Explicaê

01

 Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)


Enunciado:

1. Primeiro passo

1.1. Professor, solicite aos alunos que observem as imagens a seguir.

1.2. Peça aos alunos que, troquem ideias com seus colegas e escrevam, nos espaços abaixo das imagens, as atitudes dos consumidores no supermercado.

 

  img_Q107597_QC438095_0_original.png?1531

 

  img_Q107597_QC438095_1_original.png?1531

 

  img_Q107597_QC438095_2_original.png?1531

 

 

 

 

 

 

 

 

Disponível em: <https://www.akatu.org.br/wp-content/uploads/image/07_09_05_mulheres_consumo_consciente.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.  

Disponível em: <https://multimidia.boavontade.com/sites/default/files/styles/medio/public/familia_mercado_alimentacao_consumismo_obediencia_orientacao_0.jpg?itok=Lr4xMuJ4>. Acesso em: 26 abr. 2018.  

Disponível em: <https://br.kantar.com/media/1508360/couple-shopping-choose-product-buy-and-why-casal-compras-supermercado-entender-o-que-e-por-que-compram_TopicTwoCol.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018.   

  2. Segundo passo  

2.1. Professor, pergunte aos alunos:  

a) O que vocês acharam das atitudes dos consumidores? Por quê?  

b) Eles têm atitudes de consumidores são conscientes? Por quê?  

     3. Terceiro passo  

3.1. Professor, reflita com a turma sobre as ideias presentes na tirinha da Mafalda.  

3.2. Peça a eles que leiam o primeiro quadrinho da tirinha.  

      Depois, pergunte:  

a) Quem disse: “use”, “compre”, “beba”, “coma”, “prove”? Para quem?  

b) Por que Mafalda fez a pergunta?  

c) Qual a resposta que vocês dariam para a pergunta feita por Mafalda?  

3.3. Solicite aos alunos que completem a última parte da tirinha, escrevendo e desenhando a resposta da Mafalda. Socializem com os colegas o resultado do trabalho.  

   

img_Q107597_QC438095_3_original.png?1531 


Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-Jv4R4-yr0bM/TuJHtrBGIiI/AAAAAAAAAOM/tXMtbo-MClc/s1600/Tirinhas+-+Mafalda+Televis%25C3%25A3o+4.jpg>. Acesso em: 26 abr. 2018. [Fragmento]