Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_YAa02oqfpDM/Rg_YtlWf7NI/AAAAAAAAACQ/5RcPSRayCWg/s1600-h/aurelio.jpg>. Acesso em: 12 out. 2013.
O texto lido é um anúncio do Dicionário Aurélio, visando vendê-lo. Para tanto, utiliza a linguagem escrita e visual. Escreva um parágrafo seguindo o roteiro: o produto anunciado, finalidade do anúncio, linguagem escrita e visual. Para isso, releia o anúncio do Dicionário Aurélio.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.9 Adjunto Adverbial
Geralmente em Jornalismo (às vezes parte de outros gêneros e suportes, como internet, informativo de instituições, entre outros) um Artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso, para enfatizar que se trata de material não-jornalístico. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas.
Leia o Artigo a seguir e responda a questão.
O que é uma Cidadania?
Por Carlos Aurino
É um assunto muito comentado no meio escolar e na sociedade. São várias as definições. Mas CIDADÃO é uma pessoa que tem ‘Direitos’ e ‘Deveres’, exercendo-os na sociedade em que vive. Já a CIDADANIA é o exercício da conquista desses ‘direitos’ e do cumprimento dos ‘deveres’. É um campo social e político em permanente construção, onde as pessoas participam como integrantes de uma coletividade.
Agora que estudamos alguns conceitos de Cidadão e Cidadania, vamos fazer algumas reflexões sobre o que representa o cidadão, no contexto do mundo em que vivemos. Somos integrantes de um mundo constituído pela nossa família, cidade e pátria, onde vivemos e convivemos uns com os outros. NÃO NASCEMOS PERFEITOS, POIS PRECISAMOS SEMPRE CRESCER E MELHORAR COMO PESSOA E PROFISSIONAL. E assim como nós, os outros precisam crescer também como pessoa e profissional.
Vejamos agora o seguinte caso de total falta de conhecimento da cidadania. Total ausência do senso de participação e de desobediência dos princípios de convivência humana. Refiro-me às torcidas organizadas de times de futebol, atualmente. Digo atualmente porque, na minha adolescência, fiz parte de torcida e frequentava os estádios. E nunca foi necessário “busca de arma” para se ter acesso a um local público. Voltando ao assunto, estas “torcidas organizadas” estão contribuindo para um desajustamento total e principalmente perdendo o controle emocional. Desviando suas emoções para um lado destrutivo.
Contribuindo para a ausência de torcedores aos estádios, para assistirem de perto seus times favoritos e seus ídolos jogarem. Torna-se necessário dizer que não são todos, mas pelo que a televisão tem nos mostrado ultimamente é uma calamidade.
O verdadeiro cidadão procura é zelar pelo bem público, respeitar as pessoas e o local onde frequenta. O lazer é um direito de todos, cada qual de uma forma que achar melhor, no entanto, na maneira de evitar a violência, a discórdia e o conflito.
Retornando ao tópico, podemos dizer ainda que para cada direito corresponde um dever e vice-versa, conforme exemplos a seguir:
- Em nosso país, a pessoa tem o dever e o direito de votar.
- O dever e o direito de prestar o serviço militar;
- O dever de respeitar e o direito de ser respeitado;
- O direito de viver e o dever de respeitar a vida;
- O dever de trabalhar e o direito de exercer qualquer atividade.
Fonte: http://www.artigonal.com/adolescentes-artigos/o-que-e-cidadania-387624.html – 15/6/2011 – adaptado.
NÃO NASCEMOS PERFEITOS, POIS PRECISAMOS SEMPRE CRESCER E MELHORAR COMO PESSOA E PROFISSIONAL (...).
Ao reler o fragmento do artigo anterior, identificamos que a circunstância do ADJUNTO ADVERBIAL destacado sinaliza é a de
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
13. EL MIEDO DE HABLAR DE AMOR EN LA ADOLESCENCIA
No pocos adolescentes se estresan sobremanera cuando les toca establecer nuevas amistades y, sobre todo, cuando no se atreven a enamorar a la chica o chico que le ilusiona.
Antiguamente ellas esperaban pacientemente que fueran los varones quienes hicieran el primer gesto y les tocaba a ellos asumir en solitario el combate a los temores propios de la edad. Hoy el progreso femenino y la llamada “igualdad de géneros” ampara a las féminas para una mayor libertad de acción a la hora de seducir, pero esta habilidad suele llegar con el tiempo y mientras tanto, ¿qué hacer?
Palpitaciones, sudoraciones y tartamudeos
Es común que durante la adolescencia ambos bandos, chicas y chicos, padezcan palpitaciones, sudoraciones y hasta tartamudeos ocasionales frente a la pareja que les hace alucinar. Y es que el despertar del amor en esta etapa suele coincidir con uno de los momentos definitorios de nuestro crecimiento psicológico, ese en el que solemos padecer baja autoestima e inexperiencia, dueto que nos hace vulnerables y nos coloca en el limbo del “cómo hacer”.
Aquí “echamos mano” a las herramientas aprendidas en la infancia y heredados de nuestros amigos y familiares más cercanos, son ellas esenciales para romper la inercia y convencernos de que no hay barrera que resista el entusiasmo en pos de un sueño. Basta definir la meta y enfocar las fuerzas para que las puertas terminen cediendo.
¡Te quiero!
Pero no todo es cuestión de fuerza. ¿Cómo decirle al destinatario de tus primeros suspiros de amor cuánto anhelas tenerlo a tu lado? ¿Cómo decirle que una fiesta no tiene sentido sin su compañía? ¿Cómo compartir una canción, un paseo…una ilusión…?
En momentos así suele funcionar el antiguo método epistolar: valen las cartitas de amor al estilo tradicional con letra apretada y nerviosa que un amigo desliza anónimamente bajo la puerta, o los modernos chat, email o mensajes al móvil. En todos los casos el efecto es el mismo, decir lo que pensamos sin dar la cara. La razón de tanta timidez no es el temor físico a una persona, sino a una respuesta negativa que lacere en el terreno emocional y espiritual.
Pero el camino para ganarnos la atención del otro pasa por enfrentar esos temores y por fortalecer el contacto, única vía para compartir inquietudes y sueños, y demostrar cariño y respeto.
Una forma de lidiar con esa timidez de la adolescencia es acercarnos al otro como un amigo más, creando un ambiente que permita compartir espacios, intereses y tiempo. Reserva tus emociones y declara tu amor en un segundo momento, cuando estés seguro de que la persona que has elegido vale la pena y también tengas claro qué tipo de relación te interesa mantener con ella. No te dejes llevar por una cara o un cuerpo bonitos, esos amores no siempre resultan como esperamos.
A pesar de ese pertinente preámbulo, no declines en tus intenciones ni digas adiós a tus anhelos de tener cerca a quien te ha llenado el alma de ilusiones. Tampoco demores demasiado en lanzar la flecha, recuerda que tu ave podría tener otros cazadores al acecho y en todo caso, tampoco esperará toda la vida posada en la misma rama.
¡Te amo!
No hables más de la cuenta, no presumas de conquistas ni aventuras románticas, suele suceder que no todos los que te escuchan son amigos verdaderos y en ese caso, en lugar de admiración, podrías despertar envidias, celos y resentimientos que lograrían dinamitar tus relaciones de pareja de manera inesperada.
Si fracasas, no importa, de los errores se aprende, y solo quien se equivoca conoce el valor de elegir correctamente.
Se dice que en materia de amores, el tiempo todo lo cura, pero siempre habrá recuerdos que defender del olvido, a fin de cuentas, como dijo la poetisa cubana Dulce María Loynaz, Premio Cervantes de Literatura, “…el mañana es tan solo el hoy muerto…”.
http://guiajuvenil.com/cambios-emocionales/el-miedo-de-hablar-de-amor-en-la-adolescencia.html
La forma más segura de iniciar una relación amorosa, de acuerdo con el texto es
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(UFSM) A presença de luz é captada pelas células da retina e estimula os neurônios que fazem conexão com o córtex cerebral e o hipotálamo. Mesmo intensidades moderadas de luz são capazes de causar mudanças nas respostas do organismo humano. A secreção da melatonina, por exemplo, ocorre exclusivamente em ausência de luz. Esse hormônio se distribui por vários tecidos corporais, apresenta alta solubilidade em lipídios e está relacionado com o controle do ritmo circadiano, interferindo nos comportamentos de vigília e sono. Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.
( ) Na retina, há dois tipos principais de células capazes de captar luz, um grupo é extremamente sensível aos estímulos luminosos, mas não permite que as cores sejam identificadas.
( ) Antes de chegar à retina, os estímulos luminosos passam pela lente que permite a produção de uma imagem com foco e nitidez.
( ) O formato do globo ocular é mantido graças a uma camada de tecido muito resistente, e a córnea é a parte transparente desse revestimento.
A sequência correta é
- Ciências - Fundamental | 03. Vida e evolução: os ecossistemas
Nas férias de verão Marina, uma aluna do 3º ano, foi passear com a sua família em Fernando de Noronha. Para mostrar aos colegas a beleza do lugar, ela mandou para eles o cartão postal a seguir.
Fonte:Disponível em: <http://www.ferrovie.com.br/blog/page/8/>. Acesso em: 20 out. 2012.
Escreva, no quadro, a seguir, os componentes bióticos e abióticos presentes no ambiente utilizado no cartão-postal que Marina enviou a seus colegas.
COMPONENTES ABIÓTICOS
COMPONENTES BIÓTICOS
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(FUVEST) A imagem refere-se a uma série produzida por uma TV pública dinamarquesa entre 2010 e 2013 e disponível desde 2020 em uma plataforma de streaming no Brasil. O nome da série faz referência à edificação onde funcionam o Parlamento, o gabinete do primeiro-ministro e a Suprema Corte da Dinamarca. A trama é uma ficção que se desenvolve abordando o dia a dia da administração política do governo dinamarquês, após uma mulher assumir pela primeira vez o posto de primeira-ministra.
Com relação a tais circunstâncias, assinale a alternativa correta: