Leia o texto sobre os inimigos ocultos que podem estar nas nossas mãos, aparentemente limpas.
Disponível em: http://biscoitel.com/tag/higiene/
Acesso em: 09 mar. 2013
Cite os cuidados que as pessoas precisam ter para evitar o tipo de contaminação destacada no texto.
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- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UNIT) Os desertos ocorrem nas regiões quentes ou frias onde a precipitação anual é muito baixa. A primeira resposta à escassez de água é a ausência de vegetação. Por essa razão, os desertos possuem maior extensão de solo nu do que de solos cobertos por pequeno porte, folhagem reduzida e metabolismo regulado para acumular água e transpirar pouco. A fauna tem hábitos subterrâneos e noturnos. Há grande quantidade de insetos, lagartos, serpentes, aves, roedores e mamíferos adaptados a essas condições. A aridez no deserto, em geral, é acompanhada por amplitudes térmicas diurnas e noturnas muito acentuadas. Nas regiões áridas, existe uma fauna e uma flora específica que criam uma imbricada teia alimentar, que se configura como delicada e fundamental à sobrevivência de várias espécies.
(CONTI; FURLAN, 2010, p. 67).
A alternativa correta relacionada à condição de biodiversidade é a:
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
“Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele,acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. É de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: – Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: – Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2005 1ª FASE) No trecho “pisou-lhe o pé”, o pronome lhe assume valor possessivo, tal como ocorre em uma das seguintes frases, também extraídas de Memórias póstumas de Brás Cubas:
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
(ENEM 2014 1º APLICAÇÃO)
Os vidros para veículos produzidos por certo fabricante têm transparências entre 70% e 90%, dependendo do lote fabricado. Isso significa que, quando um feixe luminoso incide no vidro, uma parte entre 70% e 90% da luz consegue atravessá-lo. Os veículos equipados com vidros desse fabricante terão instaladas, nos vidros das portas, películas protetoras cuja transparência, dependendo do lote fabricado, estará entre 50% e 70%. Considere que uma porcentagem P da intensidade da luz, proveniente de uma fonte externa, atravessa o vidro e a película.
De acordo com as informações, o intervalo das porcentagens que representam a variação total possível de P é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 21.2. S Com Som de Z
Leia o poema a seguir.
Sons do X
Eu acho tão engraçado
O “X” mudar de valor.
Parece até camaleão
Que sempre troca de cor
Na maioria das vezes
O “X” soa como che:
Xerxes, xícara, xarope,
Xadrez e caxinguelê.
Em exame, exemplo, exato,
Ele tem som de Zê
Esta letra é mais teimosa
Do que Saci Pererê.
Em muitos casos o “X”
Tem valor de cs:
Sexo, fixo, anexo.
Desta maneira se lê.
É a letrinha mais indócil
Entre todas do a- bê- cê
Em máximo, trouxe, auxílio
Sua pronúncia é sê
Falta ainda a sibilante.
Que eu digo meio assobiando.
Reparem nestes exemplos:
Expulso, extrato, explicado.
O “X” eu vou defender:
Quem conhece os seus “valores”
Demonstra que sabe ler!
(NIEBLE, Walter de Freitas )
Disponível em: <http://ospoemasmaisantigoemaislegaiz.blogspot.com.br/2013/05/os-sons-do-x.html>. Acesso em: 22 dez. 2014.
O texto mostra os vários sons que a letra “X” tem. Para cada som de “X”, descrito no poema, indique três exemplos de palavras diferentes dos apontados no texto.