Além das belas paisagens e do clima diferenciado, a região Sul possui uma cultura muito rica. Vamos conhecer um pouco dessa cultura lendo um trecho da música a seguir.
Leia os trechos a seguir e numere-os de acordo com a correspondência entre o nome e a descrição do termo em destaque na música.
(1) Chimarrão (2) Boitatá (3) Negrinho do pastoreio. (4) Minuano
( ) Conhecido como "fogo que corre", é uma grande cobra de fogo no folclore brasileiro. Na região Sul uma lenda diz que depois do dilúvio, muitos animais morreram e as cobras ficaram felizes, pela abundância de alimentos. Como castigo, a barriga delas começou a pegar fogo, iluminando todo o corpo.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com. Acesso em: 06 abr. 2012. (adaptado)
( ) É um chá típico da região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul, feito com erva mate, servido em uma cuia e bebido através de uma espécie de canudo chamado bomba.
( ) O nome de uma corrente de ar típica dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. É um vento frio de origem polar, chamado de cortante. Ocorre após a passagem das frentes frias de outono e inverno, geralmente depois das chuvas.
Seu nome deriva de um grupo indígena que habitava os campos do Rio Grande do Sul.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org. Acesso em: 06 abr. 2012. (adaptado)
( ) A lenda diz que um menino negro escravo cuidava do pasto e dos cavalos de um rico fazendeiro. Um dia o menino voltou sem um dos cavalos e foi castigado e colocado dentro de um formigueiro. No dia seguinte o garoto estava livre, sem ferimentos e montado no cavalo que havia sumido.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com. Acesso em: 06 abr. 2012. (adaptado)