a) Que aspectos negativos do comportamento de alguns brasileiros aparecem nestas reportagens?
b) Que visão a sociedade brasileira possui sobre esse tipo de comportamento? Comprove sua resposta com informações do texto.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
O DIA EM QUE A VARINHA DE CONDÃO DA FADA AURORA DEIXOU DE SER MÁGICA A fada Aurora tinha muito orgulho da sua varinha de condão. Não era para menos: sabe aquela estrelinha na ponta da vara? Era uma estrela de verdade, chamada Dalva!
Uma bela noite, depois de milhares de anos juntas, Dalva disse a Aurora que estava com saudade do espaço sideral. A estrelinha queria voltar para junto das suas irmãs, lá no céu. Aurora ficou arrasada. Sem aquela estrela preciosa, a varinha não seria mágica. Aurora ia perder todos os seus poderes. Implorou a Dalva que ficasse. A estrela concordou. Mas a cada dia que passava, Dalva se apagava mais um pouco, tão triste se sentia.
Então, uma bela noite, Aurora descolou a estrela de sua varinha de condão. Deu-lhe um beijo e soprou-a delicadamente. Dalva brilhou bem forte para dizer adeus e foi subindo, subindo, bem devagarinho, até sumir no espaço.
Pronto! Agora ela não era mais a fada Aurora. Era só Aurora. Guardou o seu vestido de fada no armário, pôs a varinha em cima da cômoda e virou uma moça como outra qualquer. Uma moça sem poderes mágicos.
O começo não foi fácil. Estava acostumada a que sua varinha de condão fizesse tudo para ela. Agora, tinha de arrumar a casa, lavar e passar a roupa, cozinhar, cuidar do jardim... A ex-fada chorava muito, achando dura demais aquela nova vida.
Quando caía a noite, Aurora se espichava, exausta, numa espreguiçadeira do jardim para ver se enxergava Dalva no céu. Queria lhe pedir que voltasse. Mas as estrelas eram todas iguais e nenhuma piscava para ela. Aurora se levantava e ia para a cama, toda triste.
Dias e mais dias, noites e mais noites se passaram. Pouco a pouco Aurora recuperava sua alegria. Descobria a vida dos homens e das mulheres comuns, aprendia a apreciar os prazeres simples da chuva. Dar de comer aos gatos da rua. Ler o jornal tomando um refresco. Já estava quase esquecendo que até outro dia ela tinha sido fada.
(...) (LEVY, Didier. Nove novos contos de fadas e de princesas. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004. p. 9-11.)
Enunciado:
Escreva um diálogo entre a fada Aurora e Dalva mostrando a conversa que elas poderiam ter tido em relação ao segundo parágrafo.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa este folleto de un supermercado.
Disponible en: http://www.catalogos2.com/pics/2012/10/ofertas_electrodomesticos_carrefour_noviembre_2012.jpg. Accedido el: 17 may. 2015.
María tiene 130 € para comprar unos productos para su casa. Lee las frases y di que productos ella debe comprar.
1. Esta semana su marido tuvo que comer comida fría al llegar del trabajo porque este electrodoméstico se quebró.
2. A su hijo pequeño le encanta tomar zumo de naranja por las mañanas.
3. Su madre siempre le pide de sobremesa una bebida caliente después del almuerzo.
¿Qué productos ella debe comprar?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A atividade mineradora provocou mudanças na estrutura colonial. Quais mudanças ocorreram?
- Inglês - Fundamental | 03. Articles (Artigos)
Choose the correct articles to complete the sentence.
“John is ____ student. When he finishes his studies, he wants to be ____lawyer.”
- História - Fundamental | 08.2. Egito
Imagine-se um roteirista de Hollywood! Escolha um dos filmes, a seguir, e crie um pequeno enredo com dados historicamente corretos.
Fonte: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-171316446-dvd-o-principe-do-egito-desenho-_JM Acesso em 20/04/2011
Fonte: http://www.dicasdefilmes.com.br/index.php/1545/as-mumias-do-farao/ Acesso em 20/04/2011