Geralmente as crianças têm muito interesse pelos fósseis e, principalmente, pelas espécies de dinossauros que viveram há milhões de anos.
Sobre os fósseis é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Leia o texto a seguir, uma carta acompanhada de uma ilustração.
Olá, queridos alunos do 3º ano.
Estou escrevendo sobre a minha viagem de férias. Não faz tanto tempo que cheguei e estou curtindo a cidade e descobrindo muitas novidades. Que cidade grande! Já conheci lugares muito bonitos como os parques, alguns museus importantes e assisti à troca de guarda no palácio onde vive a rainha Elizabeth. Gosto muito de passear à beira do rio Tâmisa e de ver as horas do relógio Big Ben!
Acho os carros ingleses engraçados e estranhos! Todos eles têm a direção do lado contrário dos nossos carros aí no Brasil.
Sinto muita saudade de vocês. Aqui faz muito frio e chove quase todo dia.
A minha nova escola é bem legal, mas ainda não consigo entender bem o que eles falam. Tudo é diferente e preciso sempre de ajuda. Tenho uma colega portuguesa chamada Fátima.
Mandem notícias para mim. Um grande abraço para vocês, para a professora Eliana e para o professor Renato.
Beijos,
Simone
Londres, 16 de maio de 2017.
Leia a carta com atenção.
Em seguida, identifique a alternativa que apresenta um substantivo comum e um substantivo próprio nessa ordem:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As brincadeiras e a maneira de jogá-las variam de região para região no Brasil. Existem algumas brincadeiras que são comuns em estados diferentes, mas a maioria tem seu jeito próprio de brincar.
Existem as fórmulas de escolha que são brincadeiras utilizadas para escolher os participantes para um time ou mesmo para ordenar os participantes de uma determinada brincadeira. Vejamos alguns exemplos:
1) Zero ou um
Origem: Rio Branco (AC) / Jeito de brincar: Todos os participantes dizem “zero ou um” e colocam as mãos para a frente, mostrando um dedo ou nenhum. Se alguém colocar sozinho o um ou o zero, sai da brincadeira. O resto continua, até ficarem só dois participantes, que decidem a brincadeira no par ou ímpar.
2) Dedo estalado
Origem: Maranguape (CE) / Jeito de brincar:Um dos participantes coloca as mãos para trás sem que os outros vejam, e puxa os dedos de uma das mãos até que um estale. Depois, ele estica a mão para frente e cada pessoa escolhe um dedo. Quem acertar o dedo que estalou é o vencedor.
3) Senta
Origem: Cuiabá (MT) / Jeito de brincar: O grupo se reúne e alguém diz:“Quem guenta, aguenta; quem chora, senta”.E todos têm que rapidamente se sentar no chão. Quem se sentar por último será o escolhido para começar uma brincadeira.
4) Dois ou um
Origem: São Paulo (SP) / Jeito de brincar: Assim que o grupo fala “dois ou um”, todos mostram, ao mesmo tempo, um ou dois dedos. Todos os que colocam um número de dedos diferente da maioria são eliminados.
Deve-se tirar “dois ou um” até sobrar apenas duas crianças. Elas decidem quem vence no par ou ímpar.
05.1. OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
5) Pé de chulé
Origem: Guaporé (RS) / Jeito de brincar: O grupo diz: “Pé de chulé, quem tira o seu pé?” e todos tiram o pé do chão. Quem não fizer isso será o pegador.
a) Você conhece alguma brincadeira citada? Qual?
______________________________________________________________________________________
b) Identifique no mapa o Estado que você mora com um X.
c) Coloque os números correspondentes as brincadeiras nos estados onde elas são jogadas.
www.smartkids.com.br
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
- Matemática - Fundamental | 2.2 Movimentação, Mapas e Caminhos Orientados
Para localizar uma padaria próxima a sua casa, Júlia usou o mapa de coordenadas cartesianas a seguir. Ela sabe que a padaria fica no 1º quadrante, em um ponto do tipo (5, y).
Júlia descobriu que a padaria está representada por um dos quatro pontos marcados na figura. Qual é esse ponto?
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(UEFS) O petróleo é fonte de combustíveis e de matérias-primas industriais que são obtidos pela destilação fracionada nas refinarias. Entretanto, o aumento na extração do petróleo, do efeito estufa e da poluição ambiental, decorrentes do uso contínuo de combustíveis de origem fóssil, vêm sendo discutidos por toda a sociedade. Considerando-se essas informações associadas aos conhecimentos da Química, é correto afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
As imagens se referem às etapas do processo da produção de café no período do Brasil Império.
a) Descreva cada uma das imagens.
b) Explique por que há a presença de mão de obra escrava e de imigrantes na produção do café.