A qual dos povos que ajudaram a formar o Brasil se refere o texto a seguir?
Eles tinham um sistema monetário e bancário desenvolvido. Desenvolveram técnicas de navegação marítima. Produziam tecidos, artigos de ouro e armas de fogo.
Questões relacionadas
- Biologia | 05. Embriologia
(UFJF) Os gêmeos sempre exerceram um fascínio para a maioria das pessoas, principalmente os monozigóticos ou idênticos. Parte desse interesse está relacionada ao fato de que esses indivíduos representam a manifestação natural que mais se aproxima da clonagem na espécie humana. O mecanismo que está associado com a formação dos indivíduos citados é a
- Língua Portuguesa | F. Colocação Pronominal
(IFSP) Como fazíamos sem óculos
Três graus de miopia. Hoje, um diagnóstico como esse é bobagem. Afinal, você pode viver normalmente usando um par de óculos. Mas há alguns séculos, um problema de visão assim era sinônimo de aposentadoria.
O senador romano Marco Túlio Cícero, que viveu no século I a.C., quase teve de abandonar seu cargo quando a idade o impediu de ler sozinho. Como tinha dinheiro, resolveu o problema do jeito que se fazia na época: comprou escravos que pudessem ler para ele. No século IV, o grego Sêneca, autor de tragédias e famoso pensador, resolveu o mesmo problema usando um pote com água sobre os textos para deixar as letras maiores.
Foi aproximadamente pelo ano 1 000 que as lentes apareceram na Europa. As primeiras foram criadas pelos monges católicos, os poucos alfabetizados na época, que usaram cristais de quartzo, topázio ou berilo lapidados em forma de semicírculos e polidos. O resultado era uma lupa primitiva que se colocava em cima do material que se pretendia ler.
Muito tempo se passou até que os homens tivessem a ideia de aproximar a lente dos olhos, ou melhor, do olho, pois os primeiros modelos de óculos eram feitos só para uma vista.
Quando surgiu a versão para dois olhos, tinha o formato de um V invertido e era preciso segurar a armação com as mãos para que permanecesse apoiada sobre o nariz. Nessa época, óculos eram caríssimos, a ponto de aparecerem listados em testamentos e inventários.
Foi só em 1752 que o inglês James Ayscough criou óculos com duas hastes laterais. Mas apesar de terem aberto os olhos de muita gente, muitas tinham vergonha de aparecer em público usando o acessório. Menos na Espanha, onde as pessoas achavam que aquele objeto de vidro as deixava com um ar mais importante e respeitoso.
(SOALHEIRO, Barbara. Como fazíamos sem. São Paulo: Panda Books, 2006. Adaptado)
Leia as frases a seguir.
As lentes, primeiramente, permaneciam sobre o material de leitura mas, com o tempo, os homens ________ dos olhos.
Os óculos devolveram a boa visão a muitas pessoas, embora algumas sentissem vergonha de ________.
A indústria tem investido bastante na criação de óculos diferenciados e, hoje, ________ tanto por necessidade física como por valorização estética.
De acordo com a gramática normativa, as lacunas das frases devem ser preenchidas, correta e respectivamente, por:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir.
Jânio começou a governar de forma desconcertante. Ocupou-se de assuntos desproporcionais à importância do cargo que ocupava, como a proibição do lança-perfume, do biquíni e das brigas de galos. No plano das medidas mais sérias, combinou iniciativas simpáticas à esquerda com medidas simpáticas aos conservadores. De algum modo, desagradava assim a ambos. A política externa provocou a oposição dos conservadores, especialmente da maioria da UDN. Coincidiu com a breve gestão de Jânio Quadros o lançamento, pelo governo norte-americano, da Aliança para o Progresso [...]A delegação cubana, chefiada por Che Guevara, não assinou a Carta de Punta del Este. Ao retornar a Cuba, Guevara fez uma escala em Brasília, onde recebeu das mãos de Jânio uma significativa condecoração - a Ordem do Cruzeiro do Sul. Não havia nesse gesto qualquer intenção de demonstrar apoio ao comunismo. Ele simbolizava para o grande público a política externa independente que Jânio começara a pôr em prática.
FAUSTO, Boris. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp, 2012. p. 241.
a) Explique por que, segundo o autor, o governo de Jânio Quadros desagradou as duas principais tendências políticas no Brasil.
b) Analise a política externa de Jânio quadros, destacando suas principais características e relacionando-as ao contexto da Guerra Fria.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.09 Aposto e Vocativo
Texto base: 3934701
Leia o roteiro de viagem para responder à questão. Rio de Janeiro: um guia completo da Barra da Tijuca a Guaratiba 40 quilômetros de praias deliciosas, museus imperdíveis e muito verde para você se deliciar na Cidade Maravilhosa [...] A. Sítio Roberto Burle Marx Arquiteto e artista plástico, Roberto Burle Marx (1909–1994) foi um dos maiores paisagistas do século 20. Seu bom gosto ainda se faz presente no desenho ondulante do calçadão de Copacabana, no projeto do Aterro do Flamengo e no impressionante jardim deste sítio onde ele viveu, em Barra de Guaratiba, com cerca de 3 500 espécies de plantas [...]. Estrada Roberto Burle Marx, 2019 (Barra de Guaratiba), 2410-1412 B. Casa do Pontal (6 km) Dentro de uma reserva ecológica, o museu guarda a maior e possivelmente a melhor coleção de arte popular do país. São cerca de 8 mil peças, colecionadas durante décadas pelo francês Jacques van der Beuque [...]. Estrada do Pontal, 3 295 (Recreio dos Bandeirantes), 2490-3278, R$ 12 C. Prainha (4,1 km) A chegada às duas mais belas praias do litoral carioca (Prainha e Grumari, mais à frente) já impressiona: serpenteando pela estrada, das curvas, avista-se o mar verde da Prainha, cercado por morros e areia fofa. [...] D. CBF Experience (18 km) Tome uma ducha e siga para a próxima parada. [...] O gol de honra foi marcado pela CBF, que – entre o fiasco em campo e os escândalos de corrupção – inaugurou este museu em 2014. Um consolo para o torcedor, o espaço eterniza nossas glórias com vídeos, uniformes históricos e as cinco taças mundiais [...]. Avenida Luís Carlos Prestes, 130 (Barra da Tijuca), 3572-1963, R$ 22 E. Cidade das Artes (2,5 km) O prédio imponente chama atenção já da avenida [...]. Atual sede da Orquestra Sinfônica Brasileira, o centro cultural (projetado inicialmente para ser apenas a “Cidade da Música”) acolhe espetáculos de outros gêneros [...]. Avenida das Américas, 5300 (Barra da Tijuca), 3325-0102 [...]
Enunciado:
O termo destacado em: “ Arquiteto e artista plástico, Roberto Burle Marx [...] foi um dos maiores paisagistas do século 20“ é aposto porque
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(FUVEST) No morango, os frutos verdadeiros são as estruturas escuras e rígidas que se encontram sobre a parte vermelha e suculenta. Cada uma dessas estruturas resulta, diretamente