Disponível em: http://demopart.com.br. Acesso em: 05 jan. 2012.
Explique o que pode acontecer com a água dos mares, em decorrência do aquecimento global.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 06. Geometria
Leia as informações e analise as figuras a seguir de um carrinho de supermercado . Nos dias atuais, a computação gráfica é um recurso bastante utilizado para se observar um objeto em diversas posições. Analise as quatro figuras obtidas na tela de um computador através da rotação de uma fotografia de um carrinho de supermercado.
A análise das figuras nos permite afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
Leia a história em quadrinhos da Turma da Mônica. Em seguida, responda à questão.
Disponível em http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em 01 jun. 2011
Observe a expressão no rosto de Cebolinha do 1º ao 6º quadrinhos. Ao longo da fuga, o menino teve diferentes sentimentos. Complete o quadro com informações que podem ser retiradas desses quadrinhos.
- História - Fundamental | 10.1. Povos pré-colombianos
Leia as informações sobre as descobertas dos incas, maias e astecas e preencha o quadro a seguir:
Aspectos científicos e tecnológicos das primeiras civilizações da América Incas Ciência e tecnologia - Possuíam conhecimentos astronômicos avançados e eram capazes de aplicar conceitos de matemática e geometria nas suas construções. Apesar disso, a tecnologia de construção dos incas era relativamente simples, fazendo uso em especial de artefatos de pedra. Maias Ciência e tecnologia - Faziam avançados cálculos matemáticos e observações astronômicas. Tinham um calendário de 260 dias (determinado por complexos movimentos de astros) e já entendiam o conceito do número zero — que só posteriormente seria bem compreendido pelos europeus. Astecas Ciência e tecnologia - Tinham um calendário com cálculo preciso do ano solar (com 365 dias) e usavam um diferente sistema de contagem tendo como base o número 20. Médicos astecas podiam consolidar ossos quebrados e fazer obturações em dentes.
Disponível em http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quem-foram-os-incas-os-maias-e-os-astecas acesso 11 de fevereiro de 2013
Os incas, maias e astecas fizeram descobertas significativas que nos auxiliaram em nossa forma de viver. Escreva como a ciência e a tecnologia se apresentam nos dias atuais em relação aos seguintes aspectos:
- Geografia | 6.1 Agricultura
É verdade que mudaram radicalmente as relações cidade-campo. Mas não foram mudanças que reduziram o contraste entre ambos, por mais que a estrutura ocupacional da economia rural tenha se tornado semelhante à da economia urbana. Nos Estados Unidos, os serviços garantem mais da metade dos empregos rurais e a indústria quase um quinto. Mas o valor do espaço rural está cada vez mais ligado a tudo o que se opõe à cidade. Na verdade, o desenvolvimento leva à revalorização do ambiente natural, e não à “urbanização do campo” visualizada por Marx em manuscritos de 1857-8.
JOSÉ ELI DA VEIGA Adaptado de Cidades imaginárias – O Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2002.
A partir das informações do texto, podemos concluir que a distinção entre cidade e campo vincula-se ao estabelecimento da diferença entre espaço e atividades econômicas.
Essa distinção está adequadamente expressa em:
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(Uniderp) Na espécie humana, observa-se uma caraterística que é expressa por ação de dois pares de genes, com segregação independente (Ss e Tt). Os indivíduos com a característica dominante possuem, pelo menos, um alelo S e um T, os demais são recessivos, anômalos.
Considerando-se essa informação, é correto afirmar que a probabilidade de nascer um indivíduo anômalo do cruzamento de um casal SsTt x SStt é