A velhice pode ser vista de diferentes formas ao longo da história e das culturas. Qual das alternativas abaixo não é uma forma comum de enxergar a velhice?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
Na modernidade, o corpo foi descoberto, despido e modelado pelos exercícios físicos da moda. Novos espaços e práticas esportivas e de ginástica passaram a convocar as pessoas a modelarem seus corpos. Multiplicaram-se as academias de ginástica, as salas de musculação e o número de pessoas correndo pelas ruas.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Caderno no professor: educação física. São Paulo, 2008.
Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da procura por:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Poema tirado de uma notícia de jornal
1 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número
2 Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
3 Bebeu
4 Cantou
5 Dançou
6 Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
BANDEIRA, Manuel. Disponível em: <www.jornaldepoesia.jor.br/manuelbandeira04.html>. Acesso em: 12 jan. 2015.
Os versos 3, 4 e 5 do poema são compostos apenas de verbos. Esse recurso é utilizado para
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UESB)
A figura representa um objeto extenso situado em diversas posições diante de uma lente esférica disposta perpendicularmente ao eixo principal. Sabendo-se que A é o ponto antiprincipal objeto, F é o foco principal objeto e a lente é gaussiana, com base nos conhecimentos sobre a óptica geométrica, é correto afirmar que a imagem conjugada pela lente do objeto que se encontra na posição
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Qual é a pessoa que vocês mais admiram? Por quê?
b) O que essa pessoa faz para que vocês a admirem tanto?
2. Segundo passo
2.1. Professor, peça aos alunos que escrevam no quadro nomes que eles admiram.
Personagem
Na música
Na escola
Na família
2.2. Reflita com os alunos.
Existem pessoas que, com suas atitudes, vão se tornando importantes para nossa vida.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o jogador Neymar.
Leia para os alunos o texto que fala sobre o jogador Neymar.
Na correria do dia a dia, seria fácil pensar nos próprios problemas, esquecer as mazelas do mundo e tocar a vida sem grandes preocupações, certo? Mas isso não se aplica a alguns famosos que gostam de reservar parte do seu tempo para fazer boas ações e ajudar quem precisa. Craque no campo, Neymar também bate um bolão quando o assunto é ajudar ao próximo. Em 2014, ele inaugurou o "Instituto Projeto Neymar Jr.” no litoral de São Paulo. Sempre que tem oportunidade, o atacante da seleção brasileira fala sobre o complexo esportivo que oferece salas para alfabetização em inglês e espanhol, salas de leitura, cinema, informática e de cursos profissionalizantes. Isso tudo sem contar o espaço médico e odontológico.
Disponível em:<http://www.purepeople.com.br/noticia/confira-cinco-famosos-que-dao-um-show-de-solidariedade-com-boas-acoes_a81988/1> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3.2. Peça aos alunos que respondam às perguntas de acordo com o texto:
a) O que algumas pessoas famosas fazem além do trabalho que exercem?
b) O que vocês pensam sobre as atitudes dessas pessoas?
3.3. a) Peça aos alunos que sublinhem no texto o que o jogador Neymar faz para ajudar ao próximo.
b) O que vocês acham da atitude do Neymar?
c) Neymar é uma pessoa que vocês admiram? Por quê?
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
A proclamação da República não é um ato fortuito, nem obra do acaso, como chegaram a insinuar os monarquistas; não é tampouco o fruto inesperado de uma parada militar. Os militares não foram meros instrumentos dos civis, nem foi um ato de indisciplina que os levou a liderar o movimento da manhã de 15 de novembro, como tem sido dito às vezes. Alguns deles tinham sólidas convicções republicanas e já vinham conspirando há algum tempo [...]. Imbuídos de ideias republicanas, estavam convencidos de que resolveriam os problemas brasileiros liquidando a Monarquia e instalando a República.
(Emília Viotti da Costa. Da monarquia à república, 1987.)
O texto identifica a proclamação da República como resultado