Em março de 2010, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) reajustou os valores de bolsas de estudo concedidas a alunos de iniciação científica, que passaram a receber R$ 360,00 mensais, um aumento de 20% com relação ao que era pago até então. O órgão concedia 29 mil bolsas de iniciação científica até 2009, e esse número aumentou em 48% em 2010.
O Globo. 11 mar. 2010.
Caso o CNPq decidisse não aumentar o valor dos pagamentos dos bolsistas, utilizando o montante destinado a tal aumento para incrementar ainda mais o número de bolsas de iniciação científica no país, quantas bolsas a mais que em 2009, aproximadamente, poderiam ser oferecidas em 2010?
Questões relacionadas
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UNIT)
A imagem ilustra um corte transversal de uma semente de feijão. A respeito das estruturas presentes nessa semente, é possível afirmar que:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Uma indústria utiliza um índice de desempenho para as suas máquinas que é diretamente proporcional à quantidade total de peças produzidas e inversamente proporcional ao quadrado da quantidade de peças defeituosas produzidas. Em um semestre, cinco máquinas produziam a mesma quantidade T de peças, sendo D delas defeituosas. No semestre seguinte, houve uma alteração na quantidade total de peças produzidas por cada máquina e também na quantidade de peças defeituosas, de acordo com o quadro.
A máquina que manteve o mesmo índice de desempenho do semestre anterior foi a:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Como era formada a sociedade brasileira nesse período da história do Brasil?
- Matemática | 15.1 Ponto
O mapa a seguir mostra os pontos nos quais uma rede de lanchonetes deseja implantar futuras lojas, sendo os locais destacados as lojas principais dessa rede. No mapa, está destacado também um sistema cartesiano de origem no ponto O.
Um dos estabelecimentos tem abscissa 3 um (unidade de medida), enquanto outro tem abscissa -4 um. Supondo que seja possível estender um cabo telefônico subterrâneo ligando as duas lojas e que elas distem 5 um da origem O do sistema de eixos, então, considerando √2 = 1,41, a medida do cabo deve ser
- Ciências - Fundamental | 04.5. Animais em extinção
Texto base: Leia os textos a seguir e resolva a questão.
Texto 1 Cachorro-vinagre é registrado vivo em MG Espécie foi descrita há quase dois séculos. Filmagem aconteceu no Parque Estadual Veredas do Peruaçu. Por Aldem Bourscheit - WWF-Brasil Muito arredio e com hábitos praticamente desconhecidos pela Ciência, o cachorro-vinagre (Speothos venaticus) é apontado por pesquisadores como um “fantasma”. A espécie foi descrita em 1842 pelo dinamarquês Peter Lund, considerado o pai da paleontologia brasileira. Desde então, os últimos relatos oficiais em Minas Gerais foram rastros e dois animais mortos. Em outubro de 2012, um exemplar vivo foi filmado no Parque Estadual Veredas do Peruaçu, no norte do estado. A façanha foi possível com “armadilhas fotográficas” instaladas por meio de uma parceria entre o WWF-Brasil e o Instituto Biotrópicos. “Há sete anos tentávamos registrar a espécie. Nem acreditei quando vi a filmagem”, comemora o biólogo Guilherme Ferreira, do Biotrópicos. O cachorro-vinagre tem pelagem marrom escura, corpo alongado de até 70 cm, tem pernas e orelhas curtas e pesa cerca de 5 quilos. Pode ser encontrado no Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia e é um dos menores e mais sociais canídeos da América do Sul, pois forma bandos permanentes com até uma dezena de animais. “Isso permite ao grupo caçar presas de grande porte. Esse comportamento não é visto em outras espécies, como o lobo-guará, o graxaim ou a raposa-do-campo”, disse Frederico Lemos, professor na Universidade Federal de Goiás. A espécie está em situação vulnerável no país e criticamente ameaçada em Minas Gerais. Desmatamento, conflitos com populações, ataques e transmissão de doenças por animais de estimação são seus principais inimigos. Daí a importância da conexão entre áreas protegidas, do respeito à legislação em propriedades rurais e dos cuidados com a saúde de animais domésticos em todo o Vale do Rio Peruaçu, onde o registrou ocorreu. Disponível em: http://www.ecoagencia.com.br .Acesso em: 28 out. 2012. Fragmento.
Texto 2
Uma pesquisa inédita com o arredio cachorro-vinagre revelou que o animal vive em bandos formados por parentes. Os grupos chegam a 10 animais. “Os grupos são formados por um casal monogâmico, por filhotes e juvenis de crias anteriores”, conta o biólogo Edson Lima, um dos pesquisadores. Os grupos de cachorro-vinagre passam a maior parte do tempo abrigados em tocas subterrâneas. Para se alimentar, eles saem das tocas logo cedo em busca de sua presa mais comum: o tatu-galinha. A presa é localizada por meio do faro aguçado dos cachorros-vinagre, que seguem a trilha deixada pelo tatu durante a madrugada no retorno à sua toca. O bicho, também chamado de cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus), é misterioso para a ciência. Um dos motivos é a dificuldade de capturá-lo para estudos. Ele vive na região dos cerrados, em Mato Grosso, que sofre com acelerado desmatamento. É importante entender seu comportamento para descobrir estratégias para sua preservação. Disponível em: http://colunas.revistaepoca.globo.com. Acesso em: 28 out. 2012. Fragmento.
Enunciado:
O cachorro-vinagre está em situação vulnerável no país e criticamente ameaçado em Minas Gerais.
Escreva os fatores que contribuem para a situação atual do cachorro-vinagre.