Texto base: Leia o texto a seguir.
Os navios do deserto Diretamente do deserto do Saara, na grande rota das caravanas, João Grilo, repórter especial da Folha Florestal, desvenda alguns mistérios da vida dos camelos africanos. REPÓRTER: Senhor Camelo, qual é a diferença que existe entre um dromedário e um camelo? CAMELO: Nós temos duas corcovas e os dromedários, coitados, têm apenas uma. Acho que é um defeito de fabricação. REPÓRTER: Os senhores são famosos no mundo inteiro pela capacidade de ficar dias sem beber água. Por acaso, não sentem sede? CAMELO: Tudo depende da nossa alimentação. Se comermos muitos vegetais frescos, poderemos ficar até seis meses sem beber água, no tempo frio. Com temperaturas de 30 a 40 graus, precisamos nos abastecer de água de dez em dez dias, mais ou menos. REPÓRTER: É verdade que os senhores tem um reservatório de água nas corcovas? CAMELO (rindo): Isso são histórias. Modéstia à parte, nosso organismo é muito bem-feito e nós podemos perder muita água e muita peso sem morrer de desidratação como os homens. REPÓRTER: Os senhores já foram chamados de navios do deserto. Por quê? CAMELO: Porque navegamos muito bem no deserto. Nossas patas foram feitas para isso. São divididas ao meio, o que facilita andar na areia. Além dessa capacidade que temos de suportar altas temperaturas. Mas é claro que adoramos um oásis, com sombra e água fresca. REPÓRTER: E suas medidas? CAMELO: Bem... eu meço 2 metros de altura e 3 metros de comprimento. Estou muito magro: peso apenas 400 quilos. REPÓRTER: Os camelos preferem viver em grupo ou sozinhos? CAMELO: Nós vivemos em grupo. Mas eu já fui domesticado pelo bicho homem. Vivo trabalhando feito um escravo. REPÓRTER: Dizem que os camelos tem o temperamento muito forte e cospem quando ficam irritados. É verdade? O camelo arreganhou os dentes, deu uma bela cusparada e foi embora dali sem dizer adeus. ROBATTO, Sonia. Uma história em cada dia – Agosto. São Paulo: Globo, 1993.
O texto anterior traz informações sobre os camelos africanos. Com base nele, escreva um texto informativo, fazendo uma síntese dessas informações. Faça isso em uma ficha de tamanho 17cmX17cm.
Seu texto será exposto na sua sala de aula e, por isso, cuide também da estética. Se possível, faça uma ilustração.
Depois do texto pronto, verifique se as palavras foram escritas corretamente; se a pontuação foi feita e se as informações estão claras.