O gráfico expõe alguns números da gripe A-H1N1. Entre as categorias que estão em processo de imunização, uma já está completamente imunizada, a dor trabalhadores da saúde.
De acordo com o gráfico, entre as demais categorias, a que está mais exposta ao vírus da gripe A-H1N1 é a categoria de:
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UEFS) [...] Sempre houve um campo alegando que os organismos vivos não eram, na verdade, nada diferentes da matéria inanimada; algumas vezes essas pessoas foram chamadas de mecanicistas, mais tarde de fisicalistas. E sempre houve um campo oposto — os chamados vitalistas — reivindicando, por sua vez, que os organismos vivos possuíam propriedades que não poderiam ser encontradas na matéria inerte e que, portanto, conceitos e teorias biológicas não poderiam ser reduzidos às leis da física e da química. Em alguns períodos e centros intelectuais, os fisicalistas pareciam vencer o debate, e em outras épocas e locais os vitalistas pareciam prevalecer. Neste século (XX), ficou claro que ambos os lados estavam parcialmente certos e parcialmente errados. (MAYR, 2008, p. 21)
Considerando-se o texto acima e os modelos utilizados pela ciência na caracterização da vida, é possível afirmar:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- A utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no
cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam?
- A proposta para esta aula será mostrar para os alunos a linguagem fotográfica , os ângulos
na fotografia e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, o telefone celular.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/planos-de-%20%20%20aula/fundamental/artes-fotografia.htm?cmpid=copiaecola
- O professor vai passar um texto para os alunos, para ser utilizado como ponto de partida para
esta aula/atividade.
Textos:
"Fotografia - 1"
Disponível: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/fotografia-1-como-a-tecnica-foi-inventada.htm
"Fotografia - 2"
Disponível: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/fotografia-2-tecnologia-e-arte.htm
- O professor vai ler o texto junto com turma. Tirar as dúvidas que irão surgir durante a leitura.
- O professor deve levar para a sala de aula várias imagens fotográficas, de diferentes fontes, e
apresentá-las aos alunos, de maneira que eles percebam suas diferenças.
Disponível: Google imagens – Fotografias variadas
- O professor pode pedir aos alunos para trazerem suas fotografias pessoais para a sala de aula
para serem apreciadas.
- Em duplas ou trios, partindo de um tema proposto pelo professor, os alunos deverão fazer
fotografias com câmeras ou celulares, dando destaque nos ângulos dos objetos que vão ser
fotografados.
-O professor deverá explicar para a turma que o ângulo é basicamente a altura, a posição da
câmera em relação ao objeto a ser fotografado. Ele interfere na interpretação das imagens.
-Sugestões de possíveis temas para o trabalho:
. A escola vista por um ângulo que você nunca viu.
. O bairro: o que ele tem de mais antigo? E de mais moderno?
. A cidade que a gente mora.
- Se possível, estimular a utilização de máquinas diferentes (digital e mecânica) e fazer fotos
coloridas e em preto e branco.
- Os componentes do grupo selecionarão as fotos que considerarem mais expressivas e que
tiverem melhor ângulo, para serem reveladas.
- Revelar as fotografias.
OBS: Cada grupo deve selecionar e revelar 05 fotografias no tamanho de 10x15 cm.
- Os grupos vão apresentar suas fotos para a turma e junto com a classe, discutirem sobre o
processo de registro fotográfico, a escolha dos ângulos fotografados e sobre os motivos que
determinaram as escolhas do grupo.
- Organizar uma exposição das fotos.
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/artes-fotografia.htm
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UNESP) A invasão
A divisão ciência/humanismo se reflete na maneira como as pessoas, hoje, encaram o computador. Resiste-se ao computador, e a toda a cultura cibernética, como uma forma de ser fiel ao livro e à palavra impressa. Mas o computador não eliminará o papel. Ao contrário do que se pensava há alguns anos, o computador não salvará as florestas. Aumentou o uso do papel em todo o mundo, e não apenas porque a cada novidade eletrônica lançada no mercado corresponde um manual de instrução, sem falar numa embalagem de papelão e num embrulho para presente. O computador estimula as pessoas a escreverem e imprimirem o que escrevem. Como hoje qualquer um pode ser seu próprio editor, paginador e ilustrador sem largar o mouse, a tentação de passar sua obra para o papel é quase irresistível.
Desconfio que o que salvará o livro será o supérfluo, o que não tem nada a ver com conteúdo ou conveniência. Até que lancem computadores com cheiro sintetizado, nada substituirá o cheiro de papel e tinta nas suas duas categorias inimitáveis, livro novo e livro velho. E nenhuma coleção de gravações ornamentará uma sala com o calor e a dignidade de uma estante de livros. A tudo que falta ao admirável mundo da informática, da cibernética, do virtual e do instantâneo acrescente-se isso: falta lombada. No fim, o livro deverá sua sobrevida à decoração de interiores.
(O Estado de S. Paulo, 31.05.2015.)
Em “falta lombada” (2º parágrafo), o cronista se utiliza, estilisticamente, de uma figura de linguagem que:
- Geografia | A. Globalização
[1] A crise da Europa é hoje o maior risco para a
economia mundial, disse o secretário do Tesouro dos Estados
Unidos da América, referindo-se à tensão entre os bancos e os
[4] governos endividados. Disse, ainda, que a China e outros
países emergentes com superávit nas contas têm espaço
bastante para estimular o consumo interno, aumentar as
[7] importações e compensar a fraca demanda nas economias
desenvolvidas. Para isso, os governos desses
países deveriam deixar suas moedas valorizar-se. Em outras
[10] palavras, o câmbio subvalorizado da China resulta em
valorização real das moedas de outros países emergentes, torna
seus produtos mais caros e diminui seu poder de competição
[13] no comércio internacional.
Rolf Kuntz. O Estado de S.Paulo, 25/9/2011.
Com referência às ideias do texto acima, aos temas a ele associados e às estruturas nele empregadas, julgue o item.
No texto, a expressão a “países emergentes” (l.5) refere-se a nações cujo desempenho econômico é caracterizado por ausência de competitividade no mercado internacional e baixa capacidade de produção.
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
Dominar a luz implica tanto um avanço tecnológico quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos da natureza, com a passagem das estações e as alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção temporal começa a se pautar pela marcação do relógio. Se a luz invade a noite, perde sentido a separação tradicional entre trabalho e descanso – todas as partes do dia podem ser aproveitadas produtivamente.
SILVA FILHO. A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará: Secult-CE. 2001 (adaptado).
Em relação ao mundo do trabalho, a transformação apontada no texto teve como consequência a