesca registrada por Debret (1826): escravos vestidos como europeus, em cortejo musical, à época do Império. DEBRET, J.-B.
Disponível em: http://koyre.ehess.fr. Acesso em: 18 ago. 2017.
O instrumento feito de lâminas metálicas e cabaça é comum a manifestações musicais na África e no Brasil. Nos textos, apesar de figurarem em contextos geográficos separados pelo Oceano Atlântico e terem cerca de um século de distanciamento temporal, a semelhança do instrumento demonstra a
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(IME) Sejam uma progressão aritmética e uma progressão geométrica de termos inteiros, de razão r e razão q respectivamente, onde r e q são inteiros positivos, com Sabe-se, também, que O valor de é:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Num mapa com escala 1:250.000, a distância entre as cidades A e B é de 13 cm. Num outro mapa, com escala 1:300.000, a distância entre as cidades A e C é de 10 cm. Em um terceiro mapa, com escala 1:500.000, a distância entre as cidades A e D é de 9 cm. As distâncias reais entre a cidade A e as cidades B, C e D são, respectivamente, iguais a X, Y e Z (na mesma unidade de comprimento).
As distâncias X, Y e Z, em ordem crescente, estão dadas em: