(ENEM 2010 2ª APLICAÇÃO) Em uma reserva florestal existem 263 espécies de peixes, 122 espécies de mamíferos, 93 espécies de répteis, 1 132 espécies de borboletas e 656 espécies de aves.
Disponível em: http:www.wwf.org.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).
Se uma espécie animal for capturada ao acaso, qual a probabilidade de ser uma borboleta?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o editorial para responder à questão.
Editorial: O combate sem trégua às notícias falsas
As notícias falsas tornaram-se uma epidemia mundial, um vírus da maior periculosidade, que pode provocar males que vão desde pequenos tremores até distorções graves, como influenciar o resultado de uma eleição. O fenômeno ganhou tal dimensão que até gigantes da internet, como o Google e o Facebook – cuja meta principal sempre foi ampliar o número de usuários, pois não produzem conteúdo – começaram a preocupar-se com o assunto, buscando meios para evitar que suas redes sejam retransmissoras das chamadas “fake news”. A imprensa clássica – depositária do jornalismo profissional e de métodos de apuração e checagem comprovados historicamente – foi a primeira a chamar a atenção para o problema, iniciando uma batalha contra as notícias falsas. O contexto levou os jornais a lançarem uma campanha internacional em defesa da informação segura e comprovada – ou seja, de proteção da verdade. Como alertou a [...] jornalista Luciana Dummar, em matéria publicada na edição de [30/03/2017]: “Os grandes jornais precisam dar as mãos e mostrar onde está a mentira”. As empresas jornalísticas de credibilidade, cujas marcas são uma espécie de selo de qualidade, tornaram-se certificadoras de notícias, e são cada vez mais buscadas pelos leitores, como mostram vários estudos. Ao mesmo tempo, os jornais impressos aparecem nas pesquisas como detentores das maiores taxas de credibilidade, em comparação com outras mídias [...] Editorial: O combate sem trégua às notícias falsas. O povo, 1º abr. 2017. Disponível em: <www.opovo.com.br/jornal/opiniao/
2017/04/editorial-o-combate-sem-tregua-as-noticias-falsas.html>. Acesso em: 18 fev. 2018.
Sobre as notícias falsas, nota-se que esse editorial
- Geografia | 6.1 Agricultura
(UFSJ) De acordo com o IBGE, a previsão da safra de grãos produzidos pelo Brasil entre 2012/2013 apresentará um aumento de 2% em relação à safra anterior. A produção de milho terá um acréscimo de 10,5% em relação a 2011. Enquanto isso, os Estados Unidos sofrem com a seca e apresentará redução de sua safra de milho para 2012/2013.
Produção de grãos nas regiões brasileiras safra 2012/2013.
Regiões
Produção (toneladas)
Centro-Oeste
69,8 milhões
Sul
56,7 milhões
Sudeste
19,1 milhões
Nordeste
13,2 milhões
Norte
4,5 milhões
Fonte: IBGE, 2012
Considerando a produção de grãos brasileira e a demanda do mercado externo, é CORRETO afirmar que
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Propaganda
A imagem da propaganda comprova que “doar um pouquinho não faz diferença nenhuma” quando
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Utilize a letra da música de Leopoldo Rassier abaixo para responder à questão.
Sabe moço (Leopoldo Rassier)
Sabe, moço
Que no meio do alvoroço
Tive um lenço no pescoço
Que foi bandeira pra mim
Que andei em mil peleias
Em lutas brutas e feias
Desde o começo até o fim
Sabe, moço
Depois das revoluções
Vi esbanjarem brasões
Pra caudilhos coronéis
Vi cintilarem anéis
Assinatura em papéis
Honrarias para heróis
É duro, moço
Olhar agora pra história
E ver páginas de glórias
E retratos de imortais
Sabe, moço
Fui guerreiro como tantos
Que andaram nos quatro cantos
Sempre seguindo um clarim
E o que restou?
Ah, sim!
No peito em vez de medalhas
Cicatrizes de batalhas
Foi o que sobrou pra mim
http://letras.mus.br/leopoldo-rassier/174084/> Acesso em: 26/04/2015.
Leopoldo Rassier foi um dos maiores cantores e compositores gaúchos. Ligado à cultura gaúcha e tradicionalista, o pelotense se destacou por ser, além de músico, um artista ligado a movimentos e lutas sociais. Tal preocupação social foi tema de diversas de suas composições, como a citada nessa questão, “Sabe moço”, na qual há uma análise crítica do poder das elites rurais gaúchas e da participação popular nos conflitos e revoluções que marcaram a história do Rio Grande do Sul.
A partir da letra da música, texto acima, e de seus conhecimentos, afirma-se de forma correta que
- Biologia
O personagem Bob Esponja, do desenho animado criado pelo biólogo marinho Stephen Hillenburg, representa um animal do Filo Porifera conhecido popularmente como esponja.
Para tornar esse desenho mais divertido e atraente, Stephen colocou nessa esponja várias características humanas, tais como boca, pernas, braços, olhos e dentes, que não condizem com a realidade desse animal na natureza. Se o Bob Esponja não andasse, falasse, dançasse ou comesse, seria, com certeza, muito sem graça. Sendo assim, muitos conceitos biológicos estão distorcidos nesse desenho animado.
As esponjas verdadeiras são animais porosos, aquáticos, fixos, isolados ou coloniais e possuem diversas formas, cores e tamanhos. A água penetra no corpo dos poríferos através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome desses animais.
Comparando as esponjas verdadeiras com o personagem Bob Esponja, é correto afirmar que: