O cuidado parental é um comportamento importante para o sucesso reprodutivo de muitas espécies de animais. Esse comportamento envolve uma série de ações realizadas pelos pais, como proteção, alimentação e ensino de habilidades necessárias para a sobrevivência dos filhotes.
Assinale a alternativa que melhor define o que é o cuidado parental em animais.
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- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
. Moda Grega Antiga: Tipos de vestuário
Imagem de Deus Grego e suas roupas fluídas!
O tipo de roupa usada na Grécia antiga era fluído e quase nunca eram as peças do vestuário costuradas. Os tecidos utilizados foram principalmente linho ou lã. Houve alguns típicos vestuários que pertenceram à antiga moda grega. As mulheres também usavam um véu com sua roupa sempre que saiam de casa.
O vestuário dos gregos era simples e compunha-se, basicamente, de roupas de linho no verão e de lã no inverno. Essas peças podiam ser compradas na ágora, o local onde se estruturava o comércio nas pólis gregas, mas essas peças custavam muito caro, por esse motivo a maior parte das famílias pobres produzia suas próprias vestimentas. Uma boa parte dessas roupas mantinha a cor original da lã ou do linho, algumas passavam por um processo de colorização com tinturas.
Eram feitas pelas mulheres das casas, algumas peças confeccionadas pela esposa ou pelas filhas, a maioria pelas escravas. Ornamentos que representavam a cidade-estado de origem dessas pessoas eram produzidos e colocados junto com as roupas ou ainda pintados nas mesmas. A utilização de brincos, anéis, correntes, gargantilhas ou qualquer outra espécie de jóias estava restrita as famílias mais ricas e tradicionais das pólis. Era comum que homens e mulheres usassem perfumes feitos a base de flores e ervas.
As cores das Vestes Gregas (Helenismo)
Há um engano popular de que as vestes gregas fossem brancas, talvez porque as estátuas eram de mármore ou bronze ou outro material monocromático, e mesmo as policromáticas perderam a cor com o tempo em que foram descobertas.
Durante o período arcaico, as roupas eram normalmente brancas, pessoas comuns eram proibidas de usar chitons e himations vermelhos em teatros ou lugares públicos (talvez por isso alguns historiadores acreditem que as pessoas ricas usavam túnicas coloridas, os pobres as usavam brancas), mas a partir do século V a.C as roupas eram decoradas com uma larga variedade de cores.
Homero nos fala de roupas extravagantes tecidas com fios prateados ou dourados.
Bordas mais complexas ilustravam temas desde animais, pássaros e peixes, a cenas complexas de batalhas. Os fios coloridos desses bordados pareciam ser ilimitados. Heródoto menciona amarelo, violeta, indigo, vermelho e roxo em um único traje.
O himation era um capote extenso, sempre octogonal, diferente da toga romana, que tinha algumas formas diferentes. Como a toga, porém, ele parece ter tido uma variedade de significados culturais, dependendo da sua proporção e de como era usado. Geralmente, quando usado por mulheres, era um traje de modéstia decorosa, mas ele foi visto também em hetairas como um instrumento de provocação.
O himation era tipicamente drapeado indo sobre o ombro esquerdo, depois sob o braço direito, depois atrás e através do corpo, depois carregado pelo braço esquerdo e então atirado novamente para trás sobre o ombro esquerdo.
O peplos era feito de dois pedaços retangulares de pano parcialmente costurados juntos em ambos os lados; as seções abertas no topo eram então dobradas para baixo na frente e nas costas. A mulher puxava seu traje sobre a cabeça e o amarrava nos ombros, com dois grandes alfinetes, formando um vestido sem mangas. Os alfinetes eram originalmente alfinetes abertos com cabeças decorativas, mas depois foram substituídos por grampos ou broches.
Cabelos e a Moda: Cabelos Gregos
Os salões de barbeiro surgiram na Grécia Antiga. Conversas sobre política, esportes e eventos sociais eram mantidas por filósofos, escritores, poetas e políticos, enquanto estes eram barbeados, faziam ondas nos cabelos, manicure, pedicure e recebiam massagens. Os cabelos eram principalmente espessos e escuros e eram usados longos e ondulados. É nos afrescos de Creta que o rabo-de-cavalo usado pelas mulheres aparece pela primeira vez. Os preparados cosméticos, óleos, pomadas, graxas e loções eram usados para dar brilho e um perfume agradável aos cabelos. Os cabelos loiros eram raros e admirados pelos gregos e ambos os sexos tentavam descolorir seus cabelos com infusões de flores amarelas. As barbas, verdadeiras e falsas, continuaram populares até o reinado de Alexandre o Grande
http://modagrega.blogspot.com/
Converse com os alunos sobre a arte grega e peça que pesquisem sobre o assunto, especificamente sobre a vestimenta grega, em livros, revistas e sites. Abra um espaço para que possam trocar as informações pesquisadas. Aproveite para compartilhar com eles o texto acima e comente-o na forma que achar mais acessível à faixa etária. Enfatize a visualização das imagens encontradas.
Proponha aos alunos a realização de um desfile grego. Para as roupas é fácil. Peça para levarem de casa toalhas de mesa retangulares brancas ou de cores bem claras e sem estampas. A roupa grega é montada no corpo apenas com broches como mostra o texto. Peça que levem também broches ou alfinetes. Preparem alguns acessórios como cintos, braceletes, colares e brincos. Alguns detalhes, como barrados podem ser feitos em tnt colorido e aplicado com alinhavo.
Organize com os alunos um desfile das roupas gregas e pense também em um cenário grego para o desfile. Auxilie os ensaios e marque um momento para o desfile ser apresentado para outras turmas da escola.
- Matemática | 8.2 Permutação
(PUC-RIO) Seja n a quantidade de anagramas da palavra FILOSOFIA que possuem todas as vogais juntas.
Temos que n vale:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Na natureza, quando um organismo morre, ele é, inicialmente, decomposto por seres que degradam a matéria orgânica. Depois disso, vários processos podem ocorrer, entre eles, os exemplificados no esquema acima, que ilustra uma sequência hipotética de processos pelos quais um resto orgânico passa até a sua fossilização. Há uma área da paleontologia que se ocupa do esclarecimento desses processos, e podendo-se, assim, determinar a data da morte de um organismo.
Considerando o texto, o esquema apresentado e suas implicações, julgue o item.
A mudança de posição de restos mortais realizada, por exemplo, por outros animais, enquadra-se, no esquema apresentado, no processo denominado transporte.
- Geografia - Fundamental | B. Problemas no Espaço Urbano Brasileiro
Texto base: As favelas foram temas de inúmeras músicas e obras literárias, a exemplo do poema a seguir: Urbaniza-se? Remove-se?
São 200, são 300
as favelas cariocas?
O tempo gasto em contá-las
é o tempo de outras surgirem.
800 mil favelados
ou já passa de um milhão?
Enquanto se contam, ama-se
em barraco e a céu aberto,
novos seres se encomendam
ou nascem à revelia. [...] ANDRADE, Carlos Drummond de. Nova reunião: 23 livros de poesia, v. 3.
Rio de Janeiro: BestBolso, 2009. p. 477.
Enunciado:
Quando o poeta mineiro escreveu estes versos, estava em dúvida se as favelas cariocas eram 200 ou 300. Seguramente podemos afirmar que em 2009 seu número atingia 968, abrigando cerca de 20% da população carioca. Esse enorme número de favelas e favelados da cidade do Rio de Janeiro:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão, colunista da Folha, participou de um bate-papo nesta quinta-feira (29.07.2010) sobre o projeto da lei que proíbe palmadas, beliscões e castigos físicos em crianças e adolescentes. Para Rosely Sayão, o projeto que altera a lei que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e veta o uso de castigos físicos e tratamentos cruéis na educação infantil mostra a invasão do Estado na vida privada. “Acho isso muito perigoso. Hoje podemos ser contra a palmada – eu sou – mas amanhã, sabe-se lá o que pode ser transformado em lei?”, disse a colunista durante o bate-papo.
(Folha.com. Acesso em 29.07.2010. Adaptado)
Para Rosely Sayão, proibir palmadas, beliscões e castigos físicos em crianças e adolescentes