Observe as imagens e identifique a que regiões brasileiras elas pertencem.
Figura 1: http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/BXK38797_blumenau-sc-octuberfest-183800.jpg
Figura 2: http://4.bp.blogspot.com/_vqnbZp2i0bI/RdDBj2IWtqI/AAAAAAAAAE8/uYmDFHmSjzk/s400/frevo.gif
Figura 3: http://www.agenciaar.com.br/admin/uploads/destaques/ex_destaque_60_pantanal4.jpg
Figura 4: http://www.jornalserranonline.com.br/imagens/floresta-amazonica-gd.jpg
Figura 5: http://www.divinews.com/imagens/low/2008/06/25/ind.jpg
Questões relacionadas
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Ufu) Dentre as várias interpretações sobre a brasilidade, destaca-se aquela que atribui a nós, brasileiros, os recursos do jeitinho, da cordialidade e da malandragem.
De acordo com as leituras weberianas aplicadas à realidade brasileira (por autores tais como: Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Roberto DaMatta), a malandragem significa
- História | 6. Idade Contemporânea
Texto I
Talvez a única afirmação suficientemente justa a respeito da função da música no cinema é a de que, de uma maneira ou de outra, a música existe para “tocar” as pessoas. Ela pode emocionar, arrancar lágrimas, causar tensão, desconforto, incomodar, narrar um acontecimento, uma morte, uma perseguição, uma piada, um diálogo, um alívio, uma festa, descrever um movimento, criar um clima, acelerar uma situação, acalmá-la, enfim, de um jeito ou de outro, a boa composição não existe em vão. Ela está lá por algum motivo, e, ainda que não a ouçamos, podemos senti-la. O drama e a música são expressões culturais que obviamente têm valores e efeitos distintos e independentes (...). Parece haver um consenso entre a maioria dos compositores no sentido de que a música deve servir ao filme. Ela deve auxiliar a narrativa, seus personagens, seu ritmo, suas texturas, sua linguagem, seus requisitos dramáticos.
Tony Berchmans. A música do filme: tudo o que você gostaria de saber sobre a música de cinema. São Paulo: Escrituras, 2006, p. 20 (com adaptações).
Texto II
A trilha do filme Guerra nas Estrelas, composta por John Williams, ganhou vários prêmios, inclusive o Oscar de melhor trilha musical original. Acerca dessa trilha sonora, Tony Berchmans comenta:
“Quando aparece pela primeira vez o personagem Luke Skywalker, o tema principal soa em um arranjo leve e específico. Há vários motivos ao longo do filme, inclusive uma marcha militar que faz referência às forças militares do Império. O que Williams adora fazer é rearranjar de diversas maneiras a frase inicial do tema principal, formada pelas famosas sete notas (...).
Por fim, a música é dramaticamente descritiva e vai-se intensificando precisamente de acordo com a complicação da situação dos rebeldes. Até que, enfim, Luke Skywalker consegue atingir o objetivo, e a música dá um alívio à sua tensão.”
Idem, ibidem, p. 86.
Tendo esses textos como referência, julgue o item que se segue.
Guerra nas Estrelas foi a denominação dada pelo governo Reagan ao ambicioso e caro programa militar norte-americano que, paradoxalmente, acabou por fortalecer a potência rival no período pós-Segunda Guerra: a União Soviética.
- Matemática - Fundamental | 3.7 Maior que, Menor que
Na aula de Ciências, Carla e seus amigos estavam conversando sobre os cuidados para a saúde dos dentes. Depois, eles responderam uma pesquisa sobre escovação. Os alunos deveriam responder à pergunta:
De acordo com o gráfico, quantas vezes por dia o maior número de alunos escova os seus dentes?
- Inglês - Fundamental | 02. Simple Present x Present Continuous: Review (Revisão do Presente Simples e do Presente Contínuo)
What sentence is in the PRESENT CONTINUOUS?
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
No período, “Para controlar o ócio, oferecer muitas atividades, de educação, de trabalho e de lazer, é a estratégia”, as duas orações destacadas são subordinadas reduzidas de infinitivo e classificam-se, respectivamente, como