Materiais necessários
- Leitura de trecho falando sobre a história do Olodum. Um dos sites que conta a história do Olodum: http://www.ibahia.com/detalhe/noticia/olodum-35-anos-de-historia-e-cultura/?cHash=cc946f6fc2213f2cb8377fa80a45e864. Acesso em 30 mar. 2015.
- Apresentação de um vídeo do Olodum com exemplo do samba-reggae. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9wWyVydl8jg. Acesso em 30 mar 2015.
Se quiser pode visitar também o site www.olodum.uol.com.br
- Cartazes com as partituras dos sons que as crianças farão com as mãos sobre o corpo. (Preparados com antecedência pelo professor).
Procedimentos
1º. Depois do trabalho com os vídeos e história do Olodum, separar a turma em três grandes grupos.
Cada grupo fará um tipo de som:
- Grupo 1 – MÂOS NO PEITO – Bater a mão aberta no centro do peito, primeiro uma, depois a outra.
- Grupo 2 – MÃOS NAS PERNAS – Bater as mãos relaxadas nas pernas alternadamente, mais precisamente na região das coxas.
- Grupo 3 – PALMA ESTRELA – Deixar os dedos muito esticados e bem separados, bater as mãos em toda a sua superfície buscando todos os pontos de contato.
2º. Ensaiados nesta primeira parte, agora vão seguir as partituras abaixo.
3º. Ajudar as crianças a ensaiar, marcando um compasso de quatro tempos. Você pode orientá-las a marcar um compasso dando quatro passos (perna direita para frente, perna esquerda para frente, perna direita para trás, perna esquerda para trás). Quanto mais eles ensaiarem, mais rápida deve ser a contagem do compasso.
4º. Quando estiverem bem ensaiados, pedir que venham com camisetas das cores do Olodum e fazer uma apresentação para a escola.